15 ideias de treinamento para manter o time comercial afiado

15 ideias de treinamento para manter o time comercial afiado
Por Scheila Silveira  |   06 de Fevereiro de 2018
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Ninguém nega a importância de manter os times de Pré-vendas e Vendas em forma. Times bem treinados performam melhor, mantém-se motivados e permanecem na empresa mais tempo. Mas e quando faltam ideias interessantes? Compilamos uma lista de temas relevantes para desenvolver aí na sua empresa.

Desafios em treinar o time comercial

Antes de escolher o tema que vai abordar, é hora de deixar de lado o campo das ideias e planejar o treinamento do time comercial.  Lembre-se que este público possui uma série de particularidades. Um estudo recente da Hubspot resume bem:

  • Preferem treinamento one on one, que é difícil de escalar;
  • Dependem do apoio de seus pares, especialmente no caso das mulheres;
  • Dificilmente mudam seus hábitos após descobrirem ‘o que funciona’;
  • Provavelmente não tinham a intenção de trabalhar com vendas, inicialmente.

Ou seja: conheça seu público! É preciso adaptar-se ao perfil e se organizar de acordo. Uma boa dica é escolher tópicos com base no que consideram mais relevante, ou seja, imediatamente aplicável. Opte por modelos mais embasados em experiência do que teoria.

Tópicos a explorar

Prospecção de clientes

01 Rapport: Como engajar desde a primeira abordagem

02 Como gerar curiosidade

03 Qualificação rasa: Perguntas para descartar um lead sem fit

04 Ferramentas e técnicas para ganhar eficiência

Apresentação de vendas

05 Erros que cometi, o que fiz para corrigir

06 Simulações de pitch

07 O básico da programação neurolinguística: postura corporal

08 Storytelling com foco em fechamento

Negociação comercial

09 Objeções mais frequentes: como derrubar?

10 Avaliando a concorrência: argumentos levantados por leads no período X

11 Como trazer o decisor para a mesa

12 Valor x Preço

Fechamento e venda

13 Táticas para acelerar o fechamento

14 Como lidar com pedidos de desconto

15 Jogos de poder

Como preparar treinamentos para o time comercial

Tenha em mente que o grau de atenção começa a cair gradativamente após os 45min de uma mesma atividade. Evite treinamentos com mais de 1h de duração. Se você julgar necessário explorar algum tópico mais a fundo, planeje uma nova aula!

Considere uma sistemática em que cada sessão/aula seja conduzida por um membro diferente da equipe. Além de incentivar o aprendizado de quem prepara o treinamento, você valoriza o conhecimento agregado pela pessoa à equipe.

Pode ser interessante, também, pedir aos pré-vendedores e vendedores para que apresentem para os colegas resumos de livros ou palestras que tenham acompanhado.

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Scheila Silveira

Conteudista



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