Como vender mais e melhor com uma plataforma de pré-vendas inteligente

como vender mais e melhor

Se você está se perguntando como vender mais e melhor mesmo em cenários de instabilidade econômica, considere que esse processo se resume no seguinte mecanismo: qualificação de leads

Gestores experientes sabem que essa não é uma tarefa simples. Isso porque, antes de mais nada, uma boa segmentação exige a confiabilidade das estatísticas e um criterioso trabalho de Pré-vendas.

Dessa forma, sua equipe comercial trabalhará oportunidades concretas de negócio e não perderá mais tempo operacional com quem chegou até ali somente por curiosidade. Uma ferramenta inteligente de Pré-vendas racionaliza esse processo ao sugerir ações com base em dados, o que torna o processo de vendas mais assertivo e livra seu time do improviso. Continue a leitura e entenda como funciona!


Tempo de leitura: 8 min

Você vai ler sobre:

  • Como funciona uma plataforma inteligente de pré-vendas ?
  • Quais são os diferenciais dessa solução?
  • Quais são os principais resultados?

 


Como funciona uma plataforma inteligente de Pré-vendas?

Uma plataforma inteligente de pré-vendas  funciona como um guia de operações que atua em duas frentes principais: qualificação de leads e alinhamento das equipes. A etapa de qualificação acontece na Pré-venda e é a grande responsável por filtrar os leads que devem passar à etapa seguinte do funil, chegando então à equipe de Vendas. Automatizar esse processo é crucial para poupar tempo e dinheiro no seu negócio.

A segmentação determinará se o lead tem fit com a empresa, qual seu perfil de compra, qual a latência da sua dor, entre outros critérios fundamentais para que os vendedores possam fazer uma abordagem certeira e, então, converter a venda rapidamente. 

É aí que entra o alinhamento das equipes, o que possibilita replicar bons argumentos e padrões de sucesso na condução do lead ao longo do funil.

Em termos operacionais, uma qualificação inteligente representa maior número de conversões aliado ao menor Custo de Aquisição de Clientes (CAC), já que o time comercial poderá direcionar todos os esforços para argumentar com o cliente potencial, em vez de perder tempo com quem não fechará negócio. 

Isso garante também mais fluidez para o trabalho, que se torna mais racional e menos intuitivo.

Para você entender como se dá esse processo na prática, considere que uma plataforma inteligente de Pré-vendas  se divide em 4 etapas principais. São elas:

Planejamento interno

Nesta etapa o gestor identifica quais problemas pretende solucionar e quais métodos utilizará para isso. Encurtar o ciclo de vendas, melhorar o banco de leads e aumentar a taxa de conversão são exemplos de questões que podem ser facilmente resolvidas com a automatização do processo comercial e o uso da pré-venda inteligente.

Coleta de dados

Uma plataforma inteligente racionaliza o processo, fornecendo dados fidedignos para que o gestor possa tomar decisões mais assertivas, seja na condução das equipes, seja em relação às estratégias de venda em si. 

Nesse sentido, há uma série de indicadores que podem ser trabalhados pelo software para otimizar essas estratégias, como histórico de contatos com cada touchpoint, registro de interações com os leads, relatórios de mídias sociais, formulários de cadastro, etc.

Avaliação dos dados

Podemos dizer que esta é a principal etapa da inteligência comercial. A partir dos dados coletados e do trabalho dos softwares de vendas, é possível mapear as oportunidades concretas de compra e também os eventuais gargalos do processo. 

É nesta fase que são identificados perfis de compra, pontos de dor, reais interesses, entre outros insights valiosos para construir argumentações infalíveis e replicáveis.

Apresentação dos resultados

Esse percurso é finalizado com a apresentação dos resultados obtidos, de modo a manter o alinhamento das equipes e replicar padrões de sucesso. Uma ferramenta inteligente otimiza esse processo gerando relatórios completos e intuitivos com apenas alguns cliques. 

Assim, o gestor consegue fundamentar cada feedback que repassará ao grupo, melhorando a performance da equipe como um todo.

Quais são os diferenciais dessa solução?

Uma solução como o Exact Spotter, da Exact Sales funciona como uma plataforma inteligente de Pré-vendas  a partir do uso de dados de clientes (recorrentes ou potenciais) como base para a tomada de decisões estratégicas, a fim de fechar mais vendas e otimizar a gestão das equipes. 

Então, se você quer aprender na prática como vender mais e melhor, já sabe por onde começar.

A partir de uma profunda análise de dados, o Spotter segmenta os leads que têm fit com a empresa, permitindo que a equipe de Pré-vendas encontre oportunidades claras de negócio. Ou seja, com uma ferramenta inteligente, você livra seu time do improviso e passar a conduzir seu processo comercial com a confiabilidade das estatísticas. 

Em seguida, listamos mais alguns diferenciais dessa solução.

Interface detalhada para o usuário

A ferramenta agrupa os dados e ações em uma interface única que guia todo o trabalho dos pré-vendedores e vendedores. As tarefas são enumeradas em dashboards específicos por nível de usuário, o que é especialmente útil para quem trabalha com grandes volumes de informação. 

Assim, evita-se que falhas humanas como esquecimentos e distrações atrapalhem as etapas da prospecção.

Fluxos de cadência automatizados

Os fluxos de cadência ficam muito mais organizados e assertivos com uma ferramenta inteligente. Além de otimizar o processo comercial, a automação poupa tempo dos operadores e permite elaborar estratégias certeiras com base nos dados das negociações anteriores. 

O Spotter é capaz de sugerir, entre outras ações, qual o vendedor ideal para cada perfil de cliente, garantindo assim a melhor experiência de compra.

Funil comercial monitorado

A inteligência comercial revolucionou os modos de se pensar o funil comercial e desenvolver estratégias de venda compatíveis com o ciclo. Com o input automático do Spotter, seu time comercial consegue saber ao certo quem são os leads e como eles se comportam em cada etapa do funil. Isso se dá por meio do monitoramento e registro de ações como número de ligações atendidas e e-mails abertos, por exemplo.

Indicadores sólidos do processo

Um software de vendas, além de coletar os dados automaticamente, os organiza em gráficos didáticos para que a mensuração dos resultados ganhe mais praticidade. Além de facilitar a análise dos indicadores, o Spotter ainda faz a gravação das chamadas para que o gestor possa acompanhar melhor o desempenho da equipe e ter uma noção exata da efetividade de cada estratégia.

Integração com outros sistemas

Outro diferencial do Spotter é permitir a integração com demais ferramentas de geração de leads, automação de Marketing e CRM. Isso possibilita um controle ainda mais efetivo do ciclo de vendas, evitando que as informações fiquem desencontradas, além de favorecer o alinhamento entre os setores.

Quais são os principais resultados?

Pontuamos as principais vantagens de automatizar o processo comercial da sua empresa com uma plataforma inteligente de Pré-vendas . São elas:

  • Redução do CAC;
  • Redução do ciclo de vendas;
  • Previsibilidade de vendas;
  • Replicabilidade de modelos;
  • Geração de métricas de resultado;
  • Nivelamento das equipes;
  • Aceleração do ROI;
  • Aumento da taxa de conversão.

Se mesmo com todas essas vantagens, você ainda está se perguntando se vale a pena investir em uma ferramenta inteligente, vamos demonstrar em números o potencial do Spotter a partir de alguns cases de sucesso de quem já descobriu como vender mais e melhor com essa solução:

  • O Proesc bateu o recorde de vendas já no primeiro mês de utilização do Spotter;
  • O Delivery Much aumentou em 120% o volume de vendas;
  • A HMAX reduziu o CAC em 3x e aumentou a taxa de conversão em 2,9x;
  • A Smart Baby reduziu o CAC em 32% e aumentou a taxa de agendamento em 87%;
  • A Zion Content aumentou em 3x as vendas ainda no período de implementação do software;
  • A Metalmatrix reduziu em 65% o tempo médio de negociação;
  • A Nomus aumentou em 7x o número de vendas;
  • A Mega Sistemas aumentou a taxa de conversão em 3x em apenas 8 meses de uso do software;
  • A Softplan aumentou a taxa de conversão em 58% e reduziu o tempo de negociação em 3x;
  • A Mobiliza duplicou o faturamento em apenas 6 meses.

Lendo até aqui, você certamente já percebeu que o custo-benefício do investimento é garantido. Afinal, com uma plataforma de pré-vendas inteligente você encontrará o cliente certo no momento exato. Então, utilize a tecnologia a favor do seu negócio e comece hoje mesmo a impulsionar suas vendas.

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Equipe Exact

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