E-mails na Pré-venda: tenha o máximo de eficiência na prospecção de clientes

obtenha o maximo de eficiencia com o uso de emails na pre venda

O Exact Spotter é o principal software para quem deseja qualificar leads em profundidade, via telefone. Mas sabia que uma nova feature permite enviar e receber e-mails de prospecção e follow-up dentro da plataforma? O uso de e-mails na Pré-venda aumenta a produtividade da equipe, principalmente para a escalada de contato. Neste overview, veja como o novo recurso torna a comunicação mais eficiente e, ainda, facilita o trabalho do gestor.


Tempo de leitura: 3 minutos. Você vai ler sobre:

  • Por que e como escalar contatos por e-mail
  • Comunicação entre lead e pré-vendedor
  • Rastreabilidade: uso de dados para identificar gargalos no processo comercial

Quem trabalha com vendas complexas sabe que qualidade de leads representa relações mais duradouras e lucrativas. É verdade que, em Pré-vendas, mais tentativas significa mais conversões de leads em clientes… mas quando você incentiva os pré-vendedores (SDR / BDR) a focar em conversas realmente produtivas, o funil de vendas ganhe velocidade.

Considerações acerca do uso de e-mails na Pré-venda

O bom uso de e-mails pode engajar os leads ao longo do processo de prospecção, durante os primeiros contatos. Mas são úteis principalmente para nutrir os leads que já estão sendo trabalhados pelos pré-vendedores.

Isso é especialmente importante considerando que o número de interações necessárias para escalar contatos tem crescido. De acordo com a SalesFolk, a média de tentativas necessárias para contatar o decisor subiu de 7,2 para 8,3 entre 2015 e 2017. Os gatekeepers estão melhor preparados.

Para conquistá-los, os e-mails são usados para despertar a confiança e vender credibilidade. Não é o momento, ainda, para mostrar o valor do produto. Você quer ‘vender a call’ como uma oportunidade única para o lead aprender algo valioso sobre o próprio negócio.

Quem recebe o email deve ser levado a pensar: “que ideia atraente e relevante” e “preciso conhecer melhor”. Para isso, há um roteiro básico a seguir:

  • Indique um motivo para entrar em contato (um conhecido em comum, uma tendência de mercado, etc.);
  • Diga por que o assunto merece atenção (no Marketing, há uma expressão interessante: What’s in it for me? – WIIFM. Traduzindo, fica algo como “o que que eu ganho com isso?”);
  • Aponte o gargalo ou possível dor de negócio do lead, para gerar interesse;
  • Sinalize uma ação claramente (call to action – CTA) claro: “Agende uma demonstração”, por exemplo.

O importante é incentivar o time de Pré-vendas a tornar cada interação valiosa para ambas as partes desde o início. Identificar já na pré-venda o comprador decisor levará muito menos tempo e esforço para a equipe de Vendas.

Com tudo isso em mente, desenvolvemos uma nova central de e-mails para o Exact Spotter. Com ela, o pré-vendedor envia e recebe emails de prospecção e follow up dentro da plataforma. E o gestor da área consegue combinar métricas de e-mail e ligação para ter melhor controle do funil de vendas.

Vantagens do uso do Exact Spotter para emails e ligações

O disparo de emails por dentro do Exact Spotter, sem a necessidade de softwares ou plataformas externas, permite:

Unificar ferramentas e backup de informação

Tenha melhor governança de dados! Ganhe com maior controle sobre as informações trocadas entre pré-vendedores e leads. O gestor tem a tranquilidade de ter o backup da informação. Mesmo que o email seja excluído, fica replicado no timeline do lead.

Com toda a comunicação registrada no Exact Spotter, você evita perder informações sobre negociações… mesmo se houver rotatividade na equipe. Sem oportunidades perdidas.

Outra vantagem: o Exact Spotter é integrado ao GMail. A unificação das ferramentas possibilita a criação de “atalhos” entre o software e o email. Com isso, o pré-vendedor ganha eficiência na realização das tarefas que roubam tempo.

Rastrear a abertura de e-mails

É comprovado que entrar em contato com o lead minutos após a leitura aumenta a chance de engajá-lo a um agendamento. Por isso, o Exact Spotter notifica o pré-vendedor assim que o e-mail for aberto. Usuários Exact Spotter usufruem da rastreabilidade de emails de prospecção (mail tracking) sem a necessidade de instalar plugins específicos.

Controlar a qualidade da comunicação

O Exact Spotter permite ao gestor a configuração de múltiplos templates de email de prospecção. Entre as vantagens está a inserção de campos que acrescentam automaticamente dados do lead para a personalização da comunicação em escala.

Outros ganhos em qualidade?

  • Evite erros de digitação ou gramaticais que podem diminuir a admiração que o lead tem pela empresa;
  • Aumente a eficiência do time, com a diminuição do tempo de redação dos e-mails;
  • Padronize comportamentos. Por exemplo: enviar um e-mail de aquecimento ou de lembrete antes das reuniões de vendas com leads.

Se você está pronto para otimizar o uso de emails na Pré-venda, chegou o momento de conhecer o Exact Spotter. Clique aqui para uma demonstração.

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Equipe Exact

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