Planejamento de Vendas 2022: o que considerar?

Planejamento de Vendas 2022: o que considerar?
Por Rosana Custodio  |   06 de Dezembro de 2021
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Você já deve ter escutado que a área comercial precisa e depende de processos bem estruturados e mensuráveis, não é mesmo? 

2021 nos forçou a pensar fora da caixa, tomar decisões importantes e difíceis e de acordo com as notícias. As previsões futuras até são positivas, mas continuam sendo tão desafiadoras quanto está sendo neste ano.

Os líderes e empresários que conseguirem alinhar o comercial com processos eficientes, terão destaque e passarão por tudo isso minimamente impactados e eu torço para que sua empresa seja uma delas.


Tempo de leitura: 6 min

Neste conteúdo, você lerá sobre: 

  • Questões para refletir sobre seu processo de Vendas;
  • Estratégias comerciais baseadas em dados; 
  • O papel da tecnologia para otimizar as estratégias;
  • Abrace os riscos e acompanhe os resultados. 

Faltam exatamente 25 dias para entrarmos em 2022 e essa é uma forte razão para aproveitar esses últimos dias e planejar o que será feito de diferente, tendo em vista que o mercado está voltando a reagir e ficar aquecido.

Qual sua meta? Qual o seu objetivo? Qual o seu desafio atual? 

Vamos começar pensando nas seguintes questões:

  • Você conhece e entende bem seu processo de vendas?
  • Como seus prospects chegam até você?
  • Qual o canal de aquisição que mais ajuda na conversão de vendas?
  • Quanto às ferramentas usadas ou a falta delas: o time está utilizando? Não usar nenhum recurso está ajudando?
  • Você sabe qual a produtividade do seu vendedor?
  • Quantas oportunidades qualificadas você precisa para bater a meta?
  • Você sabe o que causa uma venda na sua empresa? Ou por que você está perdendo negócios?

O processo de Vendas deve ser visto com o mesmo critério que dispensamos ao processo produtivo e financeiro de nossas organizações, e com a mesma organização e disciplina. 

Portanto, aqui vão algumas sugestões do que sua empresa deve considerar para o planejamento de vendas 2022. 

Estratégias comerciais baseadas em dados

Cada fase do ciclo comercial é fundamental para o sucesso da área de vendas e da empresa como um todo. 

Ter as informações para responder aos meus questionamentos acima são muito importantes para que sua tomada de decisão não seja embasada somente em feeling ou na famosa intuição, mas sim baseada em dados.

São esses dados que vão apontar o andamento das suas estratégias e trazer insights valiosos para o planejamento de vendas. 

O primeiro passo aqui é avaliar a organização da base de dados através de ferramentas inteligentes, que permitem o cruzamento automático das informações, filtrando o que há de mais relevante para as suas estratégias comerciais. 

Como Theo Orosco, CEO da Exact Sales, sempre fala: “O que você não mede, você não controla”. Portanto, organize seus dados e desfrute do poder deles para melhorar sua estratégia e seus resultados. 

O papel da tecnologia para otimizar as estratégias

Como falei acima, com o auxílio de uma ferramenta inteligente, é possível ter uma interpretação mais acurada dos dados. É o que chamamos de inteligência comercial, que consiste em um processo de tomada de decisões baseadas em dados e que, de fato, trará o resultado esperado. 

Para você entender um pouco mais sobre como essa ferramenta inteligente funciona na prática, vamos a algumas vantagens delas: 

  • Qualificação assertiva dos leads;
  • Abordagem inteligente e certeira; 
  • Equipes alinhadas e produtivas; 
  • Rotina de atividade de vendas executada de forma estratégica; 
  • Métodos que ajudam a otimizar o tempo. 

Dessa forma, o time de Vendas não perderá tempo com leads que ainda não têm a prontidão de compra e também evita que os vendedores fiquem sobrecarregados. Além disso, favorece o engajamento e a produtividade do time comercial. 

Abrace os riscos e acompanhe seus resultados 

Está com medo de errar? Não tem segredo, você precisará arriscar se quiser atingir resultados relevantes. Se nem tentar, as chances de dar certo caem para zero. 

Tenha em mente que o planejamento de vendas 2022 não precisa ser algo inflexível. E é por isso que é tão importante ficar sempre de olho no que os dados têm para te dizer. Através dessas análises, você saberá quando deverá fazer adaptações e redefinir estratégias. 

Quem age, sempre estará sujeito ao erro, quem não tenta já fracassou. 

Conte com a Exact Sales para otimizar seu processo comercial. Estamos à disposição para te ajudar a organizar esse processo e vender muito mais em 2022. Entre em contato e agende uma conversa com nossos especialistas.

Rosana Custodio

Líder de Vendas



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