Inteligência comercial para alcançar melhores resultados

Inteligência comercial para alcançar melhores resultados
Por Equipe Exact  |   13 de Fevereiro de 2020
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As tecnologias estão cada vez mais avançadas e transformando a forma de coletar e analisar dados para gerar negócios. Tomar decisões de forma assertiva requer atividades e abordagens que permitem alcançar os melhores resultados em vendas

Vender, hoje em dia, é uma engenharia de dados que pode garantir o bom posicionamento ou até a liderança da sua empresa no mercado. São esses dados, inclusive, que vão ajudar o seu negócio a garantir um atendimento mais eficiente e personalizado. 

Dentro dessa lógica, uma das últimas inovações em vendas, principalmente quando o assunto é Inbound, é a estruturação da inteligência comercial.

Conheça os principais tópicos da Inteligência comercial e saiba como bater todas as metas

A partir de uma estratégia baseada em inteligência comercial, listamos as principais tendências em tecnologia que podem impactar no aumento das suas vendas. Acompanhe: 

Use inteligência artificial e chatbot para escalar atendimento

Já pensou em automatizar o atendimento com o uso de chatbots? Com o objetivo de prestar um contato mais humano possível, os chatbots são capazes de captar a emoção das pessoas com quem interagem. Ajustando seu comportamento com base no perfil pré-determinado de cada cliente levando em consideração características como gênero, localização e idade.

É fundamental contar com o avanço da tecnologia e dos recursos de Inteligência Artificial para melhorar o atendimento e trazer resultados excelentes.

A classificação usada pelo chatbot, com o apoio dos recursos da Inteligência Artificial, é o diferencial quando falamos em escalar o atendimento, pois permite classificar a  temperatura de uma conversa e criar diversos níveis de classificação, fazendo uma triagem para a Pré-vendas, permitindo que os leads cheguem com muito mais qualidade para seu time.

O uso dos chatbots na estratégia de atendimento digital possibilita que empresas gerem leads de forma automatizada e personalizada. Uma tendência promissora no mundo dos negócios, e que está cada vez mais próxima e acessível de organizações de qualquer porte.

Surpreender constantemente na jornada de compra é o objetivo de muitas empresas. Há estratégias e plataformas para fazer isso acontecer com excelência. Nesse sentido, a inteligência comercial torna o processo mais eficiente e ajuda a acelerar essa transformação do lead em cliente. 

De nada adianta ter ótimas ações para gerar leads se seus canais de atendimento ao cliente não são eficientes. É preciso investir em tecnologias que facilitem o processo de geração e triagem desses leads.

Qualifique leads prospectados: obtenha informações mais detalhadas

Um dos principais tópicos da Inteligência comercial é a qualificação de leads. Não tem como começar a falar do impacto das novas tecnologias se você não souber a importância dessa etapa para o sucesso de um processo de Vendas. 

Ela evidencia a necessidade de segmentar quem ainda não é o seu cliente, sendo capaz de apontar  quais deles, de fato, podem se beneficiar da sua solução e têm potencial de compras. 

Para a qualificação de leads, é importante levar em consideração algumas características: necessidade, adequação, orçamento, autoridade e timing.

  • Necessidade: qual é a dor do seu cliente?
  • Adequação: Como seu produto/serviço pode ajudá-lo?
  • Orçamento: Qual é o valor do seu produto/serviço?
  • Autoridade: Será que o seu lead é o decisor  para se tornar um cliente? 
  • Timing: Qual a hora certa de fazer a sua oferta?

Com base nessas informações, você conseguirá definir se o lead se adequa ao ICP - Ideal Customer Profile - do seu negócio. Ao seguir esses passos, é provável que o seu resultado seja bastante assertivo - mostrando todo o potencial da Inteligência comercial.

Unifique os canais de atendimento 

Diferentes canais de atendimento com recursos avançados, como redes sociais, e-mail e aplicativos, hoje permitem vários tipos de interação de acordo com as necessidades de cada consumidor.

Independentemente do canal utilizado, vale lembrar que um bom atendimento em todas as etapas da jornada de compra, principalmente no Pré-vendas, pode agilizar as negociações e alavancar resultados. 

É fundamental que a plataforma de atendimento digital entregue métricas e análises sobre o atendimento realizado para que seja possível mensurar e acompanhar a qualidade e o sucesso em toda a jornada de compra.

 


Este texto foi escrito pela New Way, oferecemos soluções que transformam e potencializam o relacionamento digital das empresas com seus colaboradores e clientes, unindo tecnologia e inteligência. Entre em contato com a nosso time e descubra como podemos ajudar você! Acompanhe também as nossas redes sociais, Linkedin, Facebook, Instagram e Youtube.

Equipe Exact



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