6 maneiras de otimizar custos nas empresas

6 maneiras de otimizar custos nas empresas
Por Equipe Exact  |   03 de Setembro de 2020
Voltar

Está em busca de alternativas para reduzir custos na sua empresa? Então, você chegou ao lugar certo. Neste post, vamos falar sobre sustentabilidade financeira e apresentar algumas ações que fazem toda a diferença na hora de otimizar custos operacionais nas empresas.

Aplicando as nossas dicas, ficará mais fácil operar o negócio de forma saudável e ainda potencializar a competitividade do empreendimento. Quer saber mais? Então, continue a leitura até o final!


 

Tempo de leitura: 10 min

Neste post, você vai ler sobre: 

  • Importância de otimizar custos nas empresas
  • Tecnologias que ajudam na otimização de custos empresariais

 

 

 

Conheça as melhores maneiras de otimizar custos nas empresas:

A sustentabilidade financeira é uma das principais metas empresariais na atualidade. Mas para alcançá-la é preciso que os gestores tenham muita organização e encontrem maneiras de reduzir as despesas e aumentar o faturamento.

O primeiro passo é entender como funciona a gestão da sua empresa e contar com profissionais especializados para lidar com toda parte contábil. Dessa forma, é possível fazer o planejamento de um fluxo de caixa saudável e ainda economizar com a parte tributária, por exemplo.

É também interessante para otimizar custos nas empresas o ato de reduzir a burocracia nos processos. Para alcançar esse objetivo é possível, por exemplo, adotar a automatização e se manter aberto ao uso de inovações tecnológicas.

Uma outra maneira de otimizar custos é investindo em parcerias estratégicas. Ao ter atenção a esse aspecto, é possível economizar muito dinheiro optando, por exemplo, por contratar uma prestadora de serviços, em vez de fazer tudo internamente.

Confira a seguir outras ações que podem ajudar ainda mais a otimizar custos nas empresas.

1. Locação de equipamentos

A tecnologia está em crescimento acelerado e colocando constantemente novas possibilidades ao alcance dos empresários. Por isso, adquirir equipamentos pode não ser a melhor estratégia.

Muitos gestores não sabem, mas a locação de computadores e de outros equipamentos já existe - e ela pode gerar uma economia de no mínimo 30% para as empresas.

Se você não sabe se é mais vantajoso para a sua empresa optar pela compra, aluguel ou leasing de computadores, basta fazer a avaliação tributária da locação. Com certeza os números não vão mentir sobre a economia que é possível obter.

Outras vantagens de contar com uma empresa especializada em locação de computadores são as seguintes:

  • possibilidade de utilizar máquinas totalmente adaptadas ao objetivo da empresa, inclusive computadores de última geração;
  • assistência técnica e equipe de TI dedicada às máquinas alugadas, o que gera economia com folha de pagamento;
  • aumento da produtividade da equipe interna de TI, que pode se dedicar a outras soluções;
  • substituição imediata de equipamentos defeituosos, o que contribui para que a produtividade do empreendimento não seja interrompida.

2. Otimização da geração e qualificação de leads

Otimizar a geração e qualificação de leads também é uma das melhores maneiras de diminuir os custos de uma empresa. A Exact Sales tem como missão encontrar o foco da venda por meio da análise de dados precisos. Por meio das soluções oferecidas pela empresa, é possível:

  • segmentar os leads de forma assertiva;
  • investir tempo em leads realmente qualificados.

Para que isso aconteça, basta apenas otimizar a comunicação com os leads por meio de uma abordagem infalível, que é realizada com a padronização de processos que trará aos empreendedores um rápido retorno e uma captação de leads qualificados.

O Exact Spotter é uma das ferramentas da Exact Sales, que é responsável por potencializar as análises de situações que influenciam a compra. Com essa solução é possível priorizar os leads que têm mais chances de se tornarem clientes. Com uma lista de clientes, a ferramenta gera uma nova lista de leads que têm maior probabilidade de fechar negócio.

Por intermédio do Big Data, é realizada a análise da atual situação do mercado e, consequentemente, é gerado um grande volume de leads que são considerados segmentados. Sem contar que é muito mais fácil acelerar o funil de vendas.

Por essas e outras razões, o Exact Sales pode fazer os negócios crescerem, já que o usuário consegue verificar se o lead está pronto para receber uma proposta. O Spotter tem roteiros de abordagem que ajudam o pré-vendedor a fazer as perguntas corretas de acordo com o momento de cada lead.

Com o uso do software, é mais fácil prever a maturidade de compra do lead, identificando as dores e prováveis objeções. Ele direciona a equipe de vendas para os clientes mais certeiros, dando aos vendedores informações estratégicas sobre os clientes. Todos esses pontos positivos ajudam a empresa a reduzir os custos operacionais no setor de vendas.

3. Soluções de cloud

CTA-blog_600x400px_A

As soluções em nuvem são voltadas para o armazenamento e gerenciamento de dados e são muito benéficas para otimizar custos nas empresas. Isso porque, além de ser possível acessar arquivos e documentos remotamente, o uso de cloud gera muita economia.

Conheça em mais detalhes os benefícios de manter os arquivos em nuvem:

  • eliminação de gastos com infraestrutura local de TI;
  • redução da conta de energia elétrica;
  • economia com aquisição de hardwares e softwares;
  • alinhamento do setor de TI com as demandas do empreendimento;
  • liberação de montantes que seriam gastos com segurança das informações.

4. Redução do uso de papel e descartáveis

Os gastos com papel e descartáveis podem parecer inofensivos à primeira vista. No entanto, ao calcular as somas dos valores investidos nesses materiais, percebe-se que no decorrer de um ano é possível economizar uma quantia considerável.

Desenvolva políticas de conscientização e coloque a sua empresa no rumo de uma cultura paperless, que prioriza os arquivos digitais. Procure também estimular que cada colaborador tenha seu próprio copo ou caneca, para que não seja necessário utilizar utensílios plásticos descartáveis. Além da economia para a empresa, o meio ambiente também agradece.

5. Reveja as despesas com telefone

Para muitas empresas, o uso dos telefones ainda tem grande impacto no orçamento. Por esse motivo, é fundamental contratar serviços adequados às reais necessidades e demandas do negócio.

Os planos corporativos geralmente são mais econômicos. No entanto, não deixe de comparar os planos oferecidos pelas operadoras. Também faça uso das tecnologias e dos aplicativos que estiverem ao seu dispor. Afinal, hoje em dia já existem vários recursos gratuitos de comunicação, seja em voz ou em vídeo.

6. Planejamento de contratação e desenvolvimento de funcionários

Reduzir o turnover é fundamental para otimizar custos nas empresas. Afinal, não é novidade que as contratações e demissões são muito onerosas para os gestores.

Por esse motivo, o caminho deve ser o de investir nos colaboradores. Isso inclui adoção de treinamentos, incentivo ao bem-estar, oferecimento de benefícios, política de feedbacks etc. Também vale a pena fazer um alinhamento preciso com o RH, para que as contratações fiquem totalmente de acordo com a política e cultura da empresa.

Como você viu, são muitos os caminhos para otimizar custos nas empresas. Portanto, se você quer observar mais produtividade, eficiência e economia, não deixe de começar a implantá-las em seu setor e no restante da empresa.

Agora que você já conferiu as nossas 6 dicas de como reduzir despesas, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e contribua para que as informações cheguem a mais pessoas interessadas no assunto!


Este texto foi escrito pela equipe da Panorama Positivo.

 
Equipe Exact



Compartilhe



Você pode também se interessar por: