Você sabe qual é a função do CEO?

Você sabe qual é a função do CEO?
Por Bruna Bett  |   22 de Outubro de 2015
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Um dos maiores desafios que alguém pode encarar é solidificar um negócio. Muitas vezes, quem tem uma boa ideia não imagina o trabalho que dá colocá-la em prática: desenvolver uma solução para problemas reais das pessoas, encontrar investidores, montar uma boa equipe e vender o produto. Tudo isso já rende muito trabalho, mas é apenas o começo. Para uma empresa ter sucesso de verdade, é preciso muito mais. Tomar frente desse “muito mais” é a função do CEO.


Tempo de leitura: 7 minutos Neste post você lerá sobre:

  • Funções do CEO;
  • Planejamento estratégico;
  • Montar e coordenar uma boa equipe;
  • Produto.

  A questão é que o papel do Chief Executive Officer - ou, para falar a nossa língua, do Diretor Executivo - se transformou junto com a reinvenção do mundo corporativo. Aquela imagem engessada, autoritária, terno-e-gravata, já não condiz com a realidade das novas empresas. A inovação dos modelos de negócio abriu espaço para outras formas liderar. Ao mesmo tempo, essas mudanças acabam provocando uma dúvida em muitos CEOs: será que eu estou fazendo o certo?  

Função do CEO: o que fazer para sua empresa crescer

Hoje o CEO concentra diversas responsabilidades, que vão desde fazer o planejamento estratégico até ser aquele que personifica a imagem do negócio. Para conseguir dar conta de tudo e não perder o foco no crescimento, é necessário ter sempre em mente que a função do CEO muda de acordo com a evolução da empresa. Por isso, entender qual o momento certo para priorizar, delegar ou assumir um novo papel é essencial. A seguir, listamos as principais funções de um CEO ao longo do caminho da empresa:  

Planejamento estratégico

Para crescer, você precisa saber aonde quer chegar – e planejar o caminho até lá. Onde você quer estar em um ano? E daqui a cinco? Pensar e traçar quais ações você e sua equipe precisam realizar para levar a empresa para frente é sua função. Ter as metas e objetivos do seu negócio bem claros facilita a comunicação com sua equipe, fazendo com que todos caminhem na mesma direção.  

 

 

Montar e coordenar uma boa equipe

As pessoas são o maior valor de uma empresa. Por isso, constituir um time de ótimo desempenho e engajamento deve ser uma das suas prioridades. Comece no recrutamento: procure sempre por pessoas mais capacitadas para fazer aquilo que você não domina. Depois, a medida que a equipe for crescendo, não deixe de se questionar: esta pessoa está no cargo certo? Ela está satisfeita? Há alguém prejudicando o trabalho do restante da equipe? Observar a sua equipe e buscar melhorá-la constantemente é uma forma de investir na sua empresa. Além disso, também é o papel do CEO motivar a equipe, mostrar para onde o negócio está indo, fazer com que cada um se sinta responsável pelo sucesso da empresa, inspirar e cuidar para que todos estejam felizes no que fazem.  

Melhorar o produto

Também é função do CEO prestar atenção na satisfação dos clientes e buscar melhorar o produto. Para isso, interaja, converse e escute os seus clientes. Também é importante manter a sua equipe atualizada sobre o produto – é muito importante que todos tenham clareza sobre isso para se manterem envolvidos. Sempre que for necessário, inove, mude e faça ajustes sempre que for necessário. Se o seu produto não estiver atendendo às necessidades do seu público, é impossível alcançar o sucesso.  

Fazer contato com parceiros e investidores

Construir uma rede de contatos, conhecer e trocar ideias e estabelecer vínculos com quem atua no mesmo mercado é uma das principais responsabilidades do CEO. Sua empresa precisa ganhar visibilidade para conseguir novas oportunidades. Participar de eventos, trocar contatos, marcar e participar reuniões devem ser parte da sua rotina. Quando você já tiver uma rede bem consolidada, é hora de manter seus parceiros e investidores informados sobre a sua empresa. Manter contato e ser bem conhecido é crucial para a credibilidade do seu negócio – e abre portas para o crescimento.  

Construir uma imagem da empresa

Um CEO é o líder mais visível de uma empresa e, justamente por isso, sua imagem é associada diretamente ao negócio. Assumir esse papel é um caminho para dar ainda mais credibilidade e visibilidade à empresa. Alinhar a sua imagem à da empresa, dar palestras, participar de eventos, manter um blog ou ser ativo em redes sociais são algumas formas de ser visto e ganhar confiança do público e do mercado.  

Participar das Vendas

Também é tarefa do CEO participar das vendas. Em geral, no início, é ele quem realiza a maior parte delas – se não todas. Como essa área é o grande motor da empresa, é comum que o CEO acabe ficando entre 80 e 90% do tempo focado nela. No entanto, essa dedicação excessiva, normalmente relacionada ao mau aproveitamento do tempo, faz com que o CEO tenha dificuldade de se dedicar às outras funções. É preciso equilibrar o esforço gasto em visitas aos clientes, follow-ups, propostas, trial, amostras e outras tarefas ligadas ao processo de vendas com as outras responsabilidades do cargo.

Com o passar do tempo, o crescimento do negócio e da equipe, é natural que o CEO participe apenas das negociações estratégicas ou com ticket médio muito alto, pois tem mais acesso aos tomadores de decisão. Nessas situações, é hora de tirar proveito da imagem e credibilidade que mencionamos acima. Ser CEO é um desafio e uma grande responsabilidade. Aqui, citamos apenas algumas das funções que você deve desempenhar – aquelas que consideramos essenciais – mas sabemos que o dia a dia exige ainda mais. Por isso, é importantíssimo conhecer o momento da empresa, saber o que priorizar e manter sempre o foco. 

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Bruna Bett

Analista de Inbound Marketing



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