Dicas para empreender em 2024

Para empreender com sucesso é necessário primeiro, fazer uma pesquisa de mercado na área que se pretende investir, além de uma reserva para o investimento inicial e um bom planejamento estratégico de marketing. Assim, é possível validar as probabilidades da sua ideia de fato alavancar e atingir os seus objetivos.

No Brasil, o verbo empreender tem conquistado cada vez mais pessoas que buscam em sua grande maioria recolocação profissional e autonomia profissional. De janeiro a agosto deste ano foram abertas 2.716.269 milhões de novas empresas, totalizando 21,8 milhões de empresas ativas em todo o território nacional. Destas, 93,7% são de microempresas ou empresas de pequeno porte, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Para ajudar nessa fase de ideias e planejamento, trouxemos algumas dicas de como empreender.

Você verá neste post elementos que vão te ajudar a empreender:

Faça uma análise de mercado e da sua concorrência para empreender

Antes de começar a empreender, é de grande importância fazer uma comparação com a sua concorrência de modo a observar: como se apresenta aos clientes, quais as principais soluções que oferecem, quais as estratégias de marketing que utilizam e valores que oferecem.

Faça uma análise SWOT para identificar suas forças e fraquezas. Isso vai ajudá-lo a entender como seus pontos fortes podem superar seus pontos fracos, além de ser uma maneira de contornar objeções em vendas.

Depois de organizar melhor suas ideias, é necessário também fazer uma análise do mercado que pretende atuar, seu público alvo a quem o seu produto ou serviço é destinado e um breve resumo dos seus principais concorrentes.

Outro ponto importante é a criação da persona, que vai ajudar a traçar o perfil de cliente ideal, de acordo com suas principais dores, necessidades, hábitos e preferências, etc. O ideal, é que as personas sejam criadas a partir de dados reais, coletados por meio de pesquisas, para obter resultados mais eficazes.

Elabore um plano de negócio

O plano de negócio, é uma projeção mais detalhada que reúne todas as etapas que compõem as ações que serão realizadas pela empresa. A ferramenta mais utilizada para estruturar um modelo de negócio é o Business Model Canvas, ou Canvas.

Um plano bem estruturado servirá como guia para suas ações e deve conter: o segmento de clientes que pretende atuar, a oferta de valor do produto ou serviço, quais serão as fontes de receita e a estrutura de custo que envolvem todas as etapas operacionais.

O SEBRAE explica como criar um modelo de negócio.

Invista em presença online

Vivemos conectados ao celular e essa presença online tem contribuído e refletido muito na forma de ofertar e consumir um produto ou serviço. O público agora, busca por um atendimento mais rápido, fácil e simplificado.

Segundo o relatório “Digital 2023 – Global Overview Report”, da We Are Social, os brasileiros gastam 5 horas e 28 minutos do tempo usando a internet em celulares. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial, com 3 horas e 46 minutos dedicados às redes sociais.

Para estar sempre online e conectado a sua audiência, alguns pontos são importantes:

  • Crie um site responsivo e de qualidade;
  • Produza  conteúdos relevantes e relacionado ao seu segmento no blog;
  • Invista na nutrição de leads por meio do e-mail marketing;
  • Elabora uma boa estratégia de SEO (de acordo com as regras de mecanismos de busca).

Defina o posicionamento da sua marca

O posicionamento de marca são os diferenciais competitivos que sua empresa ou serviço podem oferecer aos consumidores.

Faça uma rápida reflexão que responda às seguintes questões:

– Quais são seus diferenciais?

– O que a empresa oferece ao público?

– Além do produto, você entrega algo mais para quem compra com você?

– Quais sensações o seu atendimento e pós-venda tem transparecido aos clientes?

Além do aspecto afetivo trazido pela marca, é preciso planejar uma estratégia efetiva para poder se comunicar com todas essas percepções. Por isso, é necessário entender os melhores canais de contato para que essa interação aconteça, qual a linguagem mais adequada (tom de voz da marca), e o que mais agrada o seu público-alvo.

Organização e persistência

A saúde financeira da empresa é fundamental para qualquer empreendedor. Tendo isso em mente, mantenha suas contas organizadas e em dia, o ideal é que empresas de pequeno e médio porte façam um acompanhamento semanal ou diário de entrada e saída da sua receita.

Um erro clássico (e que ainda é muito comum) nas pequenas empresas é “misturar” as contas pessoais com as do negócio, por isso, separe as contas pessoais das da sua empresa e peça o auxílio de especialista, como consultores financeiros ou empresas de contabilidade, que irão orientar os melhores caminhos para manter a saúde financeira da empresa organizadas e bem estabelecidas.

Uma má administração das finanças, pode contribuir para o fechamento de empresa. Mas mesmo que leve um certo tempo para você obter os resultados que deseja, e se consolidar no mercado, continue investindo uma parte do seu lucro, em benefícios para a empresa. Portanto, seja persistente e acredite no sucesso do seu negócio.

Vale a pena começar a empreender em 2024?

Mesmo com os desafios que qualquer empreendedor pode enfrentar, abrir uma empresa traz também muitas vantagens, como:

  • Mais autonomia e controle sobre suas decisões; (de acordo com seus próprios objetivos e metas).
  • Flexibilidade de horário;
  • Possibilidade do aumento da renda;
  • Maior satisfação pessoal.

Para quem quiser empreender em 2024, é importante entender que o empreendedorismo acima de tudo requer empenho, coragem e muita disposição para assumir riscos e resolver problemas, por isso, pesquise bastante e esteja preparado para trabalhar duro, principalmente nesta fase inicial.

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