Veja como automatizar vendas com uma ferramenta precisa para qualificação

Veja como automatizar vendas com uma ferramenta precisa para qualificação
Por Equipe Exact  |   30 de Março de 2021
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Qualificar oportunidades de forma precisa e confiável é algo imprescindível no trabalho comercial, sobretudo para quem trabalha no mercado B2B. Mesmo com a humanização na abordagem de vendas, essa é uma ciência exata e, por isso, automatizar vendas é fundamental nesse processo.

Nesse segmento, usar a tecnologia é um passo primordial para garantir a fluidez das operações e encurtar um funil que tende a ser mais longo. Especificar setores e investir em qualificação aprofundada são os passos seguintes deste percurso, visando otimizar o tempo operacional das equipes de modo a trabalhar somente os leads certos.

Quer saber como fazer isso na prática? É só continuar a leitura!


Tempo de leitura: 12 min

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O trabalho com vendas e a transformação digital

Qualquer pessoa que busque soluções pela internet  já passou pela situação de pesquisar por determinado produto online e, algum tempo depois, obter uma série de conteúdos sobre esse mesmo produto por meio das estratégias da Inteligência Artificial (IA) da web. 

Esse é um simples exemplo de como os algoritmos interferem nas decisões de compra, impulsionando o comportamento deles no ambiente virtual.

É claro que o setor comercial se beneficia desse contexto para atingir cada vez mais clientes em potencial, considerando-se que a internet tem se mostrado um efetivo canal de prospecção. 

Mas as vantagens da transformação digital não param por aí. Esse criterioso trabalho de análise de dados que visa encontrar oportunidades claras de negócio também está por trás de uma série de ferramentas de automação.

Além de automatizar as vendas, podemos dizer que uma boa ferramenta inteligente realiza a parte automática da prospecção, por meio do cruzamento de dados que sugerem de forma segura e confiável os leads que têm fit com o seu negócio. 

Fora isso, as funcionalidades que organizam o fluxo de trabalho ajudam a evitar que as falhas humanas tenham impacto no resultado da prospecção.

Assim, todos os envolvidos no processo comercial saem ganhando: ao mesmo tempo em que as equipes de vendedores passam a ser mais produtivas por trabalharem somente os leads certos, o gestor impulsiona os resultados da empresa e o cliente fica plenamente satisfeito por ter encontrado a solução que precisava.

Quer saber mais sobre tecnologia e o trabalho com vendas? Então, não deixe de ler este post sobre uso de dados e inteligência artificial para prospecção de clientes. 

A importância da automação para a força comercial

 

Já deu para ter uma ideia de como a automação em vendas contribui para a fluidez das operações e a assertividade das estratégias, permitindo tomar decisões com base em dados e não mais em meras intuições. 

Para você se convencer de vez da importância desse processo, resumimos a seguir as vantagens imediatas de automatizar a força comercial.

Padronização das operações comerciais

Quando falamos em padronização de vendas, não estamos nos referindo a um processo comercial engessado. 

Pelo contrário, padronizar algumas etapas é fundamental para que a operação se mantenha fluida e para que nenhum funcionário fique sobrecarregado. 

Com as ferramentas de workflow e um playbook automatizado, todos na equipe saberão muito bem o que fazer em cada etapa do ciclo de vendas, com base na replicação de estratégias que foram bem-sucedidas.

Melhor direcionamento do planejamento

A automação das vendas possibilita colocar em prática não só as estratégias que deram bons resultados, mas também aquelas definidas a partir de insights evidenciados na análise dos indicadores comerciais. 

A interpretação tática das métricas e KPIs de venda é o ponto de partida para um planejamento com destino certo. E isso só é possível quando você tem à sua disposição uma ferramenta que racionaliza e acelera essa análise.

Otimização do tempo das equipes

Automatizar as vendas representa um ganho em potencial para a produtividade dos colaboradores e o encurtamento do funil. 

Para você ter uma ideia dos resultados, considere que uma boa ferramenta de automação permite saber, por exemplo, que “x”% dos leads que fecharam negócio responderam de determinada maneira, o que indica perguntas-chave que devem ser feitas para acelerar decisões de compra.

Para entender melhor essa relação, acesse este post e veja como as ferramentas de automação contribuem para a fluidez do trabalho!

As melhores ferramentas para automatizar vendas

Não restam dúvidas de que times comerciais que têm softwares à disposição conseguem se guiar com muito mais agilidade no processo de vendas. 

Mas você deve estar se perguntando qual a melhor ferramenta para automatizar as operações de forma assertiva e confiável. 

Afinal, não dá para perder tempo testando funcionalidades que não serão úteis para o contexto do seu negócio, certo?

Então, um jeito eficiente de descobrir qual a ferramenta ideal para automatizar vendas na sua empresa é fazer uma reflexão criteriosa sobre os desafios enfrentados na gestão e os pontos nos quais a equipe tem deixado a desejar. 

Em muitos casos, a performance dos colaboradores pode estar abaixo das expectativas, não por falta de habilidades ou profissionalismo, mas sim por falta de um guia de operações.

Nesse sentido, podemos dizer que as melhores ferramentas inteligentes são aquelas que combinam funcionalidades de qualificação de leads, levantamento de indicadores e workflow completo para que nenhum funcionário se perca no momento da prospecção. 

Em seguida, listamos algumas features que não podem faltar na automatização do seu processo comercial:

A qualificação de leads como estratégia assertiva

Entre todas as estratégias de sucesso em vendas complexas, a qualificação aprofundada de leads se destaca no impacto gerado no faturamento da empresa. 

Isso porque, ao filtrar as chances claras de negócio, a qualificação permite que a equipe de vendedores possa se concentrar com mais afinco na preparação da abordagem.

Do mesmo modo, conhecendo de antemão o perfil do lead que será trabalhado, o vendedor consegue utilizar os argumentos certos para contornar objeções previamente levantadas pela Pré-Venda. 

Nesse aspecto, não podemos deixar de ressaltar o papel desse setor enquanto um departamento fundamental nas vendas B2B. Portanto, se você ainda não tem uma equipe de pré-vendedores na sua empresa, pense nisso.

Aproveite e leia também este post para compreender como é feita a qualificação de leads com Pré-Venda. 

É na Pré-Venda que a segmentação acontece, evitando que os vendedores em si percam tempo trabalhando leads que ainda não tem a real prontidão de compra. 

Como sabemos, é mesmo muito frustrante perder um lead já no fundo do funil porque simplesmente sua solução não contempla todos os pontos de dor envolvidos. Sem falar, é claro, que nesses casos perder tempo é sinônimo de perder dinheiro.

O que os pré-vendedores fazem é justamente garantir que o produto ou serviço que a empresa oferece resolverá os pontos de dor do lead e, de fato, poderá ser aplicada no contexto em questão. 

Dessa forma, não haverá motivo para o lead desistir da compra. Vamos aos benefícios de curto prazo trazidos pelas operações da Pré-Venda:

  • As reuniões com os leads ficam mais rápidas e eficientes, pois os argumentos utilizados pelo vendedor vão corresponder àquele perfil de compra;
  • A qualidade do atendimento e a experiência dos leads será a melhor possível, já que o vendedor conseguirá fazer uma abordagem consultiva e 100% compatível;
  • Os investimentos ficam mais estratégicos, reduzindo o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e prevenindo os cofres da empresa de sofrer prejuízos.

A ferramenta ideal para qualificação de leads

Pois bem: você já se certificou da importância de automatizar as vendas e da necessidade de contar com uma ferramenta inteligente que corresponda às necessidades da sua empresa. Mas que ferramenta é essa? 

O Exact Spotter, solução de qualificação de leads da Exact Sales, reúne tudo o que você precisa para gerir os negócios com maestria em todas as fases do processo comercial.

O Spotter é um software de gestão de leads (LRM) desenvolvido com metodologia própria para vendas complexas, com várias etapas de follow up constante. 

A ferramenta guia e monitora as interações com o lead para você aumentar a geração de oportunidades e converter mais em menos tempo.

O software atua sugerindo ações estratégicas com base em dados, trazendo mais assertividade e fluidez ao processo comercial. Isso favorece não só a conversão, mas também a tomada de decisões administrativas e a construção de um planejamento estratégico cada vez mais certeiro.  

Pontuamos os principais benefícios do software:

Falando em faturamento, acesse este post e veja 5 estratégias infalíveis para aumentar as vendas. 

A seguir, detalharemos algumas funcionalidades do Spotter que vão trazer inteligência às suas estratégias de vendas e elevar as abordagens a um patamar muito mais coeso e direcionado.

Lead scoring para qualificação de leads

A inteligência artificial por trás do software acelera a etapa de qualificação dos leads por meio da feature de lead scoring, que nada mais é do que um sistema de pontuação automatizado para identificar os smart leads que estão suficientemente maduros para fechar negócio. 

Isso se reflete em uma abordagem mais assertiva, com argumentos plausíveis para conquistar o cliente oferecendo a solução certa no momento exato.

Score de qualificação por similaridade

As etapas da prospecção também ganham eficiência por meio do score de similaridade – feature que possibilita atrair leads com perfil igual ou semelhante aos últimos fechamentos realizados pelo time de vendas. 

Assim, além de ganhar agilidade na prospecção ao trabalhar com scripts pré-definidos, a probabilidade de contemplar 100% as expectativas dos prospects é muito maior.

Automação dos fluxos de trabalho

Velocidade é uma das palavras-chave em um processo de vendas complexas, no qual um dos maiores desafios é justamente encurtar um funil comercial que tende a ser mais longo. 

Nesse sentido, o que o Spotter faz é dar os direcionamentos adequados aos operadores para que eles não se percam em meio à prospecção. 

Com um fluxo de trabalho digitalmente organizado, fica fácil conduzir a abordagem sem o risco de falhas, distrações e esquecimentos.

Gestão baseada em dados

Quando o assunto é automatizar vendas, uma coisa é certa: os dados serão parte indispensável do seu processo comercial. 

Porém, mais do que ter uma ferramenta que levante os indicadores comerciais e das equipes em si, é preciso garantir que essas informações cheguem aos gestores de maneira estruturada para que seja possível interpretá-las corretamente.

Por meio de relatórios didáticos e personalizáveis, o Spotter cumpre com muita eficiência essa missão de oferecer ao gestor tudo o que ele precisa para tomar decisões estratégicas e baseadas em dados concretos.

Além de estruturar informações confiáveis sobre a base de leads e portfólio de clientes, o Exact Spotter faz a integração com softwares de geração de leads, automação de marketing e CRM para total controle da jornada do cliente.

Com todas essas funcionalidades, você com certeza alcançará os melhores resultados da sua gestão, impulsionando não só o faturamento da empresa, mas também a motivação de toda a sua equipe.

Tem interesse na solução? Então fale com um de nossos especialistas e faça parte do time das empresas que mais crescem no Brasil!

 
Equipe Exact



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