Tecnologia e eficiência andam juntas. Agora que você já sabe a teoria, precisa conhecer ferramentas de trabalho produtivas.. Entenda como o Exact Spotter te guia na análise de métricas e KPIs do processo comercial, especialmente quando o assunto é a gestão de leads, e veja o software em funcionamento.
Tempo de leitura: 6min. Você vai ler sobre:
- Classificação dos indicadores quanto às características e etapas do funil
- Tipos de aplicações nas métricas e KPIs do processo comercial
- Exact Spotter e ferramentas voltadas para a gestão e o controle de indicadores
Este é o último conteúdo da nossa série sobre métricas e KPIs do processo comercial. Se você está chegando agora, recomendamos que você leia este post. Mas, caso já esteja pronto(a) para conhecer a solução ideal de gestão desses indicadores, veio ao lugar certo.
Um resumo de estrutura das métricas e KPIs do processo comercial
Antes de qualquer coisa, vamos recapitular um pouco do que aprendemos até aqui? Como pudemos ver, a análise de métricas e KPIs do processo comercial é bastante difundida no mundo dos negócios. Isso acontece devido à eficiência e aos benefícios que traz nos resultados do departamento.
O acompanhamento das métricas e KPI´s do processo comercial são guias para que você garanta a eficácia do seu planejamento de vendas. Quando os dados certos são analisados, é possível identificar o que está dentro do resultado esperado e onde devem ser aprimoradas as estratégias. Isso faz com que se possa alcançar o sucesso estabelecido. Dessa forma, os erros são corrigidos rapidamente. Mais do que isso! Pode-se ter, em mãos, dados claros para comunicar ao restante da equipe sobre o andamento rumo às metas de cada setor.
Dito isso, é bom lembrar-se de que existem métricas e KPIs do processo comercial diferentes. Estas são divididas conforme cada necessidade de mensuração. Entre as características identificadas, podem ser ordenadas em:
- Indicadores estratégicos: Voltados para o planejamento estratégico da empresa;
- Indicadores de capacidade: Voltados para a capacidade de entregas realizadas.
- Indicadores de produtividade: Voltados para o quanto se consegue produzir com os recursos;
- Indicadores de qualidade: Voltados para o padrão de qualidade exigido pelas diretrizes. Desde a geração de oportunidades, até o atendimento, a entrega de valor e o acompanhamento pós-venda.
Também é interessante pensar nos indicadores certos para as etapas do funil de vendas. Já que cada fase têm necessidades próprias e devem ser atendidas. Exemplificando, algumas métricas e KPIs do processo comercial adequados para cada estágio são:
Etapa de atração
- Volume de leads captados por ação, tanto passivas quanto ativas, previstas no planejamento de comercial.
Etapa de segmentação
- Taxas de conversão de leads atraídos para leads qualificados e índices de agendamento;
- Volume de leads qualificados e oportunidades reais de venda.
Etapa de tração
- Volume de vendas e taxa de conversão de oportunidades geradas para novos clientes;;
- Redução do ciclo de vendas e tempo de negociação para o fechamento do contrato.
Existem inúmeras métricas e KPI´s no processo comercial que podem ser analisadas para te guiar na execução do Planejamento de Vendas. Entenda seu processo, determine e acompanhe os dados de análise para cada etapa.
Aprendemos bastante coisa, não é mesmo? Entretanto, saiba que estes posts têm uma função mais objetiva e instrumental. Levando a informação na medida certa para que você possa entender os conceitos básicos. Isso por meio de uma leitura rápida e voltada para a prática.
Você já sabe tudo sobre as possibilidades do uso adequado de métricas e KPIs do processo comercial. Agora, é hora de conhecer as soluções que o mercado tem a oferecer.
Não é preciso entrar nessa sozinho! Também não é necessário esforços para implementar um regime de acompanhamento da gestão. Nós, da Exact Sales, podemos ajudar! Para isso, gostaríamos de apresentar nosso software de Lead Relationship Manager (LRM): o Exact Spotter.
Vantagens do Exact Spotter na gestão das métricas e KPIs do processo comercial
O programa, desenvolvido por nossa equipe, é o primeiro do gênero completamente brasileiro. A performance tem impressionado empreendedores no país inteiro, ajudando-os nos resultados. Como prova do sucesso percebido através da solução, recebemos o prêmio Top de Marketing e Vendas 2016. No ano passado, batemos a incrível meta de 80% de crescimento no Retorno Sobre o Investimento (ROI) da empresa.
Mas, não pense que conquistamos tudo isso sozinhos! Nossos clientes também puderam desfrutar destas vantagens. Através de um serviço automatizado e de qualidade, eles cresceram com o uso do método Exact.
Rafael Bottós, CEO da Welle Laser, já recebeu o prêmio PME Deloitte Exame como empresa que mais cresceu no Brasil. Ele foi o primeiro a acreditar no potencial das nossas melhorias e se tornou o primeiro cliente.
A utilização da ferramenta adequada levou a empresa ao melhor ano de Vendas em 2017. Assista ao depoimento para entender como o Spotter auxiliou a Welle Laser a crescer 1800% 3 anos:
Está curioso(a) para saber como esse software otimiza a performance e o resultado de empresas B2B? Mostraremos agora como o Spotter pode ser o grande diferencial. De modo especial, para quem deseja eficiência no controle e análise de métricas e KPIs do processo comercial.
O sistema é focado na gestão e acompanhamento de leads, além da integração entre as ações do time de Pré-vendas e Vendas. Para isso, ele conta com diversas features. Tais como:
- Replicação de conhecimento, através de dicas e roteiros interativos;
- Facilidade na troca de informações entre departamentos;
- Registro de histórico de interações com o lead;
- Gravação das ligações para consulta posterior;
- Aplicação de lead scoring para sinalizar oportunidades de venda;
- Dashboard e ferramenta de Business Analytics (BA) para análises estratégicas de dados.
O Exact Spotter potencializa a avaliação de dados para os diferentes níveis de usuários (gestores e pré-vendedores), fazendo isso a partir de dashboards específicos a cada um deles. Veja esta breve demonstração de como funciona o Spotter e as alternativas do programa:
https://www.youtube.com/watch?v=OMm-C1r6blY&list=PLXo8CRWwLM-uvjNomr0R3372Q-FDLWaQI&index=8
Fica mais fácil ter a compreensão aprofundada das métricas e KPIs do processo comercial, assim. Quando eles estão organizados de forma visualmente amigável e interessante. No software, através da ferramenta de BA, você tem relatórios de design intuitivos, atraentes e personalizáveis. Contando com múltiplas opções de gráficos e envio automático.
Filtre quais são as informações mais relevantes para observar e monte análises sob medida. Foi assim que:
- A Nomus aumentou o número de vendas em 7x;
- A Vista Software passou a vender 33% mais;
- A HMAX diminuiu o Custo de Aquisição por Cliente (CAC) em 3x;
- A Central Server avançou com as vendas em 20%;
- A Landix vendeu 40% a mais do que no ano anterior, com metade da equipe;
Para conhecer mais exemplos, você pode acessar a aba Cases de Sucesso em nosso site.
Juntos, encontraremos a melhor forma de unir o Exact Spotter às métricas e KPIs do processo comercial de seu processo comercial. A fim de melhorar a máquina de vendas e trazer uma série de benefícios aos colaboradores e clientes da empresa.
Nossos consultores especializados podem fazer um diagnóstico exclusivo da situação. Propondo o uso sob-medida para as necessidades do negócio. E o melhor: a avaliação é gratuita! O que você tem a perder?