7 Tendências para a Indústria em 2024

blogpost-industria-dados

A indústria em 2024 vai passar por um processo de evolução tecnológica. Estamos no começo da Quarta Revolução Industrial e quem entrar no ritmo agora estará muito à frente quando o pico for alcançado. Por isso, é importante começar agora mesmo a adotar as tendências para a indústria em 2024.

Entre as inovações tecnológicas previstas ou já sendo aplicadas, há 7 que merecem maior atenção. Elas dizem respeito a diferentes setores da sua indústria e podem promover um avanço geral na sua gestão e nos seus resultados.

Nós pesquisamos informações a respeito dessas tendências, junto com alguns dados e informações extras de grande utilidade para quem quer manter sua indústria um passo à frente. Confira todas logo abaixo:

ERP Industrial

Uma pesquisa revelada em matéria de setembro de 2023 da HG Insights, portal de insights baseados em dados, prevê que ao menos 1,4 milhão de empresas invistam em ERPs com um valor total de 183 bilhões de dólares nos próximos 12 meses. 

No entanto, segundo a própria pesquisa, a região com mais fornecedores de ERP no mundo é todo o continente americano. Diante de 43% dos ERPs, como escolher o certo para sua empresa? Bem, um dos melhores critérios é conhecer o que é um ERP especialista versus um generalista.

ERPs especialistas são aqueles focados nas soluções de um único segmento. É dessa forma que criam e desenvolvem funcionalidades para dores típicas de um setor. Também, são capazes de prestar suporte adequado e na língua dos seus clientes. Na indústria, esse papel cabe a um ERP Industrial

Diferente do ERP generalista, que foca em atender a todos os cenários, então acaba por não atender problemas específicos. É possível ver um ERP especialista para indústrias sendo usado na prática a partir deste vídeo de demonstração do Nomus ERP Industrial.

Assista agora!

Prospecção automatizada movida por dados

O Big Data é um termo já popular da Indústria 4.0 e se refere à coleta de grandes quantidades de dados e que são analisados por certas ferramentas digitais. Dentro de vendas, é possível contar com uma solução que analisa todos os dados do seu mercado de atuação e gera um grande número de clientes em potencial, segmentados de forma precisa. 

Esse tipo de recurso não vem sozinho, mas acompanhado a outros em plataformas centralizadoras de vendas. O chamado Searching pode ser conectado a painéis personalizados, buscadores de contato, filtros de qualificação e roteiros de abordagem para otimizar todo o processo de vendas da sua indústria. Tudo isso e mais em softwares de vendas B2B.

Veja a demonstração gratuita de uma ferramenta que pode acelerar suas vendas!

Logística 4.0

A Logística 4.0 é o termo usado para a logística dentro da fase da evolução tecnológica em que vivemos. Ela é caracterizada por automação, sistemas ciberfísicos e eficiência com o uso dos ambientes virtuais.

Um grande exemplo que demonstra essa movimentação da indústria é a gigante asiática Alibaba que possui um estoque 100% operado por robôs. Eles guardam, recolhem, organizam, embalam e enviam. A Logística 4.0 se baseia em 6 princípios: a interoperabilidade, a virtualização, a descentralização, o tempo real, a orientação a serviço e a modularidade.

Indústria nas Nuvens

Segundo a gigante de pesquisas Gartner, até 2027, mais que 70% das empresas usarão plataformas de nuvem da indústria (ICPs) com boa parte do aumento acontecendo já em 2024

Esses sistemas combinam serviços subjacentes de SaaS, PaaS e IaaS, em combinações de softwares de diferentes fornecedores integrados em nuvem de forma personalizada e específica para a indústria.

CIPAA: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio

Essa inovação não é tecnológica, mas pode usar tecnologia em sua concepção e é uma grande tendência. A legislação brasileira sobre segurança do trabalhador avançou e agora, em vez de termos uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes apenas, adicionou-se um novo A, virando CIPAA.

A tendência aqui é investir mais na prevenção de assédio na indústria. Com a diminuição na segregação entre gêneros e na promoção de maior respeito por mulheres e LGBTs, essa luta ganhou mais evidência, além também da luta contra o assédio moral contra todo tipo de colaborador.

Pacientes Fictícios na Indústria Farmacêutica

A testagem de medicamentos e tratamentos em animais e pacientes sempre foi um campo de discussão na indústria farmacêutica e da saúde no geral. Independente da posição que você assume, sabe que não existe uma resposta perfeita, essa é uma polêmica que ainda não tem uma solução perfeita. Mas estamos caminhando para ela.

Segundo o Big Ideas 2024, pesquisa do Linkedin com seus Top Voices, os testes clínicos agora serão realizados em pacientes sintéticos criados por Inteligência Artificial. Essa tática ampliará as possibilidades de testagem e quanto mais avançado, maior será a possibilidade de chegar nas propostas de tratamento para seus pacientes. Caso sua indústria seja da área de medicamentos e suplementos, você poderá desenvolver  produtos com maior facilidade.

Carne de laboratório com proteína animal

A indústria vegana ganhou muita força nos últimos anos com os produtos plant-based (feitos de plantas) como substituição à carne de animais no consumo de proteínas. Mesmo que o mercado vegano continue crescendo em 2024, a nova tendência é voltarmos para a carne animal, mas sem machucar nenhum bicho.

Se trata da carne de laboratório que, segundo o G1, deve chegar ao mercado brasileiro, mas que ainda está tentando vencer o maior desafio: produzir em larga escala e com menor custo. As gigantes tupiniquins JBS e BRF já se mostraram a favor e estão investindo na carne cultivada em laboratórios, enquanto startups também estão se movimentando.

O setor acadêmico brasileiro também está envolvido, a ponto que a Embrapa tem um projeto de criar um filé de frango cultivado 100% em laboratório até o final do ano na sede em Concórdia SC.

O que fazer com esse conhecimento? Duas dicas fortes!

ciente das tendências – é preciso saber onde e como aplicá-lo. A melhor forma de chegar nessa resposta é se manter estudando com fontes confiáveis e de autoridade nos campos de interesse da indústria.

Tenho duas dicas para você seguir como próximo passo. A primeira é sobre o setor de PCP (Planejamento e controle de produção), enquanto a segunda diz respeito ao seu setor comercial. 

O Blog Industrial da Nomus publica frequentemente matérias a respeito de produção, gestão, estratégias, logística, marketing e processos de fabricação. Por lá, você fica ciente da estrutura raíz de tudo que está em alta nessas tendências. Se inscreva e receba notificações diretamente no e-mail sempre que sair uma matéria nova.

Por João Pedro Brutschin – Copywriter da Nomus.

Esperamos que nosso post entregue um bom ROI para você!

software vendas exact sales

Equipe Exact

Compartilhe

Você pode também se interessar por:

DEMONSTRAÇÃO GRATUITA
Aprenda a vender mais com nossos especialistas tirando todas as suas dúvidas sobre nosso software para vendas