Melhores estratégias comerciais: como o branded content pode aumentar as vendas da empresa?

melhores estratgias comerciais como branded content pode aumentar as vendas da empresa

Toda empresa necessita de exposição para atrair o público. A partir dessa premissa, são adotadas as melhores estratégias comerciais para cada caso. Algumas marcas vão no sentido do marketing outbound, com anúncios nas mídias essenciais, enquanto outras apostam no marketing inbound, atraindo principalmente pelo conteúdo. Há também as que investem em uma estratégia de comunicação 360º para maximizar os resultados.

No entanto, mesmo adotando uma só direção, ainda existem diferentes caminhos disponíveis. Dentro do inbound, por exemplo, temos o ramo do branded content, com suas particularidades diante de outras formas de conteúdo para atrair e conquistar leads. Você sabe o que é e como ajuda a aumentar as vendas? Confira adiante. 

 

 



 

Tempo de leitura: 7 min

Você vai ler sobre:

  • O que é branded content?
  • Marketing de conteúdo x conteúdo patrocinado x assessoria de imprensa
  • Por que branded content está entre as melhores estratégias comerciais?
  • Como fazer conteúdo patrocinado?

 


 

O que é branded content?

O marketing de atração (inbound), baseia-se principalmente na oferta de conteúdos úteis para o público-alvo. Essa é uma abordagem não interruptiva da comunicação, que responde aos interesses das pessoas com informações que as encaminham até uma decisão de compra.

Isso pode ocorrer de diversas formas e em variados formatos de conteúdo. Artigos, vídeos, seminários e e-books são alguns exemplos.

Na maior parte das vezes, as marcas usam esses recursos nos próprios canais de comunicação: blog, redes sociais, e-mail marketing… Nesses casos, elas mesmas falam das próprias soluções e de quem são.

Mas há outro jeito de a marca se apresentar ao público: por meio de um publisher, ou seja, uma empresa ou pessoa que fala sobre ela. Portanto, branded content (conteúdo patrocinado) é simplesmente o conteúdo da marca falado por um veículo de comunicação que não ela mesma.

Marketing de conteúdo x Conteúdo patrocinado x Assessoria de imprensa

As diferenças não param por aí e podem ser bastante sutis.

Além de ser feito nos canais de comunicação próprios, ou ainda em uma ação de co-marketing, como um post de convidado entre blogues, o marketing de conteúdo tem outra diferença para o conteúdo patrocinado. Enquanto o marketing de conteúdo busca de fato fazer o consumidor avançar no funil de vendas, o branded content desperta uma imagem positiva sobre o universo da marca, mas não necessariamente encaminha para uma ação concreta.

Então, branded content é o mesmo que assessoria de imprensa?

Embora os dois dependam de veículos de comunicação, em especial da imprensa, para a publicação do conteúdo sobre a marca, eles também são diferentes. A assessoria de imprensa notifica o público a respeito da empresa. Já o branded content educa, propõe interação e convence da relevância da marca em determinado assunto.

Marketing de conteúdo e branded content são estratégias complementares. O conteúdo patrocinado desperta o interesse pela marca e suas soluções, que busca por ela e é convertido em lead pelo marketing de conteúdo nos canais próprios.

Por que o branded content está entre as melhores estratégias comerciais?

Canais de prospecção: como se conectar com seu público-alvo - TotalVoice - PJ225

 

Agora, como o conteúdo patrocinado ajuda a melhorar a comunicação e aumentar as vendas?

1. Contextualiza a solução para um novo público

O marketing de conteúdo depende do interesse das pessoas, seja aprofundado, seja mais genérico, sobre determinado assunto relativo à marca. Por outro lado, o branded content contextualiza as informações para o público já fiel do veículo de comunicação, apresentando a marca e suas soluções.

2. Gera confiança para a marca

Ter alguém falando sobre a empresa, especialmente uma fonte de informações confiáveis, como na TV, na rádio e no jornal (impresso e digital), assegura o público de que aquela empresa é uma referência no assunto.

3. Aumenta a intenção de compra

Um estudo feito em parceria de IPG Media Lab, Forbes e Syracuse University indica que o conteúdo patrocinado gera uma intenção de compra 23% maior, em comparação com a publicidade digital comum.

4. Faz a marca ser lembrada

O mesmo estudo mostra que o branded content gera uma lembrança de marca até cinco vezes maior na comparação com a publicidade comum. Já a Nielsen revela que uma peça de branded content gera 86% de lembrança da marca.

5. Atrai leads mais qualificados 

O conteúdo patrocinado, por contextualizar melhor o universo da marca e educar o público, contribui para uma melhor qualificação de leads. Os visitantes chegam aos canais próprios da empresa mais bem informados e com um nível de interesse maior, o que facilita as etapas posteriores de conversão no processo de vendas.

Como fazer conteúdo patrocinado?

Uma estratégia de conteúdo patrocinado deve ser feita em parceria com um publisher. Por um lado, a marca apresenta o objetivo da comunicação, quem ela é e qual o perfil de público. Por outro, o veículo encontra a melhor forma de encaixar o conteúdo segundo os interesses da audiência.

Para facilitar esse processo, grandes empresas de comunicação oferecem serviços especializados em produção de conteúdo para marcas. É o caso do Estúdio NSC Branded Content, da NSC Comunicação, que cuida do planejamento, criação e distribuição desses conteúdos em Santa Catarina. Clique aqui e descubra como fazer branded content na NSC.

Conteúdo produzido em colaboração com o Estúdio NSC Branded Content.

 


 

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Equipe Exact

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