4 motivos para unir sucesso do cliente e vendas complexas

4 motivos para unir sucesso do cliente e vendas complexas
Por Scheila Silveira  |   23 de Dezembro de 2016
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Você gerou leads, fez pré-vendas e prospecção ativa, os converteu em vendas... e agora? Como 'segurar' esses clientes e transformá-los em novas oportunidades de venda? Investir em Sucesso do Cliente pode ser a solução.  


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  • Sucesso do Cliente

Deixa eu apresentar a Flavia, nossa gerente de Sucesso do Cliente. Ela não comercializa nosso produto e sequer faz parte da equipe comercial. Mas ela é, sim, parte fundamental das nossas vendas complexas... afinal, a área assegura que nossos clientes atinjam seus objetivos.

Entendeu o que é sucesso do cliente? Para garantir, vamos olhar melhor para seus desdobramentos.

Para que serve a equipe de Sucesso do Cliente afinal?

É como diz o vídeo: quando você proporciona ao seu cliente os resultados desejados, o sucesso de ambas as empresas anda de mãos dadas. Primeiro, porque o time de Sucesso do Cliente garante a retenção - normalmente, responsável por 70% da receita. Segundo, porque promovendo o sucesso dos seus clientes, além de encantá-los são criadas oportunidades de novas vendas, cross-sell e upsell. E quem não gosta de vender mais?

#1 Aponta o perfil de cliente ideal.

A equipe de desenvolvimento de produtos ganha um norte a seguir. Marketing emite mensagens sob medida. Pré-vendas consegue melhor segmentar e priorizar leads. Vendas fecha mais negócios, rápido.

#2 Deixa redondo o processo de vendas complexas

A implementação da sua solução na empresa é o momento de gerenciar as expectativas de todo um flerte. O Sucesso do Cliente acordará com a nova aquisição exatamente o que será entregue pela sua empresa, em que prazo e com quais resultados.

#3 Organiza o fluxo de comunicação

Chances são que clientes entrarão em contato por meio de diversos canais... das redes sociais ao helpdesk de suporte. Ao captar informações em primeira mão, o Sucesso do Cliente direciona às áreas responsáveis dentro da empresa, e quando a informação é direcionada para as áreas de Pré-vendas e Vendas, geralmente são sinais de que outras dores e necessidades precisam ser atendidas. Gera assim demanda para novas negociações!

#4 Proporciona métricas de resultado

Sabe aquele case que ganha prêmios? Ou que serve de argumento de venda para assegurar um lead mais relutante? Estas informações são captadas pelo Sucesso do Cliente.

Muito além do churn: estratégia de negócio

Todos queremos reduzir churn, é verdade. Mas só ao assumir o sucesso do cliente como estratégia é que se colhe resultados reais. Estima-se que empresas que invistam em retenção cresçam 2,5 vezes mais rápido do que as demais, ao nos 3 primeiros anos de vida.

Fique atento ao blog: disponibilizamos muitos webinars e outros materiais ricos sobre sucesso do cliente para você. 

Scheila Silveira

Conteudista



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