6 habilidades que todo coordenador de vendas precisa ter

6 habilidades que todo coordenador de vendas precisa ter
Por Equipe Exact  |   19 de Setembro de 2019
Voltar

Ter um coordenador de vendas habilidoso faz toda a diferença nos resultados da equipe. Isso porque o time é um reflexo do líder, espelhando a motivação e o comprometimento com as atividades do departamento comercial.

Um coordenador de vendas inspirador e competente extrai o melhor de cada colaborador. Respeitando a sua individualidade, identificando as suas capacidades e direcionando os esforços para o rumo certo. Liderar vai além de comandar. É orquestrar forças e recursos para cumprir objetivos com máxima eficiência.

Gostaria desse tipo de coordenador de vendas no seu time? Leia o post e conheça as 6 habilidades que todo líder precisa ter ou desenvolver.


Tempo de leitura: 5 min.

Você vai ler sobre:

  • Quais são as principais habilidades de um coordenador de vendas
  • De que maneira é possível treinar um bom coordenador de vendas
  • O que um coordenador de vendas precisa saber para ter sucesso

 

Afinal, o que faz um coordenador de Vendas?

Antes de entrarmos a fundo nas habilidades do coordenador de vendas, vamos começar pelo básico sobre o seu papel. 

Boa parte do cumprimento dos objetivos da empresa está nas mãos desse profissional. Afinal, ele é o responsável por motivar, dirigir, treinar e alinhar a equipe de Vendas, buscando melhorar seu desempenho e aprimorar estratégias pelo sucesso do coletivo.

O gerente precisa ter pulso firme para manter o ritmo da equipe e maleabilidade para compreender as necessidades de cada pessoa. Além disso, cabeça fria para analisar dados com distanciamento e coração para desenvolver relações de qualidade.

Seu coordenador de vendas precisa aliar o melhor dos dois mundos. E, assim, ter capacidade de estar à frente do time, guiando todos na melhor direção. Tudo isso serve de inspiração para fazer um trabalho diferenciado.

Agora, vamos para a parte prática desta gestão! Conheça as habilidades que todo coordenador de vendas precisa ter ou desenvolver, abaixo.

As 6 principais habilidades do coordenador de vendas de sucesso

As habilidades que apresentaremos a seguir são essenciais para desenvolver uma carreira como coordenador de vendas. Seja para você ou terceiros, vale prestar bastante atenção e tomar ações efetivas para torná-las parte da sua realidade.

Tome notas, planeje ações e leia quantas vezes forem necessárias. O importante é compreender a importância de cada uma destas habilidades e colocá-las em prática!

1- Habilidade analítica

Se tem uma coisa que faz parte constantemente da vida de um gestor são os dados. Tudo no departamento comercial gera informações. As quais precisam ser convertidas em insights estratégicos para aprimorar as ações da equipe.

Contudo, para uma mente não treinada, os números servem apenas para confundir e gerar trabalho inútil. Por isso, o coordenador de vendas deve analisar estes dados corretamente. E, assim, descobrir o que os números têm a dizer sobre ações do departamento de Vendas.

Não sabe exatamente quais números acompanhar? Então, você precisa conhecer os indicadores-chave ou KPIs. Assista ao vídeo abaixo para saber do que se trata e leia este post para conhecer os mais importantes.

2- Compreensão das personas

O trabalho do Comercial sempre é direcionado a outra pessoa. Logo, entender suas personas a fundo é parte da receita de sucesso do coordenador de vendas. 

Desenvolver esta percepção faz com que o coordenador de vendas entenda as reações e motivações de cada pessoa. Uma vez que as personas estão no centro do processo comercial, ter um estudo aprofundado delas é a forma de garantir assertividade.

Geralmente, as personas são construídas pelo departamento de Marketing a partir de um extenso estudo de caso e mercado. São consideradas questões como:

  • Temáticas favoritas;
  • Aspectos de personalidade;
  • Modo de comunicação;
  • Valores;
  • Expectativas sobre a solução;
  • Dores de mercado.

Caso a sua empresa ainda não tenha personas definidas, neste blogpost você pode aprender a desenvolvê-las.

3- Planejamento e organização

Junto à capacidade de analisar dados e criar personas para o processo comercial, está o planejamento. A fim de que isso faça sentido, o primeiro passo para o coordenador de vendas é organizar tudo. Ele deve usar planilhas, softwares especializados em Pré-vendas e Vendas, agendas e outras ferramentas importantes.

Desse modo, é mais fácil manter o controle sobre tudo o que acontece no departamento. Além da comunicação com a equipe e o restante da empresa. Fora isso, com organização, é possível prever eventuais problemas e planejar a solução antes de uma ocorrência.

4- Metodologia de coaching

O trabalho de um coordenador de vendas é muito semelhante ao de um coach. Sua principal função é manter o time motivado e auxiliar profissionais a se desenvolverem. Através da sua mentoria, todos devem ser capazes de conquistar seus objetivos e apresentar um curva de desenvolvimento ascendente.

Para isso, o coordenador de vendas deve estar atento a todos os profissionais do departamento. Deve acompanhar suas métricas de produtividade e seus atendimentos e aplicar feedbacks constantemente.

Também é importante trabalhar o espírito do grupo. Ou seja, criar um time unido para que haja cooperatividade no departamento de Vendas. Assim, o ambiente fica mais saudável para todos. O que é positivo tanto para os resultados, quanto para a própria equipe.

Afinal, um local desagradável gera muitas desistências. Algo que atrasa a performance, pois é preciso treinar novos profissionais a todo momento.

Instrua seu coordenador de vendas com dinâmicas de grupo, leituras de desenvolvimento pessoal e profissional e o incentive a ser alguém receptivo. Ouvir o grupo e saber se comunicar está no cerne de uma boa gestão comercial.

5-  Postura solícita

O consumidor não aceita mais um atendimento voltado exclusivamente para a venda. Isso é um problema de boa parte das empresas que mantém uma abordagem tradicional, como o antigo telemarketing. Nesse modelo, era comum o direcional exclusivo de fechamento.

Hoje, o mais adequado é estabelecer uma abordagem eficiente e consultiva. A empresa se coloca à disposição do lead para solucionar problemas e compreender a sua situação. Não adianta forçar uma venda da qual o lead não precisa. Isso apenas gera uma experiência negativa e novos detratores da marca.

O ideal é investir na cold call 2.0. Uma metodologia usada na pré-venda para mapear dores e desenvolver relacionamentos mais saudáveis.

Aqui, temos um guia disponível sobre como aplicar a cold call 2.0 em uma empresa.

6- Tecnologia adequada a Vendas

Por fim, a última habilidade necessária ao coordenador de vendas é se manter atualizado sobre as novas tecnologias.

Há uma infinidade de soluções para se tornar mais eficiente e encurtar a duração do ciclo médio de vendas. Segundo a Forbes, hoje, os vendedores gastam menos de 36% do tempo efetivamente vendendo. O restante é investido em atividades como preenchimento de relatórios, envio de e-mail, preparação de propostas etc.

Quando você alia tecnologia à sua rotina, é possível otimizar este tempo com atividades paralelas. Além, é claro, de contar com a assertividade destes softwares ao lidar com números, dados e registros.

Por isso, ofereça ao seu coordenador de vendas softwares como:

  • LRM para gestão de leads;
  • CRM para gestão de clientes;
  • ERP para gestão de recursos;
  • Automação de e-mail marketing.

Estas são 6 habilidades fundamentais para o sucesso do seu coordenador de vendas.

Contudo, não imagine que você precisa encontrar alguém com um “talento nato” em todas elas. Pelo contrário: um bom coordenador de vendas não nasce pronto. Ele aprende na prática e com treinamentos constantes para aprimorar e desenvolver suas habilidades.

Bem como qualquer outra profissão, trabalho duro e estudo é o segredo para desempenhar suas funções de modo satisfatório e produtivo.

Falando em treinamento, como anda o desenvolvimento de sua equipe de Pré-vendas?

Temos outras dicas para auxiliar o desenvolvimento destes profissionais, somando aos esforços do coordenador de vendas para atingir resultados.

Clique aqui e descubra como!

Boas Vendas!

 
Equipe Exact



Compartilhe



Você pode também se interessar por: