Planejamento de metas de vendas para 2023

planejamento de metas de vendas

Certamente, o planejamento de metas de vendas é um dos caminhos mais eficientes para vender de forma inteligente. Afinal, quando planejamos as nossas ações, aumentamos a possibilidade de obter sucesso.

A competitividade do mercado requer uma antecipação nos processos de vendas. E, para que uma empresa se prepare para enfrentar a concorrência, é necessário planejar os passos para materializar e tornar as vendas reais.

Dada a importância dessa estruturação de objetivos, elaboramos este artigo sobre planejamento de metas de vendas. Vamos falar para que serve esse planejamento, daremos dicas para o ano de 2023 e mostraremos a relação com a inteligência de dados.

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Para que serve um planejamento de metas de vendas?

Para começar, é importante termos em mente que o planejamento consiste em coordenar ações para atingir objetivos específicos. Nesse caso, os objetivos são as metas de vendas.  

Portanto, o planejamento de metas de vendas é a organização dos objetivos a serem seguidos e alcançados pela empresa no ano que segue. Ela serve para  promover a prospecção de leads certos para o seu negócio e impulsionar o fluxo de vendas.

Como fazer planejamento de metas de vendas em 2023?

Quando nos aproximamos de um novo ano, aumentamos as expectativas de que o que está por vir será melhor. Ficamos até mesmo mais motivados tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Mas, para que as melhorias aconteçam, é necessário que as metas sejam estruturadas de forma estratégica e organizadas em ações. 

Para que a sua organização consiga tirar as metas do papel, algumas dicas podem ajudar no planejamento de metas de vendas:

  • comece no ano anterior, ou no início do ano;
  • use a tecnologia em vendas;
  • determine os produtos que pretende vender;
  • personalize o produto segundo o público-alvo;
  • trace a estratégia de marketing;
  • calcule os custos envolvidos no planejamento;
  • tenha um plano B;
  • apresente o planejamento;
  • treine o time de vendas.

Comece no ano anterior

A liderança que começa o planejamento de metas de vendas no ano anterior, ou no início do ano, consegue obter algumas vantagens, como: 

  • mais tempo para definir as suas tomadas de decisão;
  • refletir os resultados alcançados;
  • traçar ou manter novos procedimentos;
  • sair na frente dos concorrentes.

Além disso, essa atitude de antecipação, ajuda a garantir a continuidade do fornecimento de produtos e serviços oferecidos, principalmente, nos primeiros meses do ano. 

Um dos motivos disso é que, em alguns casos, determinados fornecedores entram em recesso coletivo e param a produção, podendo assim faltar recursos como matéria-prima.

Mas, se por algum motivo, não conseguir providenciar o planejamento de metas de vendas com antecedência, não deixe de fazê-lo. O importante é se preparar de forma inteligente, mesmo que haja atrasos.

Use a tecnologia em vendas

Durante a elaboração do planejamento de metas de vendas use e abuse dos recursos que a tecnologia de vendas oferece. A inteligência artificial (IA) e a automação vieram para ficar e nos ajudar em nossas atividades.

Para isso, busque a ferramenta ideal para o seu negócio.

Determine os produtos que pretende vender

Se você fornece mais de um produto ou serviço, determine quais pretende vender no ano de 2023. Inclusive, pode ser que inclua mais alguns ou até mesmo retire aqueles que considera que não agregam mais valor para o seu estabelecimento.

Para isso, analise as vendas de 2022, verifique quais são as tendências do mercado. Acompanhe os feedbacks dos seus clientes nas suas pesquisas de satisfação e nas redes sociais. Esses locais são ideais para conhecer a dor do seu público e ajudar a criar insights.

Personalize o produto segundo o público-alvo

Adaptar os produtos que podem ser personalizados durante a elaboração do planejamento de metas de vendas ajuda a sua empresa a ter um diferencial no mercado. Isso porque, nesse processo, é possível contactar com os departamentos de desenvolvimento e produção para analisar a possibilidade de personalização.

Tenha em mente que todos, enquanto clientes, gostam de se sentir únicos. E, se o cliente souber que tem algum produto construído para atender às suas necessidades, a possibilidade de fidelidade com a empresa é certa.

Trace a estratégia de marketing de vendas

Para você traçar a estratégia ideal de marketing de venda, sugerimos que comece pela identificação do perfil do cliente. Isso é o que chamamos de Ideal Customer Profile (ICP).

Fazendo isso, você encurtará o seu caminho para atingir o esperado no planejamento de metas de vendas, pois conseguirá captar e atingir o público certo para concretizar os negócios com o seu empreendimento.

Calcule os custos envolvidos no planejamento

O custo dos objetivos traçados no planejamento de metas de vendas é uma das primeiras perguntas que se deve responder para os diretores e acionistas. Afinal, eles querem resultados, mas não querem fugir do orçamento e prejudicar a saúde financeira do empreendimento.

Portanto, faça orçamento de todas as ações previstas no seu planejamento, programando os investimentos para executar cada atividade.

Tenha um plano B e seja flexível

Tenha um plano B quando elaborar o planejamento de metas de vendas. Por exemplo, o cenário do mercado pode sofrer alguma alteração que force sua empresa a  mudar alguns objetivos. Desse modo, seja flexível e aberto a novas ideias, estando sempre atento ao mercado e ao comportamento do cliente. 

Apresente o planejamento

Assim que tiver todas as metas traçadas e conferidas, é chegada a hora de apresentar o seu planejamento para os CEOs, investidores e demais componentes da direção do empreendimento.

Para valorizar o seu trabalho, elabore um evento bem profissional. Construa slides com dados e informações relevantes. Evite exageros para não desgastar os participantes.

Limite-se a convidar as pessoas certas, ou seja, que tenham influência e com capacidade de tomada de decisão nesse processo. Certifique-se de que a data, o horário e o local sejam convenientes para todos.  

Treine o time de Vendas

Após a aprovação do seu planejamento de metas de vendas, inicie o quanto antes o treinamento do time de vendas. Faça a reciclagem dos profissionais mais experientes e a integração dos novatos.

Saiba que treinamento e informação são duas das melhores maneiras para atingirmos nossos resultados profissionais com eficiência. 

Para conquistar um maior engajamento, esclareça que todas as pessoas convidadas para o treinamento de vendas são importantes para conquistar os objetivos do empreendimento.

 

Planejamento de metas de vendas e inteligência de dados

Agora que apresentamos as principais dicas para elaborar um planejamento de metas de vendas eficiente, saiba que o pós-planejamento também é uma estratégia de grande importância para quem vai vender com inteligência. 

O planejamento de metas de vendas precisa ser monitorado a partir de indicadores de desempenho. E isso não é uma tarefa difícil, desde que você coloque os recursos da tecnologia para ajudar.

As ferramentas com inteligência de dados estão em um processo tão avançado que elas entendem o que você mais usa e precisa. Elas aprendem (através do que chamamos de aprendizado de máquina) o que é mais relevante para as suas vendas.

Ferramentas inteligentes para análise de dados 

O processo de utilização da inteligência de dados é conhecido como Business Intelligence e Analytics. Nele, acontece o cruzamento de todos os dados provenientes de diferentes departamentos para fornecer insights mais precisos.

A inteligência artificial usa o conjunto de informações relevantes para que os gestores possam planejar as novas ações de vendas, bem como orientar e redirecionar as equipes com foco na inteligência comercial.

Com isso, você e a sua equipe de vendedores não perdem tempo com tarefas manuais e repetitivas e podem focar no atendimento ao cliente e no desenvolvimento de estratégias de gestão da força de vendas.

Então, faça com que as suas ações profissionais se tornem eficazes, tome decisões premeditadas e seguras por meio do planejamento de metas de vendas. Assim, você reduzirá custos e venderá mais. 

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Equipe Exact

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