Sobre os ombros de gigantes: aprenda como fazer gestão de vendas de alta performance

Sobre os ombros de gigantes: aprenda como fazer gestão de vendas de alta performance
Por Equipe Exact  |   28 de Novembro de 2017
Voltar

Que bom que não é preciso inventar a roda novamente! Aprender com a experiência de outros é, sem dúvidas, uma das mais poderosas capacidades humanas. E no campo da gestão de vendas, não poderia ser diferente. Selecionamos neste artigo alguns dos maiores nomes em gestão de vendas de alta performance, para que você possa conhecê-los e aprimorar a máquina de vendas.


Tempo de leitura: 8 minutos.

Você lerá sobre:

  • Os maiores gestores do mercado atualmente
  • Grandes negócios
  • Gestores brasileiros de sucesso

"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes.- Isaac Newton

Em 1676, o famoso cientista Isaac Newton usou esta frase em uma carta. Com ela, queria afirmar a importância do trabalho daqueles que o precederam em descobertas.

Você conhece o trabalho de grandes empresários já consolidados no mercado, e quais técnicas de gestão de vendas de alta performance utilizam? Se não, conheça mais sobre estes gestores e inspire-se para dar novo fôlego aos negócios.

Quem são os maiores do mundo em gestão de vendas de alta performance?

Estes nomes, sem dúvida, estão entre os maiores do mundo. Os exemplos e obras que construíram, tornaram-se referência para muito além de fronteiras. Ideias foram traduzidas e compartilhadas em diversas línguas. Além disso, fundamentaram boa parte das estratégias em gestão de vendas de alta performance nos dias de hoje.

São alguns:

Aaron Ross

Este guru dos negócios foi capaz de aumentar, em US$100 milhões, a receita da empresa onde trabalhava (uma das maiores na vertical de SaaS do mundo). Vale lembrar, em cerca de dois anos.

Para conquistar tal façanha, desenvolveu um método de prospecção inovador, onde ensina que a gestão de vendas deve se basear em 3 pilares fundamentais. A receita deve ser:

  • Previsível;
  • Repetível;
  • Escalável.

Aaron defende que é possível transformar qualquer empresa em uma verdadeira “máquina de vendas milionária”. Para tal finalidade, é preciso contar com um processo robusto e metrificável.

→ Acesse o Site
→ Siga no LinkedIn

 

Jeff Thull

Diretor de uma das principais companhias de consultoria de vendas dos EUA, Jeff Thul bomba nos trending topics de gestão de vendas. As ideias propostas por Thull têm inspirado diversos gestores a modernizarem a máquina de vendas. Para você ter uma ideia, entre os clientes de Jeff estão as gigantes Microsoft, Shell, 3M e Siemens.

Ele defende a  aproximação com o cliente, de modo que o vendedor aja como um médico, melhor amigo e detetive. Primeiro, deve fazer o diagnóstico do problema. Depois, ganhar confiança e estar atento aos detalhes, assim como às informações, para se chegar a uma solução.

→ Acesse o Site
→ Siga no LinkedIn

 

Jo Owen

Especialista em vendas, é um dos mais renomados quando o assunto é gestão de vendas de alta performance. Autor de livros como “How to Lead” e “How to Management”, traz informações ricas acerca de técnicas de liderança eficientes. Estes e demais aspectos podem levar qualquer equipe a conquistar melhores resultados.

Quais valores um bom líder precisa? Quem responde esta pergunta é o próprio Jo, no vídeo abaixo:

→ Siga no LinkedIn

 

Mark Roberge

Foi o primeiro VP de vendas da Hubspot, e certamente um dos mais influentes homens de negócios da atualidade. Inclusive, já foi reconhecido pela revista Forbes como um dos top 30 Social Sellers do mundo. Mark abrange o processo comercial desde a contratação de vendedores com excelência, até o treinamento para resultados previsíveis. Também propõe aliar o trabalho da área de Marketing e Vendas a partir do SLA (Service Level Agreement). Além disso, a gamificação deste processo para gerar motivação.

→ Saiba mais
→ Siga no LinkedIn

Robert Cialdini


Cialdini ficou conhecido pela aplicação de conhecimentos da psicologia na gestão de vendas. Dessa forma, esteve focando na questão da persuasão, ou “Pré-suasão”, como nomeia seu livro mais recente.

O jogo da palavra dá-se no sentido de que é possível conseguir o “sim” antes mesmo de oferecer algo. Uma vez que o vendedor esteja atento aos 6 gatilhos mentais a seguir, conseguirá atingir a performance esperada:

  • Reciprocidade;
  • Apreço;
  • Prova social (popularidade);
  • Autoridade;
  • Escassez;
  • Comprometimento/Consistência.

Confira no vídeo abaixo, uma breve fala de Robert Cialdini sobre o método de “Pré-suasão”:

→ Siga no LinkedIn

 

Sean Sheppard

Sean Sheppard fundou a americana GrowthX, uma empresa venture capital no Vale do Silício. Esta, por sua vez, é focada em auxiliar o crescimento de startups em estágio inicial de desenvolvimento.

Seus serviços visam utilizar Growth Hacking para auxiliar empresas a encontrar um modelo de vendas previsível, junto ao Marketing. Ou seja, encontrar brechas para o sucesso e desenvolver estratégias rápidas de crescimento.

→ Acesse o Site
→ Siga no LinkedIn

Santo de casa também faz milagre

Conheça os brasileiros que alcançaram sucesso na gestão de vendas de alta performance. Inspire-se naqueles que já conhecem nosso mercado e sabem bem como acelerar os negócios por aqui: 

Bruno Beneduzzi

Bruno Beneduzzi traz no currículo mais de 16 anos de experiência em gestão de vendas de alta performance. O exímio desempenho lhe permitiu alcançar um crescimento de mais de 90% em três anos, aumentando a receita da Geofusion de R$11 milhões para R$19 milhões.

Dentre os motivos do sucesso conquistado, Beneduzzi ressalta o uso das técnicas de receita previsível de Aaron Ross.

→ Siga no LinkedIn

 

Claudio Tomanini

Grande executivo, tem mais 30 anos de atividade na área de gestão de vendas de alta performance. Hoje em dia, é professor da Fundação Getúlio Vargas e consultor em grandes empresas do país.

Desenvolve palestras onde alia conhecimento acadêmico e corporativo. Assim, ajuda gestores a melhorar máquinas de vendas, como um dos mais requisitados palestrantes nacionais.

→ Siga no LinkedIn

Daniel Baunds

Este especialista em aceleração de Vendas é também CEO de Vendas B2B Academy e mentor de Startups na InovAtiva Brasil.

Também faz parte da maior rede mundial de especialistas da área, junto de grandes líderes e influenciadores do mundo dos negócios.

Para conhecer mais, você pode acessar aqui alguns artigos dele com dicas quentes de como vender mais e mais rápido.

→ Acesse o Site
→ Siga no LinkedIn

Eduardo Muller

Este especialista em auxiliar empresas a aprimorar máquinas de vendas, é CEO da empresa B2B Stack. Fora isso, atua como VP de vendas na Universidade Previsível, sendo responsável por replicar o conhecimento de Aaron Ross no Brasil.

→ Siga no LinkedIn

Theo Orosco

Théo é referência em Pré-vendas e qualificação de leads no Brasil. Isso tudo ao adaptar o melhor da tecnologia estrangeira para a realidade brasileira. Afinal de contas, a Exact gerou uma receita de R$3 milhões em apenas 9 meses no ano de abertura, ganhando prêmios e tornando-se notícia no país inteiro.

Em 2013 Theo começou a trabalhar como consultor na empresa Welle Laser, onde desenvolveu o método que daria origem a Exact Sales dois anos mais tarde. A empresa foi a primeira beneficiada desta metodologia, com a qual alcançou o título de empresa que mais cresceu no Brasil em dezembro de 2013. O resultado foi tão positivo que a Welle tornou-se uma das principais investidoras para tirar a Exact do papel.

O software Exact Spotter tem trazido resultados de excelência para nossos clientes. Inclusa nisto, a implementação de um olhar mais apurado sobre o tratamento do lead. E assim, proporcionando um aumento na receita com ciclos de venda mais curtos e econômicos.

→ Acesse o Site
→ Siga no LinkedIn

 

Organizações de apoio ao empreendedor

Existem organizações que também se propõem a estimular o empreendedorismo. Dessa forma, oferecem suporte diversificado para auxiliar o desenvolvimento de negócios brasileiros.

Separamos algumas delas para o seu conhecimento:

1) ABStartups

A Associação Brasileira de Startups (ABStartups) tem o objetivo de auxiliar Startups a se consolidarem no mercado. Segundo ela, tais iniciativas são o futuro do país.

Tem uma série de programas voltados para o desenvolvimento de negócios, como:

- Papo com investidor: Para colocar empreendedores frente-a-frente com grandes investidores.

- Café com associados: Reuniões com CEOs associados para troca de experiências e estímulo a novas parcerias.

- ABStalks: Dicas estratégicas de empreendedor para empreendedor.
Dentre outras! Confira mais programas da ABS aqui.  

As ações colocadas em prática se dão no sentido de inspirar, capacitar, conectar e advogar pelas startups. Oferecem também benefícios e educação às empresas associadas. É importante ressaltar que qualquer Startup do Brasil pode fazer parte da ABStartups, por meio do site da Associação.

2) Endeavor

A Endeavor é uma organização internacional. Tem como objetivo multiplicar o número de empreendedores de alta performance no Brasil e no mundo. Fora melhorar o ambiente de negócios, para que cresçam cada vez mais.

Para aprimorar o ecossistema empreendedor do país, a Endeavor oferece cursos, consultoria e conteúdo para auxiliar empreendedores. Além disso, seleciona os melhores cases para divulgar os seus exemplos. A fim de inspirar novos  empreendedores a embarcar no mundo dos negócios.

Falando em bons exemplos, assista este vídeo que eles prepararam com cases de sucesso:

3) Sebrae

Sebrae significa Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Trata-se de uma entidade privada e sem fins lucrativos, atuante desde 1972.

O foco desta organização é promover capacitação e desenvolvimento aos pequenos negócios de todo o país. E assim, estimular uma competitividade saudável e sustentabilidade de empreendimentos.

Para ajudar empresas a vender mais o Sebrae desenvolve atividades como:

  • Consultoria: Oferece um diagnóstico da situação da empresa e para o qual poderá ser elaborado um plano de ações ao problema.
  • Feiras: Promove eventos que reúnem empresas de diversas áreas. Possibilitam exposição e comercialização de seus produtos e serviços.
  • Rodadas de negócio: Eventos com o objetivo de promover o encontro entre compradores e fornecedores. A finalidade é incentivar o desenvolvimento de parcerias e negócios.

E mais oficinas, cursos, palestras e outros serviços que ajudam a fazer decolar novos empreendimentos.

É interessante observar que o serviço prestado não é voltado apenas para empresas novas. Mas sim, para qualquer micro ou pequeno empreendimento que busque crescer, independente do seu estágio atual.

Agora cabe a você aproveitar os ombros destes gigantes e utilizar os exemplos demonstrados para chegar mais longe! Uma dica é seguí-los nas redes sociais (como o Linkedin). Desse modo, você fica por dentro de tudo e possui acesso a um conteúdo de qualidade, indicado pelos melhores do mercado.

Outra dica é ficar ligado na nossa academia Exact, que está cheia de conteúdos para ajudá-lo a resolver problemas com processos lentos e custosos. Que tal melhorar o pitch de vendas? Conheça a técnica do Elevator Pitch e construa um discurso incrível!

Equipe Exact



Compartilhe



Você pode também se interessar por: