É possível gerar leads de vendas em redes sociais?

É possível gerar leads de vendas em redes sociais?

Sua empresa precisa gerar leads de vendas B2B, mas não sabe por onde começar? Encontrar decisores online é um bom começo. ‘Caçar’ perfis interessantes nas redes sociais é o primeiro passo para ampliar a sua base e priorizar a prospecção ativa.

 


Tempo de leitura: 3 minutos

Você vai ler sobre:

  • Geração de leads online
  • Prospecção ativa
  • Mídias sociais para vendas

 

Nem só para a prospecção passiva serve a internet. Para além dos anúncios, o mundo online é uma excepcional fonte de pesquisa… e não me refiro apenas aos buscadores. Quer gerar mais leads de vendas? Pode deixar que eu mostro como!

Como gerar leads de vendas no Facebook?

Poucas pessoas utilizam a busca avançada do Facebook, talvez por não saber como fazê-lo – mas esta pode ser uma ótima ferramenta para encontrar funcionários e decisores das empresas com perfil de compra e gerar leads. Exemplo: em uma empresa de médio ou grande porte, dificilmente alguém repassa o contato do diretor. Você pode ligar várias vezes e sempre ser barrado pelo secretário/recepcionista.

Para contornar barreiras, considere o uso desta ferramenta. Na lateral direita, é possível realizar buscas segmentadas. Use palavras-chave como nome, cidade atual e empregador/empresa para descobrir informações básicas de perfil.

busca avançada no facebook

 

Como estratificar decisores no LinkedIn?

Mais conhecida, esta é uma opção muito usada. A busca avançada do LinkedIn permite o uso de palavras-chave (adicionais), nome, sobrenome, cargo, empresa, instituição de ensino e localidade. Inclusive por proximidade.

Você consegue gerar leads de vendas e conquistar sua confiança mais rápido se pedir para ser apresentado por contatos em comum.

busca avançada no linkedin

 

Who is…?

Esta é a maneira mais ‘tecnológica’ de encontrar um decisor. Ou ao menos obter uma porta de entrada para o contato. O comando whois é um protocolo TCP (porta 43) específico para consultar informações de contato e DNS sobre entidades na internet. Basta inserir o endereço do site da empresa de interesse.

 

busca avançada who is

Você terá acesso a quem registrou o site e, algumas vezes, telefone, email, endereço físico e outras informações relevantes. Vale lembrar que dependendo do porte (pequeno ou médio), quem registra o site é, normalmente, um dos sócios ou o próprio CEO. Entretanto, grandes empresas modificam estas informações direcionando para a área de TI por questões de segurança.

 

Bancando o stalker

Caso já possua o nome do decisor, o site pipl faz boa parte do trabalho. Com uma busca segmentada, você tem acesso às palavras-chave encontradas em redes sociais. Facebook, LinkedIn, Instagram e outros.

busca avançada pipl

Gerar leads de vendas mais completos, rápido: em alguns casos, é possível encontrar o email ou até mesmo o celular do contato. Algo valiosíssimo para qualquer pré-vendedor, sem dúvidas!

 

E a Receita Federal?

Minha recomendação é: não faça! Acessar a Receita para fins comerciais pode ser considerado ilegal.

Ao invés, vá diretamente ao site da empresa prospectada em si. Empresas maiores costumam publicar anualmente o Relatório de Sustentabilidade, no qual constam muitos dados (inclusive financeiros). Já as empresas listadas em bolsa têm sites específicos chamados de “Relações com Investidores”. Qualquer pessoa pode acessar e ver informações de desempenho financeiro.

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Conclusão: gerar leads de vendas online é fácil

Passar mais tempo online significa passar menos tempo prospectando leads inadequados. Ao contrário de cold calls aleatórias, esta pesquisa subsidia conversas proveitosas (e lucrativas!). Espero ter ajudado em sua busca por gerar leads de vendas B2B. Precisando de mais alguma ajuda, entre em contato com meus colegas consultores: estamos aqui para isso!