Prospecção passiva: como divulgar seu negócio em uma estratégia 360º?

Prospecção passiva: como divulgar seu negócio em uma estratégia 360º?
Por Equipe Exact  |   28 de Fevereiro de 2020
Voltar

Em um mundo ideal, sua empresa poderia apenas esperar o público chegar e dedicar-se exclusivamente ao bom atendimento. No mundo real, é preciso ir atrás de leads por meio de métodos de prospecção, seja a passiva, seja a ativa, para “fazer acontecer”.

Sabemos que você não pode esperar para vender mais, então vamos mostrar a seguir como ter uma estratégia 360º de comunicação e divulgar seu negócio para ter melhores resultados. Acompanhe.

 

 

 


 

Tempo de leitura: 7 min

Você vai ler sobre:

  • Lidar com objeções antes que aconteçam
  • O papel das mídias essenciais na prospecção passiva
  • Meios de comunicação para incluir na sua estratégia 360º
  • Por que divulgar seu negócio agora

 


 

Entenda as razões pelas quais você deve divulgar seu negócio em uma estratégia 360º:

Lidar com objeções antes que aconteçam

Suponha a seguinte cena: 

Você vai a uma lanchonete e pede um refrigerante. O garçom lhe diz que há duas opções, Coca-Cola e Tirulepa. Qual escolheria? Ainda que a marca desconhecida fosse melhor, você escolheria a Coca-Cola. A razão por trás disso é simples: todo mundo já conhece a Coca-Cola.

Os números comprovam essa tendência: o estudo “Secret Life of Search” demonstra que, em casos de intenção de compra, 82% dos consumidores escolherão a marca mais familiar. A Nielsen ainda revela que 60% dos consumidores com acesso à internet preferem um novo produto de uma empresa conhecida a apostar em outra marca.

É isso que acontece ao divulgar seu negócio: quando uma marca quer conquistar clientes da concorrência, ela aumenta a presença na mídia para ampliar o reconhecimento dela. Antecipa-se e consegue contornar objeções antes que aconteçam. 

Em um contexto de venda complexa, com diversos decisores envolvidos, em diferentes níveis de hierarquia e um processo de aquisição mais burocrático e estruturado, ser visto e fechar negócios é um desafio ainda maior. E buscar leads — futuro clientes — também. 

Imagine, então, conectar-se com uma empresa em que todos já sabem quem você é, o que seu negócio faz e o que o torna especial, desde o primeiro lead atraído até quem assina o contrato.

Isso não seria ótimo?

 Canais de prospecção: como se conectar com seu público-alvo - TotalVoice - PJ225

 

Mídias essenciais não foram substituídas 

Além do investimento habitual em redes sociais e Google Ads, é preciso ter uma comunicação 360°, incluindo as mídias essenciais. Elas têm um peso maior para o reconhecimento da marca e possibilitam resultados mais expressivos na divulgação do negócio.

Mas, afinal, o que são essas mídias essenciais? São aquelas mídias de comunicação em massa feita por veículos consolidados. Entram aí a televisão, a rádio, os impressos (como jornais e revistas) e os portais de notícias na internet.

Além do enorme alcance, essas mídias otimizam sua comunicação. Isso acontece de três formas principais:

  1. Segundo uma pesquisa da XP Investimentos, rádio, televisão, jornal impresso e portais de notícias na internet são os meios de comunicação com maior credibilidade junto ao público no Brasil. Em comparação com algumas páginas em  redes sociais, sem qualquer fonte reconhecida, os veículos têm maior credibilidade. O público confia muito mais neles e essa confiança é transmitida aos anunciantes.
  2. As mídias essenciais oferecem maior retenção da atenção do público, maior capacidade de lembrança do anunciante e até maior retorno sobre o investimento (ROI), como alguns estudos mostram.
  3. O amplo alcance da população, inclusive entre segmentos de nicho, permite encurtar alguns ciclos de vendas mais longos. Ao apresentar publicamente informações sobre o problema e solução oferecida, sua empresa qualifica melhor o público e estimula a procura pela sua marca.

Divulgar seu negócio nas mídias de massa fortalece a marca também a ponto de o próprio consumidor procurá-la, graças à confiança e percepção de valor na divulgação.

Quais são os meios de comunicação para incluir na sua estratégia 360º?

Como provavelmente você já divulga seu negócio nas redes sociais, por e-mail marketing e até pelo blog, vamos focar aqui nas mídias essenciais que farão a maior diferença na prospecção passiva.

Televisão

A TV é ideal para quem deseja ter a marca reconhecida, pelo prestígio que possui diante da audiência. É para quem quer ser visto sob um ponto de vista positivo e lembrado depois.

Rádio

A rádio é mais sugerida para aumentar a exposição da marca, considerado o excelente custo-benefício de anunciar nela. Permite ter uma boa frequência de veiculação de anúncios, mesmo com orçamento enxuto.

Impressos

Impressos, como jornais e revistas, têm os melhores índices de atenção exclusiva entre as mídias e também lideram na questão da confiabilidade do público.

Portais digitais

Ao trazer o conteúdo da sua marca para um portal como o NSC Total, por meio de branded content, é possível inserir naturalmente o consumidor no seu funil de vendas. A distribuição do conteúdo on-line também é muito importante para atrair leads para seus próprios canais digitais e ainda contribui com SEO, quando sites mais visitados fazem link com suas páginas.

Por que divulgar seu negócio agora?

Todos esses meios têm funções próprias ao divulgar seu negócio em uma estratégia 360º. Mas ainda há uma lição para levar desta leitura: não se cria uma marca forte da noite para o dia, que seja capaz de contornar objeções na prospecção ativa apenas com o nome e atrair sozinha na prospecção passiva.

Tudo isso, bem como qualquer  retorno da publicidade, vem com o tempo, em um trabalho de longo prazo. Portanto, para ser líder no seu segmento, é preciso investir na sua comunicação agora.

Descubra como otimizar seu investimento e as melhores soluções para divulgar seu negócio no portal Negócios SC, da NSC, a empresa líder em comunicação em Santa Catarina. Lá você aprende as melhores dicas de marketing, as maiores tendências do mercado e tudo o que precisa para turbinar suas vendas. Acesse o Negócios SC.

Conteúdo produzido em colaboração com o Estúdio NSC Branded Content.

 

 

 

Equipe Exact



Compartilhe



Você pode também se interessar por: