Como a análise de dados pode enriquecer a apresentação de resultados

Como a análise de dados pode enriquecer a apresentação de resultados
Por Equipe Exact  |   10 de Outubro de 2019
Voltar

Uma das atividades mais importantes que deve integrar a rotina dos líderes e gestores de uma empresa competitiva é a análise de dados, pois ajuda a acompanhar o andamento do planejamento estratégico e o crescimento da organização.

Durante muitos anos, o processo para recolher informações sobre os variados setores do negócio era considerado bastante complexo. Especialmente por causa da escassez de ferramentas e recursos adequados à extração de dados.

No entanto, a transformação digital tem impulsionado a presença de novas tecnologias dentro das empresas modernas. E, logo, esse procedimento agora pode ser muito mais prático e enriquecedor para a apresentação de resultados.


Tempo de leitura: 4min

Neste artigo, abordaremos:

● Como fazer uma apresentação de resultados;  

● Os principais benefícios da análise de dados.

Continue acompanhando a leitura do conteúdo para saber mais sobre o assunto!

 

*Este guestpost foi produzido pela Scopi: o software para criar e executar o seu planejamento estratégico, uma empresa de tecnologia B2B cuja solução reúne canvas de modelo de negócios, diagnósticos, definição de objetivos, gestão de indicadores, projetos, processos e outras funcionalidades em um só lugar. 


 

Como enriquecer sua apresentação de resultados?

A seguir, mostraremos alguns dos pontos mais importantes para estruturar uma boa apresentação de resultados de maneira consistente e de alta confiabilidade.

Seja data driven

As informações podem ser sobre pessoas jurídicas ou físicas, fornecedores ou concorrentes, clientes ou parceiros. O fato é que, quando a organização é orientada por dados (data driven), encontra soluções baseadas em algoritmos que cruzam grandes volumes desses dados, transformando-os, assim, em números para o sucesso da empresa!

A principal vantagem dessa metodologia é que ela permite que negócios de variados setores reduzam o índice de erros em suas estratégias, uma vez que são proporcionados os elementos necessários para otimizar a tomada de decisões e abordagens mais assertivas.

Por exemplo, um time de vendas pode estudar o comportamento dos leads através de relatórios e aplicar essas informações em novas estratégias de vendas, trazendo mais assertividade para as ações.

Automatize processos

Hoje em dia há uma grande diversidade de ferramentas disponíveis para auxiliar no desenvolvimento de atividades e tarefas cotidianas de uma empresa. Desde simples agendas de compromissos online até complexos softwares para áreas de vendas, planejamento ou gestão de projetos, são diversas soluções feitas para otimizar processos.

Inegavelmente essas soluções existem graças aos avanços da tecnologia e facilitam - e muito! - a rotina das empresas. Além de claro, registrarem os dados de todos os processos e resultados de um negócio.

Integre ferramentas

Integrar ferramentas e sistemas em um único ambiente é uma das ações mais benéficas para uma análise de dados eficiente. Desta forma, os processos passam a “conversar” melhor entre si, sendo capazes, sobretudo, de gerar informações mais complexas e personalizadas!

Assim, os softwares utilizados para automação de processos diários que citamos anteriormente, podem ser integrados uns aos outros. Isso facilita o cruzamento de dados de diferentes área de uma empresa, por exemplo.

Gere relatórios

Como falar sobre análise de dados sem citar a importância da geração de relatórios, não é mesmo? Atualmente, todo tipo de informação gerada no cotidiano de uma organização é valorizada, pois proporciona o conhecimento necessário para que os gestores saibam como corrigir aspectos negativos e impulsionar pontos positivos do negócio.

Portanto, é imprescindível gerar relatórios diários sobre as ações realizadas na empresa. Afinal, esses processos digitais permitem o acompanhamento dos resultados e servirão como base para ricas apresentações de dados.

Benefícios da análise de dados para apresentações

Agora você já sabe como fazer uma apresentação de resultados baseada na análise de dados. Observe, então, os principais benefícios que essa ação pode proporcionar para o seu negócio!

Praticidade

Uma política empresarial baseada na análise de dados torna o desenvolvimento de apresentações de resultados muito mais prático. As informações permanecem organizadas e disponíveis para os gestores e colaboradores, aumentando a produtividade.

Personalização

Seja qual for a ferramenta de automação de processos utilizada, é importante que ela gere dados referentes às ações do empreendimento. Isto permite que cada projeto ou procedimento seja apresentado por meio de informações relacionadas.

Assertividade

Uma companhia que toma suas decisões fundamentadas em uma análise de dados rica e consistente usufrui de apresentações sólidas, baseadas em resultados reais e precisos em relação ao desempenho das ações. Isto, por sua vez, permite a identificação de falhas e pontos de melhoria.

Confiança

Por fim, os resultados da empresa, quando apresentados por meio de informações precisas, geram muito mais confiança e credibilidade. Tanto para os gestores (tomada de decisões futuras) quanto para o mercado (consumidores).

-

Ou seja, como você pode conferir, gerar relatórios de resultados periodicamente, automatizar tarefas e aderir à metodologia data driven estão entre os principais pontos para a implementação de uma análise de dados consistente na organização. Além disso, essa cultura pode proporcionar uma série de benefícios para o negócio, como praticidade, mobilidade, confiança e personalização.

Equipe Exact



Compartilhe



Você pode também se interessar por: