Como otimizar a tomada de decisão com um sistema de gestão?

Como otimizar a tomada de decisão com um sistema de gestão?
Por Equipe Exact  |   08 de Março de 2022
Voltar

A tomada de decisão é uma prática importante em uma gestão, que impacta diretamente no futuro dos negócios, bem como no desempenho dos colaboradores e na satisfação dos clientes. 

Isso pelo fato de que os gestores, ao longo do processo de decisão, estão sujeitos a fazer escolhas que podem afetar todos os setores da empresa, causando diversos problemas e prejuízos econômicos, principalmente quando baseadas apenas na intuição.

Diante desse cenário, com o intuito de minimizar os erros e alcançar os melhores resultados, a tomada de decisão necessita ser planejada e efetiva. 

Para isso, muitos gestores têm optado pelo uso de tecnologias, como ferramentas inteligentes – por exemplo, softwares ERP, CRM e LRM – que ao automatizar os processos, tornam as demandas mais efetivas e auxiliam na tomada de decisão.

Para entender como o ERP ajuda nesse processo, saiba o que é o ERP e as principais vantagens de optar pela implantação dessa ferramenta.


Tempo de leitura: 8 min

Você lerá sobre: 

*Este guest post foi escrito por W3ERP.


O que é o sistema de gestão ERP 

O  sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é uma ferramenta de gerenciamento empresarial, utilizada para automatizar os processos, integrando e centralizando os dados e informações de diferentes setores de uma organização. 

Imagine quanto tempo você e sua equipe perdem fazendo tudo manualmente. Mesmo sendo atividades simples como pagar as contas, demanda diversas ações de diferentes pessoas da equipe. Por exemplo, nesse caso de pagar as contas, é preciso agendar o pagamento, dar baixa, repassar para a área financeira, acrescentar no relatório de gastos, e por aí vai. 

Ao registrar as informações em um sistema ERP, você torna os processos mais ágeis. O sistema também disponibiliza relatórios que exibem análises de dados concretos, auxiliando os gestores na tomada de decisão.

Principais vantagens de um software de gestão

Veja algumas vantagens da implantação de um ERP e como ele auxilia nas demandas diárias em uma empresa.

Informações centralizadas

Toda organização, independente de seu porte, possui uma abundância de demandas, que geram um alto volume de informações que devem ser registradas e administradas diariamente.

No entanto, caso esses processos sejam feitos de formas diferentes e desorganizadas, a apuração das informações se torna mais demorada e inoperante, podendo facilitar as chances de erros e prejuízos.

Ao utilizar um software ERP, todos os dados ficam armazenados e integrados em apenas um local e isso facilita o processo de análise das informações, já que os diferentes setores da empresa ficam interligados e se comunicam rapidamente, permitindo que os problemas sejam solucionados com mais prontidão. 

Além disso, em grande parte dos casos, as ferramentas inteligentes como ERP, CRM e LRM podem ser integradas para que as informações possam ser compartilhadas entre as áreas da empresa. 

Por exemplo, um sistema ERP integrado a uma ferramenta LRM podem ajudar a reduzir os custos e trazer mais eficiência nos processos internos da sua empresa. De um lado, temos a automação de tarefas rotineiras e essenciais para performance. Do outro, temos a otimização de todo o processo comercial com leads qualificados

Processos automatizados

Com um sistema ERP e os dados centralizados em um único lugar, é possível acompanhar e administrar as informações em tempo real, de modo mais ágil e seguro.

Com isso, os processos e as demandas se tornam mais efetivos, podendo contribuir com a redução dos custos com mão de obra operacional, recursos e retrabalhos. Mais do que isso, também ajuda a evitar que as falhas humanas tenham impacto nos processos organizacionais. 

A automação dos processos também possibilita a criação de indicadores confiáveis (KPIs), fundamentais em uma organização no quesito de avaliação, desempenho e na criação de oportunidades futuras. Essas informações podem auxiliar nas estratégias de treinamentos para as equipes, mas também para que as equipes estejam alinhadas e possam focar nas atividades mais relevantes da função.

A área de vendas, por exemplo, pode contar com um software que automatize aquelas tarefas mais operacionais como enviar e-mails, fazer follow-up, agendar reuniões, entre outras, permitindo que o vendedor foque apenas nas reuniões de negociação. 

Personalização

Assim como foi falado anteriormente, todas as organizações possuem necessidades e demandas específicas, mesmo aquelas que atuam no mesmo segmento de mercado. 

Dito isso, um ERP é projetado para atender todas as exigências necessárias de um negócio, independente de seu nicho de atuação. Seus módulos são desenvolvidos e ajustados conforme as necessidades e os interesses de cada empresa.

Com isso, é possível pautar e definir como o sistema será utilizado, quais responsáveis terão acesso às informações e, também ajustá-los conforme a definição das metas e objetivos.

Como um sistema de gestão auxilia a tomada de decisão

Embora muitos gestores saibam da importância dos dados a favor do negócio, são poucos que conseguem analisá-los de forma efetiva. Isso porque não adianta ter acesso a uma extensa base de dados, se eles não estiverem organizados. 

O primeiro passo é considerar o apoio da tecnologia para o processo de análise de dados e organização da base. Assim, você para de olhar para dados que não levam a lugar nenhum, e foca nas informações que fazem sentido e trazem insights para sua empresa.

Dado que o software centraliza todas as informações, o processo de tomada de decisão se torna mais claro, objetivo e confiável, já que a gestão tem acesso a todos os dados e indicadores confiáveis.

Em um cenário cada vez mais competitivo, em que decisões importantes precisam ser tomadas em tempo ágil, é fundamental que os gestores contem com o auxílio de uma base de dados mais confiáveis.

Com o apoio da tecnologia, os dados do ERP e de outras ferramentas inteligentes podem ser cruzados para gerar percepções mais apuradas sobre o comportamento dos próprios processos.   

Agora que você conhece todas as vantagens de adotar um sistema ERP em sua empresa, escolha um software que seja referência e com o melhor custo benefício do mercado.

Busque por um sistema, customizável, que cumpra com excelência todos os recursos apresentados nesse conteúdo e ofereça outras vantagens e funcionalidades para lhe auxiliar nas melhores práticas de gestão.


Esse texto foi desenvolvido pela equipe do blog W3ERP, onde você pode encontrar conteúdos exclusivos sobre tecnologia e inovação.

Equipe Exact



Compartilhe



Você pode também se interessar por: