Fechamento e ciclo de vendas: como usar a tecnologia para otimizar o processo?

Fechamento e ciclo de vendas: como usar a tecnologia para otimizar o processo?
Por Equipe Exact  |   09 de Abril de 2020
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Visibilidade do funil, workflow de atividade e gestão de performance. Veja como a ferramenta certa pode acelerar seu ciclo de vendas e impulsionar seu negócio! 

Investir em tecnologia para acelerar os negócios é praticamente um mandamento do marketing B2B. Afinal, a automação permite eliminar ao máximo os empecilhos que impediriam a compra, otimizando o fechamento e o ciclo de vendas. Benefícios como análise de resultados e qualidade dos leads gerados são só algumas das vantagens que um software inteligente pode trazer para a empresa. Quer saber mais a respeito? Continue a leitura e entenda como converter mais em menos tempo!


Tempo de leitura: 9 min

Você vai ler sobre: 

  •  A importância da tecnologia para impulsionar o negócio
  • As potencialidades de um software de vendas complexas
  • Vantagens da automação na gestão do time comercial

 

Utilizando a tecnologia a favor do ciclo de vendas

Softwares inteligentes como o Exact Spotter otimizam o processo de vendas e facilitam a logística do departamento comercial. A maior vantagem dessas ferramentas é poder ter um controle efetivo sobre cada etapa do funil, transformando os leads captados em clientes reais. Mas como isso acontece? Não se trata de mágica.

O software trabalha a partir da inteligência artificial que permite fazer uma análise aprofundada de dados para, então, selecionar apenas os clientes com chances reais de tomar a decisão de compra. Ou seja, com o auxílio da tecnologia, essa análise deixa de ser subjetiva e ganha a confiabilidade das estatísticas.

Isso sem falar que os times comerciais que têm à disposição softwares de vendas conseguem organizar seu trabalho de uma forma muito mais prática, além de eliminar as chances de falha humana que seriam recorrentes em um processo manual. Outra vantagem é que, com o auxílio da tecnologia, dá para produzir mais mesmo com equipes reduzidas, economizando tempo e dinheiro.

Conhecendo as funcionalidades do Exact Spotter

O ciclo de vendas complexas precisa se adaptar ao cliente, ao nicho que se quer atender e às especificidades técnicas da solução. Fazer isso de forma eficiente demanda o uso de softwares estratégicos. 

Conheça, a seguir, as potencialidades do Exact Spotter e entenda por que vale a pena o investimento:

Facilita o acompanhamento produtividade das equipes 

Aumentar a produtividade do time comercial é uma das grandes missões de um gerente de Vendas e Pré-vendas. É claro que manter-se próximo das equipes, fazer reuniões periódicas e fazer acompanhamento das dificuldades dos times influencia o desempenho de todos. 

Mas só isso não basta.

É preciso ter dados palpáveis para avaliar profundamente a performance da equipe. Com os indicadores apontados pelo software, é possível identificar onde estão os eventuais gargalos e falhas na prospecção. A ferramenta reúne esses dados em um só lugar, como o número de reuniões realizadas e quais delas foram convertidas em vendas.

Garante melhor visibilidade do funil comercial

Saber quantos e quais leads estão em cada etapa do funil de vendas é fundamental para identificar as melhores oportunidades de negócio. O Exact Spotter faz isso analisando os fatores técnicos e situacionais que influenciam a compra. 

Assim, é possível prever a maturidade do lead e priorizar aqueles que forem mais qualificados.

Além de melhorar a gestão de leads, a visibilidade do funil e a captação de informações, essa ferramenta permite ter um maior controle em todas as atividades operacionais, independente do estágio do possível cliente dentro do ciclo de vendas. 

Dessa forma, você consegue direcionar seus esforços a quem trará maior rentabilidade para a empresa.

Business Analytics para análises aprofundadas de mercado e performance

Outra potencialidade do Exact Spotter é a funcionalidade de Business Analytics (BA) para análises estratégicas de dados. O software potencializa a avaliação de dados para os diferentes níveis de usuários (gestores e pré-vendedores), fazendo isso a partir de configurações de visualização específica para cada um deles. 

Assim, será muito mais simples compreender as métricas e KPIs do processo comercial.

A ferramenta conta ainda com diversas opções de gráficos e com a funcionalidade do envio automático. Os dados são organizados de uma forma visualmente atrativa e interessante, com design intuitivo e personalizável, o que permite filtrar com facilidade as informações mais relevantes e montar análises sob medida.

Workflow de atividade

Sobretudo para empresas que trabalham com um grande volume de leads, ter um fluxo de trabalho detalhado e criterioso é indispensável para não ficar à deriva. Até porque não é nada conveniente fazer a análise manual de dados e listas de contatos. 

Além disso, você sabia, por exemplo, que 80% das vendas precisam de pelos menos 5 follow ups para se concretizarem, mas que 44% dos vendedores desistem após a segunda tentativa?

Esses dados são da HubSpot e mostram que 53% dos vendedores não conseguirão atingir suas metas se seguirem nessa tendência. 

Isso muda de figura com a adoção de um workflow de atividade que enumera e direciona cada passo do processo comercial, evitando que o pré-vendedor deixe de cumprir etapas preciosas da prospecção.

Cadência de email para conexões

Utilizar a abordagem correta e respeitar o estágio do lead no funil faz toda a diferença na maneira de abordá-lo. Nesse sentido, é preciso ter à disposição um bom fluxo de cadência para se conectar com os leads de forma assertiva. Quem trabalha com Pré-vendas sabe que nem sempre o retorno do cliente vem já no primeiro contato.

Porém, com uma estratégia de cadência planejada pelo software fica mais fácil atingir o lead de forma personalizada, de modo que ele entenda que aquela solução é de fato importante para suas dores. 

Isso otimiza as conexões e reduz o esforço operacional do time, fazendo com que eles possam focar nas etapas seguintes do processo.

Inclusive, contar com o workflow de cadência é importante também porque ajuda a manter o engajamento dos leads até o momento da reunião agendada. Isso pode ser feito desde o envio de conteúdos ricos que tenham a ver com a dor da persona até o pedido de confirmação de presença algumas horas antes da reunião, o que contribui para evitar problemas de no-show.

Integrações com outros sistemas

Existem ferramentas de automação para cada etapa de um funil de vendas. O Exact Spotter, por sua vez, é capaz de gerenciar todos os dados dos leads em uma única base, fazendo a integração com demais softwares de geração de leads, automação de marketing e CRM, englobando toda a jornada de compra do cliente. 

Isso possibilita um controle mais eficiente do ciclo de vendas, para que os gestores possam se certificar de que as estratégias propostas estão dando o resultado previsto.

Facilitando a gestão das equipes

Com tudo o que foi dito até aqui, já deu para perceber que automatizar os processos de venda é vantajoso não só porque gera mais rentabilidade, mas também porque torna a gestão das equipes mais facilitada. 

Sabemos que ter em mãos dados palpáveis sobre a performance da empresa e a produtividade dos colaboradores é crucial para o desenvolvimento estratégico do negócio.

Nesse sentido, contar com o Exact Spotter é uma maneira inteligente de fazer a análise dos indicadores, identificando eventuais gargalos e contornando objeções comuns na prospecção. 

O software:

  • levanta todos os números relevantes das equipes, 
  • registra o histórico de interações com os leads,
  • grava todas as ligações para que possam ser consultadas posteriormente.

E muito mais. Quando um gestor acompanha de perto esses dados e sabe exatamente o quê acontece em cada etapa do ciclo de vendas, fica bem mais fácil aferir a eficiência dos métodos e o desempenho dos times, corrigindo falhas e replicando acertos. 

Com o Exact Spotter, é possível extrair desde a visão geral do rendimento da equipe até a performance individual de vendedores e pré-vendedores.

Isso é muito útil também para se pensar as estratégias de bonificação e manter as equipes sempre motivadas. O nivelamento dos times é outro aspecto favorecido com o uso do software, tendo em vista que a ferramenta ajuda a padronizar os processos de venda e contribui para a integração e diálogo constante entre os setores.

Percebeu como o software certo pode ser decisivo para o sucesso da sua empresa? Então agende um diagnóstico e veja o Exact Spotter em ação!

 
Equipe Exact



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