Como as ferramentas LRM e ERP podem ser utilizadas em conjunto?

como as ferramentas lrm e erp podem ser utilizadas em conjunto

Gerenciar um time é uma atividade ampla, já que são muitos os conhecimentos requeridos: financeiro, administrativo, humano, social, comercial são apenas algumas das habilidades necessárias para fazer uma boa gestão. 

Por este motivo, as ferramentas que auxiliam nesse processo são tão bem-vindas dentro de uma empresa. Softwares como LRM, CRM e ERP são aliados poderosos do C-Level e dos gestores responsáveis por cada departamento.

Tecnologias como estas otimizam os esforços de trabalho dos colaboradores e dão mais confiabilidade aos dados. Além, é claro, da comunhão de dados entre diferentes setores.

Neste post, falaremos sobre o uso de duas importantes ferramentas: LRM e ERP. Ambas são fundamentais para o crescimento dos negócios se tornam imbatíveis quando usadas em conjunto. Leia mais, a seguir!


 Tempo de leitura: 8 min. 

Você vai ler sobre: 

  • Uso das ferramentas no processo comercial; 
  • O que é um LRM; 
  • O que é um ERP; 
  • Benefícios da integração dessas ferramentas; 

 

 


O uso de ferramentas LRM e ERP nos processos comerciais

O uso das ferramentas LRM e ERP no processo comercial é uma forma de melhorar processos e diminuir custos. Não evoluímos até aqui à toa! Diversos estudiosos, cientistas e profissionais trabalharam duro para desenvolver métodos que tornassem a gestão mais fácil. Logo, devemos aproveitá-las e utilizá-las da melhor forma para ter um futuro mais promissor junto ao mercado.

Acontece que essas ferramentas atuam em diferentes setores. Sempre buscando otimizar recursos, conforme o objetivo de cada solução adotada. De modo geral, existem dois tipos de custos que você pode diminuir com ferramentas LRM e ERP, auxiliando no controle financeiro. São eles:

Custos fixos

Os custos fixos são aqueles que menos suscetíveis a apresentar variações em relação à produção. Ou seja, independente do que possa acontecer ao longo do ciclo produtivo, eles permanecerão iguais. Por isso, também são chamados custos de estrutura. Por exemplo:

  • Salários;
  • Aluguel;
  • Despesas com contador e advogados;
  • Impostos;
  • Encargos sociais;
  • Materiais de limpeza;
  • Materiais de escritório.

Custos variáveis

Os custos variáveis são aqueles que variam proporcionalmente conforme a produtividade ou as atividades da empresa. São valores diretamente afetados pelo volume de vendas, de material a ser produzido ou até pelo desenvolvimento da negociação.

Afinal, desde o momento em que um lead entra na base, ele gera custos – é o que chamamos de Custo de Aquisição por Cliente (CAC). Estes gastos podem variar conforme a duração do ciclo comercial ou da modalidade de tracionamento e prospecção escolhida. por exemplo:

  • Matérias-primas;
  • Comissões de vendas;
  • Insumos produtivos (água, energia etc);
  • CAC;
  • Gastos com visitas técnicas.

No fundo, o processo de gestão se resume em orquestrar os recursos para fazer mais com menos. Naturalmente, o conhecimento administrativo e específico da sua função são a base do trabalho do gestor. Entretanto, as ferramentas LRM e ERP que ele escolhe fazem da sua rotina mais eficiente, rentável e simples.

Conheça um pouco mais sobre elas, logo abaixo: 

Software ERP para gestão empresarial

ERP é uma sigla para o termo em inglês Enterprise Resource Planning. Este tipo de tecnologia é voltada para facilitar a gestão dos recursos dentro de uma empresa, centralizando o trabalho em um único software.

Imagine o tempo que você perde fazendo tudo manualmente. Mesmo uma atividade simples, como o pagamento de contas, demanda uma cadeia extensa de ações dentro do negócio. É preciso agendar o pagamento, dar baixa, repassar para a contabilidade, acrescentar no relatório de gastos e por aí vai.

Seria mais fácil se essas tarefas fossem realizadas através de um programa, simplificando tarefas do dia a dia organizacional.

Para operar esta mudança, o mais comum é que ele seja dividido em 3 camadas:

  • Aplicação: Integração de funcionalidades, processos e dados importantes através de formulários para preenchimento;
  • Banco de dados: Todas as informações registradas na camada de aplicação são armazenadas em um banco de dados inteligente;
  • Framework: Configuração personalizada de cada empresa. Através da programação, é possível ajustar o sistema conforme as necessidades específicas.

Dessa forma, as suas informações ficam armazenadas em nuvem. Isso dá flexibilidade ao trabalho e permite acesso à qualquer momento, de qualquer lugar.

Assim, você conecta computadores, smartphones e outros dispositivos para obter o máximo que a tecnologia pode oferecer. Fazendo isso, você diminui os riscos de perda de dados por conta de vírus ou outros ataques digitais. 

>>> Está interessado em conhecer mais sobre as funções de um software ERP? Leia mais!

Software LRM para gestão e qualificação de leads

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A sigla LRM significa, em inglês, Lead Relationship Manager. É um tipo de software especializado em trabalhar o lead desde a entrada no funil até o repasse para o departamento de Vendas. 

Ao longo do processo de tracionamento e qualificação de leads, muitas ações são realizadas. Por isso, é importante um software que faça o acompanhamento de todas elas, garantindo que nenhum dado se perca.

O potencial máximo do LRM está no auxílio durante a qualificação de leads, que é fundamental para um processo comercial eficiente. 

A qualificação de leads é o método pelo qual o pré-vendedor entra em contato para coletar informações aprofundadas sobre o lead. Assim, ele consegue identificar o potencial de compra previamente, evitando o desperdício de recursos com falsas oportunidades.

Essa segmentação é feita com todos os leads, sejam eles vindos de Inbound ou Outbound. Uma vez dentro da base, o software de LRM precisa integrar com a automação de marketing e importar os leads. As informações iniciais ficam registradas e são enriquecidas após o contato do pré-vendedor.

Ainda no LRM, ficam registradas todas as interações com o lead. E-mails trocados, gravações de contatos e até feedbacks do profissional que o atendeu. Tudo isso é utilizado para gerar inteligência de mercado e aprimorar o pitch de vendas do time comercial.

>>> Leia mais sobre o processo de qualificação de leads com LRM. 

Benefícios da integração das ferramentas LRM E ERP

Deu pra perceber a importância das ferramentas LRM e ERP no processo comercial, certo? Elas trabalham juntos para diminuir os custos e trazer eficiência nos processos internos de uma empresa.

De um lado, temos a otimização de todo o processo comercial com leads melhores. Do outro, a automação de tarefas rotineiras e essenciais para performance do seu negócio.

Integrando as ferramentas LRM e ERP, você terá benefícios como:

Gestão do conhecimento sobre o novo lead

Uma vez que o software de LRM é abastecido com as informações da qualificação de leads, você pode importar elas diretamente. Isso acelera o preenchimento de documentos, tais como:

  • Contratos novos;
  • Planilhas de controle;
  • Índices de produtividade para comissão.

Cruzamento de informações para cálculo do ROI

Calcular o ROI e gerar inteligência a partir dos dados armazenados é o segredo do planejamento estratégico. Quanto mais precisas as informações coletadas e os insights percebidos, mais bem sucedidos serão os esforços do negócio.

Unindo LRM e ERP, você têm a sua disposição todos os dados dos leads, clientes e do mercado em geral. Além de informações mais específicas, como custos de venda, taxas de churn etc. 

Com a tecnologia, estes dados podem ser cruzados para gerar percepções mais apuradas sobre o comportamento dos próprios processos. Gerando, obviamente, mais embasamento para um plano estratégico coerente.

Juntas, estas duas ferramentas irão acelerar o seu ciclo de vendas, ao mesmo tempo em que minimizam custos fixos e variáveis. O principal é optar por softwares que se integrem e permitam centralizar informações para uma gestão mais assertiva.

Gostou de conhecer mais sobre essas ferramentas? Então, assista ao nosso Webinar e saiba tudo sobre tecnologias e inovação para Marketing e Vendas. 

Boas Vendas!

 


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Equipe Exact

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