Prospecção ativa de participantes: como gerar leads em eventos?

Prospecção ativa de participantes: como gerar leads em eventos?
Por Equipe Exact  |   27 de Setembro de 2018
Voltar

Durante um evento, todos pensam em usar as melhores estratégias para otimizar os resultados de vendas prospectando os leads certos. Mas na prática, quais ações podemos fazer para ter esse impacto no evento?

Neste post, você vai conferir 5 dicas de prospecção ativa de participantes que deve aplicar em cada evento para ter resultados concretos e comprovar valor na sua participação durante o evento.


Tempo de leitura: 5min

Você vai ler sobre:

  • Prospecção ativa de participante
  • Preparação antes, durante e depois dos eventos
  • Dicas de postura para vendedores em eventos

*Guest post por equipe mobLee.


Ao fechar um patrocínio e estande de exposição para um evento, as empresas possuem um objetivo bem claro em mente: abordar o máximo de pessoas possíveis para identificar quais podem ser abordadas pelo seu time de pré-vendas. Mas para ter isso na prática, é essencial fazer a prospecção ativa de participantes. Acompanhe o post e saiba como!

5 dicas para prospecção ativa de participantes

1. Crie um estande diferenciado

Para iniciar um bom trabalho de prospecção de participantes dentro de um evento, é importante criar um espaço diferenciado, que chame a atenção do público.

Dentro dessa ação, a organização do estande é essencial. Procure as diferentes possibilidades de formatos e cores para se destacar em relação aos outros expositores que estarão próximos.

Isso vai ajudar não só na prospecção ativa como também no sentido contrário, trazendo participantes para o seu estande procurando entender melhor como é o trabalho da empresa e que soluções pode oferecer.

2. Ofereça brindes para eventos

Além de ter um cuidado diferenciado com os detalhes do seu estande, é importante oferecer os brindes para eventos.

Durante um modelo de abordagem baseado na prospecção ativa de participantes, é fundamental ter em mãos brindes que se destacam em meio ao evento. Isso facilita e muito no momento de iniciar um contato.

Todos que recebem um bom brinde nos eventos se colocam à disposição para passar mais informações que vão ajudar na identificação do perfil do participante. Isso é um exemplo de Gatilho de Reciprocidade.

3. Não se limite ao espaço do seu estande

Para que você consiga fazer a prospecção ativa de participantes na prática, é importante criar um entendimento prévio de que não será apenas no espaço do seu estande que fará os melhores contatos.

Como o próprio nome já diz, a prospecção ativa de participantes passa muito por ter uma atitude diferenciada, indo até os participantes e não apenas esperando por eles para fazer a abordagem.

É por isso que o perfil de pessoas que devem fazer parte do seu time no estande do evento deve ser de pessoas proativas, que não fiquem intimidados com a necessidade de abordar pessoas que nunca viram antes e iniciar uma conversa focada em apresentar o trabalho da sua empresa.

Então a dica principal é: não deixe o espaço do seu estande limitar as ações de abordagem. É fácil ouvir das empresas que os melhores leads de vendas vindos do evento foram aqueles que estavam afastados do estande, mas que mesmo assim foram abordados.

4. Faça o treinamento com seu time de participantes

É difícil cobrar das pessoas algo que não foram previamente treinadas para executar. E por isso, o treinamento com os times que farão parte do evento atuando no seu estande é fundamental para ter um alto nível de resultados.

Eventos exigem muito de todos os times presentes nos estandes, e ter uma base do como será o trabalho e quais são as atividades a serem cumpridas vão ajudar na melhor visibilidade dos resultados de cada um.

Na prática, o treinamento com sua equipe do evento deve acontecer com certa frequência antes do evento. Durante esse treinamento, alguns pontos precisam aparecer. Os principais são:

  • Defina qual será o seu pitch de apresentação: ao longo do evento, é importante todos terem o mesmo discurso de apresentação da sua empresa. Escolhendo a melhor maneira de abordar o público, você pode melhorar seus resultados com a prospecção ativa de participantes;
  • Escolha o filtro usado para identificar um bom lead: durante uma conversa com os participantes do evento, é importante identificar se o contato gerado foi com alguém que faz parte ou não no seu público-alvo. Esse trabalho de identificação vai ajudar na hora de filtrar os contatos mais relevantes feitos no evento;
  • Saiba encerrar bem as conversas: não é porque uma pessoa não possui o perfil ideal de clientes potenciais que você vai simplesmente encerrar o papo de uma forma abrupta. Então mantenha sempre um contato positivo, deixando uma mensagem positiva. Quem sabe no futuro essa pessoa tem o perfil que procura?

Nas vésperas do evento, é fundamental fazer um resumo de todos esses pontos para que todos mantenham o foco no que foi passado durante os treinamentos.

5. Tenha alguém experiente para entender os momentos do evento

Dependendo da programação do evento, existem bons e maus momentos para fazer a prospecção ativa de participantes. E a grande dúvida que surge na cabeça dos expositores é: como identificar esses momentos?

Na verdade, não existe muito uma receita geral para identificar isso nos eventos. Cada um possui sua própria programação e formato, por isso fica difícil montar uma receita que funcione para todos.

Você pode se atentar para a divisão da programação do evento. Se ele tiver vários períodos com palestras, os participantes estarão acompanhando a programação. Mas nos intervalos, principalmente nos períodos de coffee break, é importante ter sua equipe a postos para fazer os atendimentos com o público.

Para sanar de vez esse problema, você pode ter no time um profissional experiente, que conheça as ações que pode realizar em um evento e entenda quais os momentos adequados para alertar os outros membros que devem colocar em prática as estratégias já pensadas de prospecção ativa de participantes.

Usando a ferramenta certa de prospecção ativa de participantes

Com a correria que são os eventos, é importante utilizar uma ferramenta que ajude no trabalho de prospecção ativa de participantes. Gerar leads requer a captura de várias informações, então o ideal é otimizar o processo.

No mercado de eventos, a melhor saída para os expositores é o uso do Collect para fazer a captura de dados de forma simples e rápida, ajudando a todos os expositores a ampliarem o nível de prospecção nos eventos.

O Collect funciona junto do aplicativo próprio do evento, e pode otimizar todo o processo de contato e captura de leads. Com a câmera do smartphone, os expositores podem ler os crachás dos participantes e captar automaticamente as informações usadas no momento da inscrição, como nome, telefone, email e empresa que atua. Com essas informações em mãos, sua equipe de pré-vendas poderá fazer a qualificação dos leads pelo Exact Spotter e coletar informações ricas para a equipe de vendas efetuar a negociação.

Essa tecnologia é essencial para facilitar o trabalho de todos os expositores com a prospecção ativa de participantes. E você, quer conhecer mais sobre as ações que precisa cumprir como expositor em um evento? Então conheça o Manual do Expositor, um infográfico completo com as etapas que precisa cumprir antes, durante e depois do evento.

Equipe Exact



Compartilhe



Você pode também se interessar por: