O que é Growth Marketing e como aplicá-lo em sua estratégia de negócios

Prancheta 1

Growth Marketing é uma abordagem estratégica de marketing que visa impulsionar o crescimento de uma empresa de forma rápida e eficiente. Como outros termos no mundo dos negócios, o Growth Marketing pode causar certa confusão.

Mas não se preocupe. Neste artigo, vamos explorar em detalhes o que é o Growth Marketing e como você pode aplicá-lo em sua estratégia de negócios:

  • O que é o Growth Marketing?
  • Como o Growth Marketing se diferencia do marketing tradicional?
  • Quais são os pilares do Growth Marketing?
  • Como definir uma estratégia de Growth Marketing para sua empresa?
  • Quais são as métricas e ferramentas de análise utilizadas no Growth Marketing?
  • Como criar um funil de conversão eficiente para maximizar os resultados do Growth Marketing?

Continue conosco e boa leitura!

O que é o Growth Marketing?

De maneira simplificada, o Growth Marketing é uma estratégia de marketing que não apenas visa trazer novos clientes, mas também busca envolvê-los consistentemente e torná-los consumidores de longo prazo e promotores do seu negócio.

Assim, o Growth Marketing vai além do topo de funil, isto é, não foca apenas em números de cliques e acessos nas páginas, likes e comentários – o foco é construir relacionamento duradouro que se traduz em vendas recorrentes.

O Growth Marketing, então, é uma ferramenta poderosa que pode alavancar as vendas do seu negócio, ajudando a empresa a consistentemente atingir suas metas e conseguir novos clientes, aumentando a receita.

Como o Growth Marketing se diferencia do marketing tradicional?

O marketing tradicional já vem sendo complementado com outras vertentes e estratégias há bastante tempo – com a transformação digital, por exemplo, tem se falado muito mais em marketing digital do que em marketing tradicional, já que cada vez mais é necessário fortalecer a presença online.

Dessa forma, o Growth Marketing se destaca como uma forma “atualizada” de marketing: enquanto no tradicional o foco estava apenas em gerar novas vendas e awereness, usando majoritariamente a mídia tradicional – rádio, TV, jornal –, o Growth Marketing tem como foco nutrir um bom relacionamento com os clientes, através de canais digitais e estratégias modernas e inovadoras.

Outro ponto que diferencia os dois é o fato de o marketing tradicional contar principalmente com profissionais da comunicação, enquanto o Growth Marketing é uma área multidisciplinar, que abarca tanto profissionais da comunicação como também de marketing digital, gestão de tráfego, tecnologia e até engenharia.

Quais são os pilares do Growth Marketing?

Os principais pilares do Growth Marketing são:

  • crescimento exponencial;
  • base nos dados;
  • foco no digital;
  • realização de testes.

Vamos ver a seguir cada um deles em mais detalhes. Confira!

Crescimento exponencial

O Growth Marketing surge como pilar mais importante o crescimento exponencial – e é por isso que, às vezes, é confundido com Growth Hacking, outra estratégia. Apesar de compartilharem muitas ideias, o Growth Hacking busca resultados rápidos, enquanto o Growth Marketing é focado no longo prazo.

Tendo essa diferença estabelecida, é importante ressaltar que o crescimento do Growth Marketing busca sempre ser sustentável, isto é, construído sobre uma base sólida, estratégica, para que os resultados cresçam exponencialmente.

Base nos dados

Para que o crescimento exponencial seja sustentável, como mencionamos no tópico anterior, é essencial que as decisões sejam tomadas com base em dados reais da trajetória profissional da empresa.

Assim, é necessário coletar e processar dados relevantes como: histórico de preços e vendas, informações sobre tráfego – tanto orgânico quanto de campanhas de tráfego pago –, número de clientes ativos e o que mais for importante para o negócio.

Foco no digital

Diferentemente do marketing tradicional, o Growth Marketing busca acompanhar a transformação digital pela qual as empresas e – e todo o mundo – estão passando. Assim, seu foco está no digital.

Isso significa que as estratégias utilizadas serão acompanhadas de bastante tecnologia e inovação, tudo para atingir novos clientes, de maneira eficaz e funcional, e também nutrir o relacionamento com quem já comprou do seu negócio – afinal, manter um cliente custa bem menos para a sua empresa do que conquistar um novo.

Realização de testes

Como você pôde perceber, a pegada do Growth Marketing, por ser uma área multidisciplinar, é bem mais complexa. Assim, outro pilar bastante importante é a realização de testes.

Isso é superimportante porque permite que os profissionais inovem sem medo, mas com a garantia de que, depois, analisando os resultados, possam entender o que de fato funcionou e o que é melhor ser repensado.

Um grande aliado do Growth Marketing é o teste AB, que consiste, de maneira resumida, em acompanhar duas amostras: uma chamada de controle, em que nenhuma alteração foi feita, e uma amostra variante, em que a mudança desejada é aplicada.

Lembre-se de que é necessário testar poucas alterações por vez – se uma mesma amostra variante contar com 5 mudanças em relação ao controle, não há como saber qual exatamente é a responsável pelo sucesso ou fracasso, certo?

Como definir uma estratégia de Growth Marketing para sua empresa?

Elaborar uma estratégia eficiente de Growth Marketing passa pelos mesmos estágios que já conhecemos:

  • ter clareza do público-alvo;
  • identificar clientes em potencial;
  • selecionar redes e plataformas com estratégia;
  • criar o conteúdo adequado ao seu público;
  • monitorar os resultados constantemente.

Ter clareza do público-alvo

Essa é uma etapa essencial do planejamento estratégico de qualquer negócio. Os seus clientes ativos compartilham características em comum – moram em áreas parecidas, por exemplo, ou têm a mesma faixa etária e classe social –, e saber identificá-las é bastante importante para saber focar seus esforços.

A expressão “dar murro em ponta de faca” define bem essa relação. Não adianta insistir em querer atrair um cliente que não tem a ver com o seu negócio. É bem mais produtivo focar a energia da sua equipe em quem realmente tem interesse em consumir seus produtos ou serviços.

Assim, ter clareza do público-alvo é o “passo zero” da elaboração de uma estratégia eficiente de Growth Marketing.

Identificar clientes em potencial

Tendo clareza do seu público-alvo, é possível identificar quais são os clientes em potencial para que suas estratégias sejam direcionadas especificamente a eles.

Assim, faça pesquisas e entenda mais sobre essas pessoas, como comunidade, mas também como indivíduos – lembre-se que um ponto importante do Growth Marketing é nutrir o relacionamento.

Você pode, por exemplo, pesquisar tendências para algumas características demográficas ou até oferecer descontos em troca de um questionário rápido.

Selecionar redes e plataformas com estratégia

Se a sua empresa tem como público-alvo pessoas acima dos 55 anos, por exemplo, dificilmente você as encontrará no TikTok, que é uma rede conhecida pelo dinamismo e público bastante jovem.

Assim, é essencial ter clareza do público-alvo para escolher em quais redes e plataformas focar. Não é necessário marcar presença em todas, mas sim apenas naquelas que fazem sentido para o seu negócio.

Ter uma presença online forte não significa ter um perfil em todas as redes sociais que existem, está bem? Basta estar naquelas em que o seu público está e saber interagir adequadamente com ele.

Criar o conteúdo adequado ao seu público

Andando de mãos dadas com a escolha estratégica das redes e plataformas está a criação de conteúdo adequado para o seu público.

Você sabe se os seus clientes consomem mais texto ou vídeo, por exemplo? Se estão mais presentes no Instagram, para o seu negócio vale mais a pena investir em Stories, posts no feed com legendas maiores ou os dois?

Contratar uma boa equipe de marketing digital pode te trazer todas essas respostas. Esses profissionais são especialistas no assunto e sabem identificar qual o melhor tipo de conteúdo para o seu público. Tanto pensando no formato quanto na plataforma a ser veiculado.

Monitorar os resultados constantemente

Sempre monitorar os resultados é o que faz com que o negócio continue aplicando apenas o que dá certo. Bem como possa repensar ou descartar o que não funcionou tão bem assim.

Quais são as métricas e ferramentas de análise utilizadas no Growth Marketing?

Agora falando de maneira mais prática, é importante também entender quais as métricas e ferramentas utilizadas no Growth Marketing.

Em primeiro lugar, o SEO tem papel bastante representativo, porque através do foco em tráfego orgânico e menor custo de aquisição, é possível obter resultados excelentes que promovam o crescimento.

Assim, utilizar as técnicas específicas para elaborar um conteúdo digital de primeira e contar com plugins de SEO que turbinem seu alcance é uma maneira excelente de garantir que tempo de permanência no site, cliques e engajamento, por exemplo, tenham bons resultados.

Outra métrica essencial para acompanhar o sucesso do Growth Marketing é o ROI (retorno sobre investimento), que permite que o negócio tenha clareza sobre quanto dinheiro está ganhando – ou perdendo – ao investir em estratégias diferentes.

Analisar o ROI é importante para entender se as inovações estão valendo a pena ou se é necessário dar um passo atrás e refazer a estratégia.

O churn também deve ser levado em consideração, uma vez que permite à empresa entender qual a porcentagem de receita que perde sempre que um cliente cancela uma compra.

Analisar se sua taxa de churn está baixa ou alta permite que o negócio se faça perguntas. Por exemplo: “por que o cliente está indo embora” e “o que devo fazer para que ele fique”.

O foco é semopre nutrir o relacionamento.

Por fim, ferramentas e análise como Google Analytics também podem ser grandes aliadas em uma estratégia eficiente de Growth Marketing.

Como criar um funil de conversão eficiente para maximizar os resultados do Growth Marketing?

O funil de vendas é um termo bastante conhecido por quem trabalha com marketing digital. No entanto, o funil de conversão do Growth Marketing é uma das coisas que essa modalidade compartilha com o Growth Hacking e apresenta algumas diferenças.

Também chamado de funil pirata, ou funil AARRR, ele é composto por:

    1. aquisição: momento em que o cliente passa a conhecer o seu negócio e, usando materiais ricos, a empresa tenta transformá-lo em cliente;
  • ativação: aqui, o cliente já teve uma primeira experiência com o seu negócio e é o momento de incentivá-lo a usar logo o produto ou o serviço que compraram;
  • retenção: nesse momento, a empresa utiliza estratégias de reativação e busca reter o maior número de clientes possível – vale também aumentar a frequência, dentro dos limites permitidos para não prejudicar o relacionamento com o cliente;
  • receita: na quarta etapa, o negócio busca aumentar o ticket médio, investindo em estratégias de cross-sells e up-sells;
  • recomendação: o ideal é que o seu cliente recomende o negócio para outras pessoas, assim, investir em programas de fidelidade ou descontos por indicação é essencial.

Por que o Growth Marketing é essencial para o sucesso de uma empresa?

Como você pôde ver, a transformação digital pela qual estamos passando fez com que buscar novas estratégias, para além do marketing tradicional, fosse necessário. Assim, é possível impulsionar o crescimento dos negócios de forma rápida e eficiente.

Assim, surgiu o Growth Marketing, uma estratégia de longo prazo que traz resultados significativos e duradouros para o seu negócio. Não é mágica, apesar de parecer: é um processo contínuo de experimentação, análise e otimização que se traduz em crescimento exponencial. Então, com a análise constante, é possível obter resultados cada vez mais expressivos, consolidando a posição da sua empresa no mercado.

Esse artigo foi escrito pela CROWD, uma plataforma que conecta talentos de marketing e tecnologia a grandes empresas no mercado, você encontra esses profissionais à sua disposição, preparados para assumir os desafios do seu negócio e oferecer soluções personalizadas.

software vendas exact sales

Equipe Exact

Compartilhe

Você pode também se interessar por:

DEMONSTRAÇÃO GRATUITA
Aprenda a vender mais com nossos especialistas tirando todas as suas dúvidas sobre nosso software para vendas