Você está investindo no processo comercial da sua empresa?

Você está investindo no processo comercial da sua empresa?
Por Equipe Exact  |   20 de Julho de 2016
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Para alcançar bons resultados, seja em vendas, produção, reuniões, ou qualquer atividade do dia a dia empresarial, há uma palavra simples, mas fundamental, a ser posta em prática: Foco. Olhando para seus cases, você consegue enxergar suas maiores taxas de sucesso? Visualizar nitidamente onde foi assertivo e conseguir resolver problemas em curto prazo? Essa é a ideia por trás da melhoria de foco e, com isso, chegamos na pergunta: estou investindo naquilo que vai gerar o melhor resultado no processo comercial da minha empresa?


Tempo de leitura: 4 minutos Neste post você lerá sobre:

  • Foco;
  • Geração de oportunidades;
  • Fechamento de negócios;
  • Investimento;
  • Processo comercial.

  Vou usar minha especialidade, que é processo comercial, para exemplificar. Digamos que a rotina do seu vendedor está dividida em duas partes: gerar novas oportunidades e fechar negócios. Cada uma dessas etapas tem uma série de atividades envolvidas e relacionadas umas com as outras.  

Etapas do processo comercial

  Existem, basicamente, duas etapas do processo comercial que ficam sob responsabilidade da equipe de vendas. São elas:

  1. Primeiro, para gerar novas oportunidades o vendedor deve analisar o melhor mercado de atuação do seu produto (olhar para o passado pode ajudar nisso, mas não se deve deixar de considerar o mercado hoje e entender sua flutuação). A partir daí, realizar contato focado em entender o lead para validar se é uma oportunidade real ou não, consumindo o menor tempo possível.
  2. Segundo, a etapa cujo foco é fechar negócio. Fazer orçamento, apresentar proposta, tirar dúvidas de uso do produto e lidar com as objeções, sem falar no acompanhamento do contrato.

Deixar essas duas partes do processo sob responsabilidade do mesmo profissional de vendas, faz com que ele acabe sobrecarregado, sem executar as atividades com a devida atenção e sem a capacidade para aprimorar o processo comercial (por entrar tão a fundo na rotina do dia a dia, não tem chance de ver ao seu redor o que pode ser melhorado). Como resultado, acaba seguindo o fluxo diário sem visão estratégica de como fazer para evoluir seu processo comercial.

Nesse cenário, como é possível aprimorar o resultado?

Investindo em um novo profissional. Desta forma, você consegue desafogar seu vendedor sênior de uma de suas funções, utilizando um processo comercial assertivo e acompanhado por um sistema eficiente de prospecção, ou pré-vendas, que pode ser facilmente executada por este novo profissional. Daí vem o pensamento: investir em um novo profissional é arriscado, afinal, é um custo novo, recorrente e não, necessariamente, vai trazer o resultado que necessito.

Do jeito que as coisas estão, pelo menos minha máquina está andando”. E é natural esse tipo de pensamento. Mas, em um cenário onde o oceano está agitado, mar vermelho com ondas gigantes, você não pode deixar sua âncora fixa, pois a oscilação vai fazer meu barco afundar. Neste momento se faz necessária a visão estratégica do capitão do barco para decidir por onde navegar, quais ferramentas usar para sair desse oceano e do meio dessa tempestade.

Ficar estático não significa segurança, na verdade, os maiores cases de sucesso vem justamente de empresas que se adaptaram e evoluíram seus produtos baseados na necessidade do mercado. E se a Apple tivesse prosseguido somente nos computadores ou a Sony tivesse ficado somente com aparelhos de som? Esse tipo de visão - de saber onde investir - fez a diferença para eles. Use dados reais para evoluir e invista no que vai lhe trazer retorno certeiro! Boas vendas.   Se você deseja saber mais sobre como aprimorar o processo comercial da sua empresa, contate um consultor especializado Exact Sales. 

Equipe Exact



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