Potencial de compra e sprints eficientes: como ir além com uma ferramenta de prospecção B2B

#259 Potencial de compra e sprints eficientes - como ir além com uma ferramenta de prospecção B2B

Conhecer o potencial de compra dos leads que chegam ao seu funil é fundamental para saber se vale a pena levá-los à conversão. Um dos principais objetivos de uma ferramenta de prospecção B2B é identificar os smart leads para que o time comercial não perca tempo prospectando oportunidades frias.

A qualificação dos leads é, portanto, o grande guia da prospecção B2B, visando reduzir o Custo de Aquisição por Cliente e acelerar as conversões. Quando já se sabe o que está envolvido no potencial de compra, fica muito mais fácil direcionar o trabalho das equipes para uma negociação ágil e efetiva.

Nesse post você vai entender como uma ferramenta de prospecção de clientes otimiza todas as etapas do funil comercial, operando da qualificação à análise dos indicadores para validar o planejamento estratégico dos gestores.

Se você se interessou pelo assunto e quer ter leads mais qualificados para melhorar seus resultados em vendas, nós podemos ajudar sua empresa! Depois de aproveitar o conteúdo, entre em contato e agende uma conversa com nossos especialistas.


Tempo de leitura: 10 min

Você vai ler sobre:


A importância do planejamento estratégico para gerar sprints eficientes

Sprint é toda ação que envolve “dar um gás”, ou trabalhar a todo vapor por um determinado período de atividade. Uma confusão comum é pensar que os sprints em vendas estão relacionados ao poder de compra dos leads.

No entanto, a decisão do prospect em fechar negócio envolve um tempo que é subjetivo, sobre o qual não se tem total controle.

Isso significa que a possibilidade de gerar sprints eficientes está nas mãos do time comercial, e não no poder de compra dos leads.

O gestor poderá, por exemplo, impulsionar o planejamento estratégico para definir, em um curto intervalo de tempo, ações para deixar o funil mais ajustado, curto e fluido.

Ou seja, acelerar os esforços de prospecção exige, antes de tudo, conhecer a fundo os potenciais clientes e suas principais demandas para entregar uma proposta de valor. 

É essa proposta, alinhada às expectativas do prospect, que estimulará o poder de decisão do cliente, fazendo com que ele se decida mais rapidamente pela compra.

Não está conseguindo corresponder às expectativas do seu prospect? Aproveite esta dica do nosso CEO Théo Orosco e conheça o ataque multidirecional: um hack infalível para otimizar a sua prospecção!


Segmentação e qualificação de leads como pilares da prospecção B2B

Não há como fazer um bom planejamento estratégico sem priorizar a segmentação e a qualificação dos leads

Essas práticas são decisivas para avaliar o fit de negócios do prospect com a empresa e, assim, saber se valerá a pena conduzi-lo pelo funil. 

Caso contrário, se os pré-vendedores encaminham um lead frio para o departamento de Vendas, haverá perda de tempo operacional e de dinheiro investido na prospecção.

Mas qualificar leads em profundidade também não leva tempo e sobrecarrega o time comercial? A resposta é não, desde que haja uma boa ferramenta de prospecção de clientes. 

Um software como o

Exact Spotter, ferramenta de prospecção B2B da Exact Sales, refina a filtragem dos leads usando dados de venda. Isso significa que o time comercial conseguirá enxergar o potencial de compra de cada lead que chega ao funil com muito mais clareza. Assim, somente as chances reais de negócio serão enviadas aos vendedores.

A melhor ferramenta de prospecção B2B: encontre o lead certo no momento exato

Os benefícios das ferramentas inteligentes vão muito além de uma qualificação aprofundada. O trabalho com a inteligência de dados por trás dessas soluções também permite estruturar o fluxo de trabalho e impulsionar a produtividade do grupo.

O Exact Spotter atua em todas essas frentes, gerando insights valiosos para o gestor elaborar um planejamento com estratégias de conversão bem definidas para cada etapa do funil. 

O Spotter é, atualmente, o único software LRM (Lead Relationship Management) nacional, integrando-se facilmente ao CRM para possibilitar o controle total da jornada dos clientes.

Veja as principais potencialidades do Spotter para impulsionar a prospecção B2B e acelerar as taxas de conversão da equipe.

Banner levantada mao

Identificação dos leads certos

O Spotter ajuda no Account Based Sales e lookalike para encontrar perfis de públicos semelhantes ao seu histórico de sucesso, prospectando os stakeholders certos. 

Além disso, recursos como o lead scoring também auxiliam na filtragem, identificando o grau de prontidão de compra a partir de um sistema de pontuação baseado no ICP da empresa.

 

Tomada de decisão mais assertiva

Com uma ferramenta de prospecção B2B, os processos decisórios dos gestores ganham eficiência, considerando o minucioso trabalho de cruzamento de dados pelo software. 

Assim, as equipes não precisarão mais agir apenas por tentativas de erros e acertos. A plataforma guia as ações dos colaboradores conforme padrões de sucesso já estabelecidos.

 

Trabalho com inteligência de dados

Uma base de dados bem alimentada é o que permite validar o planejamento estratégico, corrigindo gargalos e ajustando o funil sempre que necessário. 

O Spotter não só otimiza o trabalho com Business Intelligence, como também estrutura esses dados em interfaces intuitivas e de fácil acesso.

 

Organização da rotina corporativa

Todas as funcionalidades do Spotter contribuem para a organização da rotina corporativa e aceleração do fluxo de trabalho – quesitos essenciais para o melhor aproveitamento do tempo das equipes. 

Isso porque, com os processos automatizados, os colaboradores podem priorizar outras demandas, como a elaboração de um roteiro consultivo e 100% focado no lead.

Em resumo, os diferenciais e benefícios do Spotter para o processo comercial no segmento B2B são:

  • Estruturação do funil de vendas: ajuda na organização do ciclo e permite elaborar estratégias de conversão compatíveis para cada etapa;
  • Define roteiros de sucesso: a partir do histórico de dados da Pré-Venda, auxilia os colaboradores na elaboração de abordagens mais empáticas e consultivas;
  • Geração de inteligência de mercado: possibilita o trabalho com dados ricos que ajudam a compreender o potencial de compra de cada lead;
  • Identifica perfis de compra: auxilia na identificação do grau de maturidade dos leads a partir da lógica booleana e do lead scoring;
  • Controla o fluxo de trabalho: contribui para a produtividade do grupo por meio da definição de agenda e automação de cadências.

 

Tudo isso justifica o valor investido em uma ferramenta de prospecção B2B. O retorno é garantido desde o aprofundamento da qualificação, na tomada de decisão até a gestão dos indicadores para retroalimentar estratégias de sucesso.

Gostou da ideia e quer saber mais a respeito? Agende um diagnóstico gratuito e surpreenda-se com o que o Exact Spotter é capaz de fazer pelo seu negócio!


software vendas exact sales

Equipe Exact

Compartilhe

Você pode também se interessar por:

Ganhe 500 minutos de ligação para prospectar

+ 50% de desconto na implementação

Aproveite os últimos dias da promoção!
*Condições válidas para contratos fechados em fevereiro
DEMONSTRAÇÃO GRATUITA
Aprenda a vender mais com nossos especialistas tirando todas as suas dúvidas sobre nosso software para vendas