Por que sua empresa precisa de Business Intelligence e Analytics?

Por que sua empresa precisa de Business Intelligence e Analytics?
Por Equipe Exact  |   02 de Junho de 2020
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Qualquer que seja o porte ou o segmento da sua empresa, contar com uma base de dados sólida e estruturada é imprescindível para o sucesso da organização. Os avanços tecnológicos otimizaram a construção dessa base, trazendo à tona ferramentas de Business Intelligence e Analytics que auxiliam não só na coleta de dados mas, principalmente, na estruturação das informações e na apresentação dos resultados.

Se você ainda não sabe como utilizar essa metodologia na sua empresa, siga a leitura deste post. Vamos diferenciar os conceitos de Business Intelligence e Analytics, explicando a importância da análise de dados para alavancar as vendas. Também mostraremos como implementar essa estratégia para manter a vantagem competitiva do seu negócio mesmo em tempos de crise. Confira!


Tempo de leitura: 9 min

Você vai ler sobre:

  • A diferença entre Business Intelligence e Analytics
  • A importância da análise de dados para tomar decisões
  • A ferramenta certa para uma análise sólida e estruturada

 

 

Diferenciando Business Intelligence e Analytics

Em linhas gerais, podemos dizer que os dois conceitos derivam de uma tendência mais ampla (que é o Big Data) e têm como principal objetivo o uso inteligente da informação para melhorar o desempenho das empresas no mercado. A diferença é que o Business Analytics (BA) é um pouco mais abrangente, funcionando como uma evolução do Business Intelligence (BI).

O Business Intelligence auxilia o gestor no planejamento estratégico do negócio, com foco na inteligência comercial. A técnica parte da coleta e análise de um extenso conjunto de dados que permitem compreender a performance da empresa e, então, tomar decisões mais assertivas dali em diante. O Business Analytics, por sua vez, é um complemento ao Business Intelligence.

O BA tem mais recursos de estatísticas preditivas do que o BI, oferecendo uma visão mais aprofundada das métricas da organização. A técnica otimiza o processo de estruturação e decodificação dessas informações, o que facilita a interpretação dos gráficos que trazem os indicadores do negócio. Dessa forma, é possível identificar com agilidade e segurança as estratégias que deram certo e aquelas que não foram tão eficazes assim.

Além disso, a proposta do BA tem um enfoque mais moderno, pautado pelas tendências e inovações constantes do mercado. Portanto, trata-se de uma análise mais criteriosa do que no BI. Embora ambas as técnicas demandem processos automatizados pela Inteligência Artificial, podemos dizer que no Business Analytics a investigação filtra melhor os dados, separando aquilo que é decisivo em uma base de informações aleatórias.

Tomando decisões com base em dados

Ter em mãos dados concretos sobre a performance da empresa e a produtividade das equipes é fundamental para o desenvolvimento da instituição. Afinal, como vimos, são esses dados que permitem tomar decisões baseadas em fatos e não em meros achismos. 

É por isso que as ferramentas de Business Intelligence e Analytics são tão importantes para o negócio prosperar e crescer.

Elas são responsáveis pela coleta, organização e análise do grande volume de informações decorrentes do processo comercial e de outros departamentos. E de nada adianta contar com esse conjunto enorme de dados se eles não estiverem estruturados de alguma forma, certo? Caso contrário, seria impossível visualizar de maneira didática e estratégica o que esses indicadores dizem sobre o andamento das vendas.

Nesse sentido, as técnicas automatizadas do Business Intelligence e Analytics farão o cruzamento de todos os dados (provenientes de diversos setores), traduzindo aquele conjunto em informações relevantes para que os gestores possam planejar as novas ações de vendas, bem como orientar e redirecionar as equipes com foco na inteligência comercial.

Isso - além de manter o alinhamento dos times e garantir um processo mais transparente - é fundamental para descobrir onde estão os eventuais gargalos da prospecção e como contorná-los de forma eficaz. 

Até porque os dados filtrados também evidenciam as condutas que trouxeram resultados positivos, gerando insights valiosos para maior fluidez nos processos.

Em seguida, resumimos as principais vantagens da decisão baseada em dados:

  • decisões mais assertivas e racionais;
  • processo mais eficazes e transparentes;
  • melhoria no atendimento ao cliente;
  • aumento da produtividade das equipes;
  • aumento das vantagens competitivas;
  • redução dos custos operacionais;
  • gestão de risco mais criteriosa.

Otimizando a análise de dados

Ok, já ficou bastante claro o papel da análise de dados no planejamento estratégico da empresa. Mas agora você deve estar se perguntando: como fazer uma análise que seja ao mesmo tempo confiável, rápida e segura? O Exact Spotter é a solução perfeita para isso, analisando uma série de fatores técnicos e situacionais que influenciam a jornada de compra do cliente.

O software conta com metodologia própria de Business Intelligence e Analytics que acelera e potencializa o cruzamento dos dados, gerando dashboards específicos para diferentes níveis de usuários dentro da empresa, como os gestores de Vendas e Pré-vendas. 

Assim, fica bem mais simples compreender as métricas e KPIs do processo comercial para redirecionar os esforços de cada departamento.

Os gráficos são personalizáveis e bastante intuitivos, o que favorece (e muito!) a apresentação dos resultados, já que tudo estará organizado de uma forma didática e atrativa. Isso representa um ganho enorme nas reuniões internas, evitando a perda de tempo no repasse das informações. 

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Em seguida, listamos as principais potencialidades do Exact Spotter:

1. Dashboard de produtividade dos times

Acompanhar de perto as equipes é crucial para avaliar o andamento das metas e a efetividade das estratégias adotadas. Fica muito mais fácil fazer isso quando se tem um bom software que filtra todos os dados relevantes e os reúne em um dashboard único, como o número de reuniões realizadas por cada membro do time e quais delas foram convertidas em vendas.

2. Visibilidade do funil de vendas

Prever a maturidade do lead também é algo imprescindível em um processo de vendas inteligentes, pois possibilita identificar as chances reais de negócio. O Exact Spotter faz isso por meio da análise de dados que influenciam a jornada de compra do cliente em cada estágio do funil. 

Assim, os gestores conseguem direcionar seus esforços para os leads que representam as melhores oportunidades de negócio.

3. Workflow de atividade completo

Nada como um fluxo de atividades detalhado e organizado para uma prospecção bem guiada, não é mesmo? Contar com esse apoio faz toda a diferença nas técnicas de abordagem, evitando que eventuais falhas humanas comprometam a argumentação. Além disso, com um workflow que enumera e direciona cada passo da prospecção fica mais fácil fazer uma venda consultiva e fechar o negócio mais rapidamente.

4. Integração com outros sistemas

Outro diferencial do Exact Spotter é que ele gerencia todos os dados dos leads em uma única plataforma, possibilitando a integração com softwares de automação de Marketing e CRM (Customer Relationship Management). Isso privilegia o relacionamento com o cliente, pois permite controlar de perto todo o ciclo de vendas para que os gestores possam ter certeza da efetividade das estratégias propostas.

5. Cadência de e-mails personalizada

Para cada perfil de cliente, uma abordagem específica. Essa é uma premissa básica do Marketing B2B que auxilia bastante no processo de decisão de compra. Por meio da ferramenta de cadência de emails, o software planeja o envio dos conteúdos de forma personalizada.

Isso é essencial para o engajamento dos leads, visto que eles só vão se interessar pelo material se aquilo realmente for compatível com suas dores e expectativas. Sobretudo nas ações dos times de Marketing e Pré-vendas, caprichar na abordagem é um fator decisivo para o sucesso da estratégia.

Até porque as equipes sabem que nem sempre o retorno do cliente virá já no primeiro contato. Portanto, é preciso otimizar as conexões para nutri-lo com qualidade até o momento da reunião agendada. Com uma cadência automatizada, dá para manter o lead engajado com o mínimo esforço operacional possível.

Falando em fatores operacionais, reforçamos a importância do Business Intelligence e Analytics na redução de custos do negócio e na tomada de decisões fundamentadas. Na era do Big Data, transformar dados aleatórios em informações valiosas é algo urgente em qualquer empresa. Você certamente não quer ficar para trás.

Então peça um diagnóstico gratuito e acelere suas vendas com o Exact Spotter!

 
Equipe Exact



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