Cloud Server otimizado: uma oportunidade para aumentar suas vendas online

Cloud Server otimizado: uma oportunidade para aumentar suas vendas online
Por Equipe Exact  |   30 de Agosto de 2017
Voltar

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre a nuvem, cloud computing ou servidor dedicado, não é mesmo? Mas o que isso tem a ver com o seu processo comercial?


Tempo de leitura: 5 minutos. Você vai ler sobre:

  • Infra-estrutura de TI
  • eCommerce e vendas online

*Guest post escrito por Gustavo Renkel, da SECNET.


Neste post irei falar um pouco do Cloud Server, que faz parte do conceito do Cloud Computing, que está diretamente ligado a hospedagem de aplicações web e como a sua otimização pode ser uma oportunidade para aumentar suas vendas online. Mas antes de começarmos é importante saber o que é o Cloud Server.

Sobre o Cloud Server otimizado

O Cloud Server otimizado é um ambiente virtual dentro do que conhecemos como nuvem que irá suportar seus sites e qualquer outro tipo de aplicação. O processo de otimização depende do tipo de aplicação e é feito de modo que apenas as funções necessárias permaneçam no servidor. Essa estrutura garante maior estabilidade, já que você pode deixá-la conforme sua necessidade (espaço em disco e desempenho). A maioria das pessoas migram para o Cloud basicamente para economizar dinheiro e ter o melhor custo benefício.

Aumentar suas vendas online

Uma das melhores características do Cloud Server é a sua alta capacidade de se adaptar a necessidade da aplicação. Isso significa que fica muito mais fácil fazer um upgrade ou downgrade dos recursos do servidor. E isso é uma vantagem por que, caso você faça uma campanha de marketing que direcione um fluxo muito alto de pessoas para o seu site, se você solicitar um upgrade com antecedência o seu servidor terá recursos para atender a essa demanda repentina e, assim, atender todas as pessoas e evitar que seu site caia.

Como falei antes, qualquer tipo de aplicação pode ser hospedada em um Cloud Server. Conheça algumas das principais vantagens para diferentes tipos de aplicações:

Sistemas e Aplicativos

Se você tem alguma aplicação, seja um ERP ou qualquer outro tipo de sistema, você pode rodá-la em um Cloud Server otimizado. Cloud Servers geralmente possuem alta disponibilidade, tendo uma garantia de 99,7% do tempo online, parando apenas em casos extremos como manutenção de hardware ou catástrofes naturais. Geralmente, para grandes plataformas, muitas pessoas pensam em migrar para um Servidor Dedicado logo de cara, mas muitas vezes essa atitude pode ser muito custosa para a empresa. Em um ambiente Cloud poderiam ser feitos testes para homologar a quantidade de recursos necessários para a aplicação e configurar um servidor para ter o melhor custo benefício. Depois de homologar seu servidor você irá saber se o Cloud Server otimizado, Servidor Dedicado ou VPS são a melhor escolha para o seu negócio. A sua necessidade pode depender muito da sua aplicação e métricas, como ter um ambiente com milhares de acessos ao mês, ou ter acabado de liberar a primeira versão de um novo aplicativo. Cada uma dessas necessidades requerem um tipo de hospedagem apropriada.

e-Commerce

O Cristiano Chaussard, Presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico em Santa Catarina, resume bem os formatos de comércio eletrônico:

Não importa qual seja o tamanho do seu e-Commerce, deixar sua loja 1 dia fora do ar é ficar 1 dia sem vender, quanto maior for sua loja virtual, maiores serão as perdas neste período. Uma loja virtual utiliza muitas imagens para apresentar os produtos ao cliente e o servidor precisa ter espaço para armazená-las. Uma vez que o armazenamento enche, maiores são as chances de ocorrer uma queda do servidor. Para evitar que o seu site venha à baixo é preciso um gerenciamento dos recursos para tomar as medidas adequadas, sejam elas excluir ou otimizar algumas imagens, senão fazer um upgrade dos recursos do servidor. Mas para os donos de e-Commerce, gerenciar os recursos do servidor pode ser uma tarefa maçante. Se você escolher usar um ambiente Cloud Server Gerenciado, esse processo de monitoramento será feito pela própria empresa de hospedagem e você saberá qual a origem do uso dos recursos.

Revenda de hospedagem

Outro uso bastante comum para o Cloud Server é o de revenda de hospedagem. Com esse tipo de serviço você pode dividir os recursos do seu Cloud Server em planos para hospedar sites e emails de seus clientes. Esse tipo de recurso é buscado por agências de desenvolvimento, pois grande parte de seus clientes estão começando a montar um site que não precisam de muitos recursos e desse modo obtém uma redução de custos com hospedagem.

Cloud para e-mails

Existem inúmeras empresas que possuem sistemas de e-mails próprios, configurados em servidores internos com uma ótima integração com outros recursos e aplicativos. Porém um fator que pode ser considerado um complicador para as empresas é a parte de manutenção e conservação do Hardware, pois esse tipo de cuidado consome muito tempo do pessoal de TI interno, além de outros recursos da empresa. Quando você usa um Cloud Server para contas de email corporativo você não precisa se preocupar com o Hardware e nem com o ambiente em que estão alocados, isso porque há uma equipe de profissionais qualificados, especializados e comprometidos na conservação e limpeza do ambiente onde estão os servidores.

Qual a diferença entre um Cloud Server otimizado e sem otimização?

O serviço de otimização do Cloud Server é utilizado para tornar a hospedagem de sua aplicação mais rápida e confiável, sem pagar por adicionais. Como disse anteriormente um Cloud Server otimizado é configurado para que apenas os plugins mais importantes fiquem no servidor. Na otimização da SECNET, basicamente falando, o Apache é substituído pelo Nginx, é feita a configuração do Percona MySQL, APC, Memcached, Redis Cache, a desativação de plugins conhecidos por causarem grandes atrasos, a instalação de plugins para um melhor desempenho e muito mais. Tudo é estrategicamente pensado para tornar o Cloud Server perfeito para a sua aplicação e cada complemento adicionado tem sua devida função. NGINX -  é um servidor web muito rápido, leve e com diversas possibilidades de configuração para obter um melhor desempenho. Por um olhar mais técnico, o Nginx consome menos memória que o Apache. VARNISH - é um acelerador para requisições HTTP, isso deixa o seu site até 300 vezes mais rápido. Um serviço que fica entre o usuário e o servidor web, efetuando um gerenciamento das páginas acessadas. PHP-FPM - O FastCGI Process Manager é uma alternativa para a implementação PHP FastCGI com algumas características adicionais, sempre utilizando versões superiores a do PHP 5.5. PERCONA MYSQL - é um fork do MySQL, otimizado para melhor desempenho nas requisições de banco de dados, isso possibilita mais velocidade nas transações de informações efetuadas em seu site. HHVM - HIP HOP - é uma máquina virtual de código aberto projetado pelo Facebook para a execução de programas escritos em PHP. CACHE PLUGINS - Plugins de Cache são utilizados na própria plataforma para diminuir o tempo de carregamento de seu site, servem para armazenar no servidor as páginas já acessadas para abrí-las rapidamente. Fora essas vantagens de um ambiente otimizado, se o seu Cloud estiver configurado corretamente ele pode ter outras funções interessantes como: Alta disponibilidade, pois possui uma infraestrutura 100% redundante, ou seja, existe outro servidor funcionando em paralelo com o seu. Se por alguma coisa o seu servidor cair, dentro de alguns minutos o outro continua a funcionar normalmente. É um ambiente de alto desempenho e escalável, isso permite qualquer aplicação funcione com máxima performance e, se necessário, a solicitação de um upgrade dos recursos do servidor se torna muito mais fácil. Serve para qualquer tipo de aplicação, mas principalmente para aquelas que necessitam de velocidade e disponibilidade como:

  • Hospedagem de sites;
  • Hospedagem de emails;
  • Lojas virtuais;
  • Sistemas web de alto desempenho;
  • Sistemas web EAD e GED;
  • Backup online;
  • Entre outros.

Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você. Se precisar de ajuda sobre hospedagem ou se quiser dar algum feedback sobre o artigo, deixe seu comentário. Valeu!   

Equipe Exact



Compartilhe



Você pode também se interessar por: