Reunião de forecast de vendas para quê?

Reunião de forecast de vendas para quê?
Por Scheila Silveira  |   27 de Dezembro de 2016
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Não há motivo para ansiedade - a reunião de forecast de vendas é apenas uma ferramenta de planejamento.


Tempo de leitura: 1 minuto Neste post, você lê sobre:

  • Forecast de vendas
  • Equipe comercial
  • Produtividade

Tudo começou com uma excelente pergunta feita pela Segs: Além De Pressionar A Equipe, Qual A Função Das Reuniões De Forecast?. E, de repente, percebemos que nem todos em nossa rede compreendem o real valor destes encontros. A reunião de forecast não é o ambiente para constranger a equipe. Pelo contrário, serve para comemorar em conjunto a conquista de cada lead convertido. É a maneira mais gostosa de aumentar a força de fechamento de vendas

Reunião de forecast serve para o que?

Coaching e treinamento da equipe, pela equipe. Relata-se as atividades do período anterior, expõe-se as dificuldades, planeja-se o próximo ciclo. Por meio da exposição de boas práticas, a reunião de forecast de vendas evidencia quais ações merecem ser replicadas. Quanto mais novo o time, maior a necessidade de todos participarem em conjunto, para que o ambiente seja propício para o compartilhamento de ideias e boas práticas. Por isso recomendamos a presença de toda a equipe comercial. Avaliação da pipeline de vendas. A reunião de forecast tem como objetivo monitorar metas - mas o cumprimento é responsabilidade do pipeline de vendas. Estes encontros ajudam a estudar a viabilidade destas metas, ao sobrepô-las com projeções realistas. Em vendas B2B, discute-se a posição dos stakeholders de cada prospect. Assim, estima-se quando a assinatura do contrato ocorrerá. Planejamento econômico-financeiro da empresa, ao cruzar a cota esperada e cumprida de cada vendedor. Leva-se em conta fatores como sazonalidade, histórico e cenários de mercado. O objetivo? Planejar o equilíbrio entre receitas e despesas, de maneira precisa. 

Também vale ressaltar que a empresa como um todo precisa ter a visão das oportunidades geradas, com uma análise da qualidade dos leads que estão sendo trabalhados pela venda. Nós acreditamos que os leads devem ser qualificados antes mesmo de chegar à mão do vendedor. Isso acaba por facilitar muito a reunião de forecast, uma vez que o gestor terá em mãos dados que indicam o melhor caminho para o vendedor trabalhar com cada um de seus leads. Em outras palavras, pregamos que o forecast seja guiado por dados profundos. Previsão de demanda para que a entrega do seu produto ou serviço ocorra no prazo previsto e com a qualidade esperada. Seja para o caso de produtos sob encomenda (make to order) ou de prateleira  (make to stock).

Próximos passos: Como fazer o  forecast de venda

Interessado em otimizar a sua reunião de forecast de vendas? Então confira os links que separamos para você:

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Scheila Silveira

Conteudista



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