Ferramentas para automatizar processos de PMEs

Ferramentas para automatizar processos de PMEs
Por Théo Orosco  |   31 de Janeiro de 2019
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Grandes empresas são sempre temidas pela concorrência. Um negócio maior consegue ter a sua marca fortemente consolidada e, por conta disso, abocanha uma parcela considerável do mercado. No entanto, se engana quem acha que isso faz de uma organização mais competitiva em comparação com pequenas e médias empresas. Tais corporações possuem diversos benefícios, especialmente quando apostam em automatizar processos internos.

O porte menor, geralmente, permite que essas empresas estabeleçam um relacionamento mais próximo com seus clientes. Dessa forma, também conseguem oferecer atendimento personalizado, além de se ajustar a mudanças de maneira rápida e eficiente, por conta da estrutura enxuta. As mudanças no mercado chegam de modo positivo para aquelas que têm mais facilidade em se adaptar às transformações necessárias.

As inovações tecnológicas fazem parte desse processo de mudanças e podem auxiliar as PMEs a se tornarem mais produtivas, diminuírem custos e, dessa forma, crescerem ou se consolidarem. Neste conteúdo, vamos falar sobre como elencar algumas ferramentas para automatizar processos e transformar a produtividade dos seus colaboradores, além de conhecer a sua importância.


 Tempo de leitura: 6 minutos

Você vai ler sobre:

  • Por que automatizar processos de uma pequena ou média empresa
  • Quais as principais ferramentas para automatizar processos de PMEs
  • Como o Exact Spotter pode otimizar os seus processos comerciais

 

A importância de automatizar processos em PMEs

Uma empresa, seja ela pequena ou média, geralmente, conta com uma equipe reduzida, certo? Fazer mais com menos pessoal é o grande desafio! Por isso, automatizar processos repetitivos é importante para deixar a equipe mais livre e focar nos desafios que exigem a criatividade e o pensamento estratégico. Assim, é mais fácil escalar os seus negócios, sem a contratação de novos funcionários.

Outra vantagem de automatizar processos em PMEs é a melhoria na comunicação e rotina internas. Com a automatização, grande parte das informações fica registrada digitalmente e pode ser consultada de maneira fácil e rápida. Além disso, é simples desenvolver tarefas com um padrão para a equipe e implementar mudanças.

Ferramentas para automatizar processos de vendas

Agora que você já viu a importância de automatizar processos em PMEs, chegou a hora de elencar algumas ferramentas que auxiliam sua empresa no alcance de resultados positivos.

Para cada etapa do funil de vendas, existem softwares que podem melhorar os processos de prospecção, qualificação e tração de leads.

Na prospecção de clientes, por exemplo, os sistemas de automação de marketing podem auxiliar na comunicação em massa através de e-mails. Assim, você dispara mensagens em escala, previamente agendadas e personalizadas, sem, de fato, enviar uma a uma.

Consegue também saber quem abriu e/ou interagiu com os seus contatos, além de poder segmentá-los e seguir enviando e-mails para esses leads. Já para quem não tem aberto as suas mensagens, é possível tentar outras estratégias, até que não seja mais interessante mantê-los na base. Além de várias outras atividades repetitivas de atração e prospecção, as quais podem ser automatizadas e ajudam a melhorar a eficiência do funil, diminuindo o ciclo de vendas.  

No caso da etapa de qualificação, onde são analisados os leads gerados na prospecção e filtrados apenas os que realmente possuem potencial de compra, também há ferramentas específicas, como um software de gestão LRM, especialmente útil para empresas que atuam em vendas complexas. Esse tipo de programa ajuda a monitorar as interações e aumenta a geração de oportunidades, já que sugere ações baseadas em dados precisos e automatiza a qualificação, gerando eficiência ao processo.

Esse tipo de ferramenta auxilia toda a equipe comercial. Mas, principalmente, profissionais que atuam nas atividades de pré-venda: os Sales Development Representatives (SDRs), responsáveis por fazer o meio de campo entre Marketing e Vendas.

Os SDRs utilizam as informações coletadas com o uso de LRM para definir a prontidão de compra dos leads de lead scoring, que mede a qualificação de possíveis clientes. Isso auxilia o processo de vendas consultivas e melhora a produtividade da equipe.

Ainda cabe mencionar a sigla CRM, termo em inglês que significa Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Esse software contribui na etapa de tração, pois guarda todas as informações dos clientes e também registra contatos feitos com eles, o que ajuda a identificar padrões de comportamento e possíveis oportunidades de negócio. Com a ajuda do CRM, é possível organizar as ligações e integrar a comunicação de diferentes times - principalmente, junto à softwares diversos.

Diferente do que muitos pensam, utilizar essas ferramentas para automatizar processos em PMEs não significa que as máquinas vão tomar conta do seu escritório - pelo contrário! Com tarefas, como as citadas, sendo automatizadas, a equipe ganha mais tempo para se dedicar ao crescimento da sua empresa.

Exact Spotter

Como mencionamos antes, a qualificação de leads é uma das etapas do funil de vendas que mais ganha quando a empresa decide automatizar processos. Por isso, a Exact Sales desenvolveu o Exact Spotter, o software de vendas das empresas que mais crescem no Brasil.

O Spotter é um LRM focado em vendas business to business (B2B), ou seja, de empresa para empresa. Ele foi criado a partir da junção de uma metodologia própria com um sistema inovador, resultando em uma solução que potencializa a análise de dados, acelera o fluxo de vendas e aumenta o Retorno Sobre o Investimento (ROI) em PMEs. A OrçaFascio, por exemplo, aumentou a taxa de conversão em 120% após investir no uso do Exact Spotter e elevou o faturamento em 262%.

A proposta do sistema é que ele ajude a elevar o poder de persuasão da equipe de vendas, contribuindo com argumentos mais eficazes para cada lead e cruzamentos de dados sobre o negócio, de acordo com o possível cliente.

Com a implementação de uma equipe especializada em pré-venda, o Exact Spotter reduz o tempo gasto pelos vendedores com os leads e leva para o time de Vendas apenas aqueles com mais chances de assinarem o contrato. Assim, a equipe é mais focada e melhora a sua produtividade. As vendas, por sua vez, são direcionadas para solucionar dores do cliente, o que gera negócios mais duradouros e, consequentemente, lucrativos. Foi o que aconteceu com a Dr. Lava Tudo, uma empresa média que aumentou em 40 vezes o volume de vendas e tem um faturamento de 150% após utilizar a solução.

Apesar dos recursos minimizados e das características mais enxutas, as PMEs têm grandes chances de crescer e conquistar resultados bastante expressivos, se contarem com a ajuda da tecnologia. Sendo assim, automatizar processos é capaz de ajudá-las a aumentar a sua performance e a acelerar as vendas.

Mesmo que ferramentas, como as já citadas, necessitem de recursos financeiros para a sua implementação, na maioria das vezes, esse investimento é logo recuperado pelo avanço do desempenho e dos resultados. Então, conheça as vantagens desses sistemas, faça testes, benchmarks e estude os cases de sucesso de outras empresas que aplicam a automação de processos na sua rotina. Assim, você consegue avaliar quais dessas soluções mais se encaixam nas dores do seu negócio!

E, para aprender mais sobre as ferramentas para automatizar processos de qualificação de leads, entre em contato com um de nossos consultores gratuitamente! Você verá que a otimização do tratamento impacta na redução do Custo de Aquisição por Cliente (CAC) e na geração de receita para a sua empresa. Iremos ajudar você a potencializar as suas ações e também apresentar, mais profundamente, o Exact Spotter.

Agende sua conversa e solicite um diagnóstico! Deste modo, você saberá como é possível melhorar as práticas da sua empresa, usando a tecnologia.

Théo Orosco

CEO



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