Você está satisfeito com o desempenho do seu departamento comercial? O que acha que pode melhorar para conquistar resultados ainda mais expressivos?
Essas são perguntas que, comumente, passam pela cabeça de gestores de vendas. A busca pela otimização é uma constante na maioria das empresas. Por esse motivo, muitos optam pela implementação da Pré-venda.
Uma coisa é certa: usar a Pré-venda para qualificação de leads poupa muito trabalho. A metodologia é uma forma de estruturar os processos comerciais, a partir da otimização da comunicação entre Marketing e Vendas.
Com ela, você pode se livrar dos ciclos de vendas longos demais, diminuir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), além de muitos outros benefícios.
Nesta postagem, falaremos sobre esses e outros benefícios do uso da Pré-venda para qualificação de leads.
Tempo de leitura: 5 min.
Você vai ler sobre:
- O impacto da pré-venda para qualificação de leads;
- Como a pré-venda aumenta os seus resultados;
- Como saber mais sobre o lead ajuda a vender mais depressa.
Falando sobre a pré-venda
Já ouviu falar em pré-venda? Se ainda não ouviu, a gente explica detalhadamente para não restar dúvida de sua eficiência. Se você já sabe bem do que se trata e está buscando informações sobre a aplicação dela no setor comercial, este post também é para você.
A Pré-vendas é uma área que atua dando suporte ao time de Vendas. Ela faz a ponte entre o Marketing e o Comercial, filtrando toda a base de leads para selecionar as melhores oportunidades de venda.
Nem é preciso pensar muito para chegar a conclusão de que isso é excelente para as taxas de conversão. Afinal, somente os leads tecnicamente prontos para a compra são passados para o vendedor. Isso significa que ele terá matéria prima de mais qualidade e não perderá mais tempo com clientes sem o menor fit para negócios.
Quanto mais tempo produtivo, maior o Retorno Sobre Investimento (ROI) para os profissionais da venda técnica.
Para que isso aconteça, é realizada uma ligação prévia. Nela o representante da Pré-vendas (chamado pré-vendedor ou SDR – o Sales Development Representative) apresentará a empresa e buscará informações para que possa auxiliar o lead.
A postura é sempre consultiva e assistencial, deixando que o usuário fale sobre seus processos internos e dores enfrentadas. Desta forma, o pré-vendedor age como um interlocutor interessado. Sempre reforçando a autoridade do vendedor e se propondo a fazer uma ponte entre lead e especialista – a fim de ajudar o possível cliente a encontrar a melhor solução para seus problemas.
Dessa forma, ele faz a qualificação do lead a partir de parâmetros técnicos e situacionais. Falaremos mais sobre o processo de qualificação de leads com pré-venda no próximo tópico.
A importância da qualificação de leads
A qualificação de leads é a principal função do departamento de Pré-vendas. É por meio dela que é feito o reconhecimento das boas oportunidades de venda, para que somente as melhores sejam passadas para o vendedor.
Além de passar as oportunidades com maior fit de negócios, o processo de qualificação de leads com pré-venda ajuda no posicionamento do time de Vendas. As informações coletadas durante a aplicação dos filtros é registrada e repassada para o vendedor antes da reunião.
Desse modo, ele faz um estudo destes dados para avaliar as melhores alternativas e agregá-las ao seu pitch de vendas. Assim, o vendedor chega na reunião de vendas já sabendo das possíveis objeções, necessidades e expectativas do lead.
Conhecer as especificidades técnicas do possível cliente também ajuda a construir uma argumentação mais sólida. No final das contas, tudo isso torna o atendimento mais confiável e convincente.
A qualificação de leads acontece a partir de 2 filtros:
O primeiro, chamado filtro 1, busca avaliar o fit para os negócios. É uma análise de dados mais superficiais, porém muito importantes. Questões como o porte da empresa, o decisor da compra e localização são avaliadas neste momento.
Já o segundo, o filtro 2, serve para fazer uma qualificação aprofundada. Aqui são buscadas informações mais específicas, tais como:
- “Como é formada sua força de Vendas?”
- “Qual a principal dor enfrentada pela sua empresa?
- “Você está disposto a investir recursos agora para resolver esse problema?”
Somente com estratégias ativas de prospecção e qualificação de leads é possível ter controle verdadeiro sobre o processo comercial. Junto da qualidade vem a previsibilidade e todos os dados que você precisa para fazer uma gestão cada vez mais eficiente!
Como potencializar seus resultados com pré-venda?
Vamos evidenciar agora alguns pontos que comprovam os resultados da pré-venda. É com a melhora destes aspectos que todo o seu processo comercial passa a funcionar perfeitamente. Gerando mais resultados e garantindo as metas no final do mês.
A pré-venda torna a relação comercial mais confiável:
Devido a postura consultiva dos vendedores amparados pelas informações coletadas por uma pré-venda, os clientes tendem a confiar mais nesse modelo de negociação. Todo o amparo que os profissionais do departamento Comercial oferecem ao lead ao longo do processo de tração fazem a diferença. Essa relação confere ao profissional tudo o que ele necessita para fazer um atendimento assertivo – conquistando o cliente para além da primeira compra. Quais são as maneiras práticas de fazer isso?
- Abordagem personalizada;
- Possibilidade de estudar o mercado antes da abordagem;
- Uso de gatilhos mentais;
- Uso de cases de sucesso;
- Postura franca para atuar como um consultor;
- Processo claro para descartar aqueles leads que não fazem sentido;
- Desenvolvimento contínuo da Escuta Ativa.
A Pré-venda diminui os custos da operação:
Uma vez que a venda B2B complexa exige um vendedor técnico e altamente especializado, o custo de aquisição do cliente aumenta, porque o tempo desse profissional também custa mais caro. Com o método da Pré-venda, você consegue diminuir o número de vendedores sem perder produtividade. Afinal, se antes um vendedor fazia 3 vendas por dia sem leads filtrados, com a qualificação de leads este número pode subir para 6, por exemplo.
Os profissionais da prospecção podem ser juniores. Eles atuarão na Pré-vendas. É também uma oportunidade para quem está iniciando uma carreira no campo das vendas ter contato com outros profissionais e aprender o que precisa na prática. Na prática, como a diminuição de custos acontece?
- Otimização do tempo do vendedor especializado em fechar a venda;
- O prospectador será um profissional com a hora mais barata;
- O foco da operação será nas oportunidades – e não nos leads sem FIT;
A Pré-venda acelera o ROI:
Assim como os custos diminuem, o retorno também é muito mais rápido. Toda a inteligência comercial gerada nesse processo torna o ciclo de venda mais curto. A qualificação de leads permite que o vendedor aborde o lead somente no momento certo. O que quer dizer que não é preciso perder muito tempo com dúvidas e maturação. O vendedor fala precisamente o que deve ser dito e o lead se engaja muito mais depressa. Como isso acontece na prática?
- O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) cai;
- O Ciclo médio de Vendas cai;
- Você terá informações suficientes para ajustar processos e taxas ruins, como o churn (desistência), por exemplo.
Percebe como a pré-venda é essencial no processo comercial? Ela é a âncora da qualificação de leads e faz a ponte entre os departamentos de Marketing e Vendas – preenchendo esse gargalo que muitas empresas possuem. Assim, você conquista conversões mais rápidas e duradouras apenas otimizando o investimento de tempo e dinheiro. Clique aqui e saiba mais.