Em busca de talentos de pré-vendas: como escrever o anúncio ideal

Em busca de talentos de pré-vendas: como escrever o anúncio ideal
Por Scheila Silveira  |   28 de Dezembro de 2016
Voltar

"Seja bem-vindo à nossa empresa", a frase preferida de recrutadores e candidatos a vagas de emprego. Mas tudo começa com o anúncio ideal. Saiba aqui como você, gestor comercial, pode ajudar a equipe de Recrutamento e Seleção a encontrar os melhores talentos de pré-vendas.


Tempo de leitura: 3 minutos Você vai ler sobre:

  • Equipe de pré-vendas
  • Atração de talentos
  • Automação de processos

Por mais de uma vez, destacamos a importância do pré-vendedor na qualificação de leads, ou para a saúde da organização como um todo. E provavelmente você, gestor responsável por gerenciar tais talentos de pré-vendas, se questionou: ok, como eu encontro o melhor profissional agora?  

O desafio é tão comum que nós da Exact Sales prestamos este tipo de consultoria aos nossos clientes - faz parte da implantação da metodologia de vendas, inclusive (mais aqui). O chamariz é, inevitavelmente, o próprio anúncio de abertura da vaga. Vamos ver como tornar sua empresa mais atraente aos talentos de pré-vendas?

Talentos de pré-vendas: quem são?

Antes mesmo de abrir a vaga, é importante diferenciar os perfis profissionais.

  • Foco em geração de leads: Usa diferentes técnicas de marketing para atrair e capturar leads. Não é um pré-vendedor.
  • Foco em vendas outbound: É o (mal-)afamado operador de telemarketing.  Ainda que identifiquem dores, ainda praticam a velha forma de cold call (a gente apresenta a nova neste vídeo). Não apresenta os mesmos resultados de um pré-vendedor.
  • Foco em consultoria de vendas: Este sim, está entre os talentos de pré-vendas. Este profissional aconselha os clientes sobre como melhorar seus processos. Estamos (muitas vezes) falando sobre profissionais altamente bem sucedidos que trazem uma compreensão em profundidade de como impulsionar os resultados.

A vantagem de automatizar parte do processo de pré-vendas é que a inteligência artificial acaba por compensar a falta de experiência de alguns pré-vendedores. É o que acontece quando você utiliza softwares para replicar o conhecimento de profissionais mais experientes - até mesmo o CEO! Neste caso, o gestor comercial e o recrutador podem se dedicar a escolher talentos de pré-vendas com base em suas competências pessoais. O conhecimento técnico (que seria acumulado em anos) é transferido em poucos dias. A capacidade analítica e habilidade de rapport são mais relevantes que escolaridade, por exemplo.

Como escrever o anúncio perfeito?

Pense quais traços de personalidade são mais relevantes para o seu negócio. Ao nosso ver, os melhores talentos de pré-vendas:

  • Tem facilidade em relacionamentos interpessoais
  • Encaram a busca por resultados de maneira positiva
  • Acreditam na proposta de valor da empresa
  • Conseguem articular análises de mercado, empresa e produto/serviço

Se você deseja  alguém com este perfil na sua equipe, não esqueça de citar tais características no anúncio! Quanto ao anúncio em si, sugerimos a estrutura abaixo.

  • Nome da vaga: Termo geral + nível de experiência + ramo da sua empresa
  • Resumo da vaga: Qual a dor do seu próprio negócio que este profissional será contratado para sanar?
  • Atribuições e responsabilidades: Liste as funções pelas quais o candidato terá de responder. Incluir metas, quando relevante.
  • Experiência e habilidades: Cite características não poderão ser

Exemplo de vaga para pré-vendedor

Para manter os talentos de pré-vendas na empresa

Usar a tecnologia para acompanhar o desempenho e orientar os talentos de pré-vendas é importante, mas não é tudo. Algumas das nossas táticas de retenção:

Quer saber mais sobre como montar uma equipe de sucesso? Deixe seu contato que falamos com você logo logo.

Scheila Silveira

Conteudista



Compartilhe



Você pode também se interessar por: