Monitorar ligações de forma prática virou realidade

Monitorar ligações de forma prática virou realidade
Por Flavia Menegazzo  |   15 de Agosto de 2016
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Graças à evolução tecnológica, encontramos muitas ferramentas para o dia a dia do profissional da área comercial. O acesso a essas ferramentas é tão amplo que às vezes não conseguimos aproveitar o uso delas por completo. Para facilitar, detalhamos as mais novas possibilidades para quem trabalha na área de pré-vendas. Fique atento às opções disponíveis para monitorar ligações e as que fazem a diferença no controle e resultado do seu negócio.  


Tempo de leitura: 6 minutos Neste post você lerá sobre:

  • Controle remoto das ligações;
  • Tempo de ligações;
  • Comparativo de resultados.

 

Digamos que você já tenha alguns processos básicos em sua pré-venda... Metodologia segura. Filtros desenhados para a seleção de leads qualificados. Roteiros de abordagem em forma de dicas para uma abordagem assertiva.
 
Esse é um bom caminho, mas inúmeras informações serão geradas com esse processo em funcionamento. Acompanhar um pré-vendedor, demandará ainda outros controles, tais como:
(i) verificar se a abordagem do pré-vendedor está correta;
(ii) se aproveita toda a informação contida no software;
(iii) se utiliza os gatilhos corretamente; e
(iv) quanto tempo ele fica ao telefone.
 
Você consegue fazer tudo isso e monitorar ligações de forma prática?
 
Para ajudar nesse controle, um ponto fundamental para a pré-venda inclui a supervisão de todas as ligações telefônicas feitas pela equipe. Contudo, isso só é viável quando o software é usado por completo: quando o pré-vendedor realiza as ligações dentro do sistema, não ao telefone. Isso porque ele permite o registro de todas as ações nessas atividades.
 
O Exact Spotter alavanca os resultados de vendas com a qualificação de leads por prospecção ativa. Mas o software só obtém resultados a partir do desempenho de cada operador. Quanto mais ele saber da ferramenta, melhor o desfecho. Integrações, BI e dashborads possibilitam total controle das informações, desde que 'alimentados'. As empresas que utilizam a funcionalidade de ligação pelo próprio software obtém uma análise bem mais aprofundada da qualidade da pré-venda. É esse ponto que quero destacar.
 
 
O registro de ligações ajuda a visualizar tudo o que um pré-vendedor realiza com a base de leads. O áudio da conversa pode ser utilizado para a análise do gestor, fomentando a melhoria de todo processo.
 
Para que você entenda ainda melhor o funcionamento de registro de ligações, selecionamos mais benefícios que sua gestão comercial pode extrair com esse tipo de controle:
 

Controle remoto das ligações

Suponha que o gerente comercial precise fazer uma viagem. Qual o impacto disso nos resultados de vendas? Com o controle de ligações, o responsável terá acesso ao andamento do processo remotamente. Ele poderá acompanhar tudo, mesmo que à distância.
 
Isso é possível porque, além de utilizar um sistema on-line, o BI do software apresenta quanto tempo efetivamente os consultores de pré-venda ficam ao telefone. Além de quantas ligações foram feitas e quantas ligações realmente resultaram em uma qualificação para a área de vendas. Ou seja: você não precisa pedir planilhas de anotações, frequentar a mesa dos consultores e muito menos desconfiar dos números apresentados. Basta acessar o sistema e você terá tudo em suas mãos.

Controle do tempo de ligações

Imagine que, em poucos cliques, você consiga obter a média do tempo de duração de cada ligação que gera uma visita.
 
É isso que acontece quando você utiliza um controle de ligações dentro do software. Você se beneficia de melhor visão dos resultados para a definição de metas do pré-vendedor. Por consequência, planeja o dimensionamento correto da equipe.

Controle comparativo de resultados

Que tal medir a eficiência da equipe? Mesmo consultores contratados à mesma época podem apresentar resultados diferentes. Use esse tipo de controle para identificar os pontos-chave para o melhor desempenho de cada um:
  • Tempo efetivo em ligação comparando cada pré vendedor;
  • Período das ligações que geram coleta de dados para preenchimento dos filtros de qualificação (ajuda a identificar os melhores horários para realizar as abordagens consultivas);
  • Quantas ligações cada pessoa faz. Aqui na Exact Sales, por exemplo, o desempenho médio dos pré-vendedores é de 95 ligações por dia e cerca de 190 minutos em ligação. Isso para uma carga de trabalho de 8 horas por dia.
 
Com isso em mente, espero que você aproveite ainda mais na sua gestão comercial. Caso você ainda não tenha esse tipo de funcionalidade e deseja um controle maior sobre o processo de ligações na pré-vendas, entre em contato com a nossa parceira TotalVoice, ou fale com um de nossos consultores.
 
 
Flavia Menegazzo

Gerente de Implementação e Customer Success



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